10 dicas para fazer o seu marketing pessoal

10 dicas para fazer o seu marketing pessoal

No mundo dos negócios, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração para aumentar as vendas e a produtividade, principalmente se você for um profissional autônomo. Um desses pontos é o marketing pessoal, um aspecto muito importante para angariar novos clientes e criar ativos para se diferenciar da concorrência.

Com o uso correto do marketing pessoal, fica mais fácil divulgar seu serviço, criar relações sentimentais com o público, criar lembrança na mente de potenciais clientes e transmitir ou criar toda a seriedade e ética que culminam em novos negócios. Basicamente, essas são todas as ações pensadas em sua carreira com o intuito de construir uma boa imagem.

Então, para você fazer o seu marketing pessoal da melhor maneira possível, confira dez ótimas dicas nesse aspecto. Continue a leitura!

1. Transmita confiança

A chave para um profissional autônomo fechar negócios é a confiança. Afinal, a proximidade e a relação com o cliente é o que farão com que ele prefira você em vez de uma empresa especializada. Por isso, nunca demonstre incertezas sobre o seu campo de atuação. Estude sempre que puder, domine a sua área e transmita conhecimento e compromisso sempre — isso vai impulsionar a sua carreira.

2. Mantenha a simpatia

A maneira como você trata alguém diz muito sobre a sua personalidade e a sua índole. Pessoas simpáticas logo são associadas a personalidades confiáveis e com potencial para boas relações. Se você não atentar para o aspecto do sorriso e das palavras de gentileza, pode representar uma personalidade fechada e grosseira, o que traz danos para a sua carreira e até mesmo para a sua vida.

3. Crie sua identidade visual

Principalmente se você não possui vínculo algum com nenhuma empresa, esta dica é mais do que necessária. A identidade visual pode ser entendida como logomarca, cores e/ou materiais que representem você e o seu negócio autônomo. Procurar um designer para criar uma identidade visual é uma ótima ação de marketing digital, pois trabalha a transmissão de inúmeros aspectos apenas pela visão do seu potencial cliente.

4. Entregue um trabalho além do esperado

Logicamente, a entrega do seu trabalho e a maneira como você executa o seu serviço impactam na sua fama e imagem no mercado de trabalho. Um cliente bem atendido possui maiores chances de procurá-lo novamente ou indicar você para um amigo. Por isso, sempre entregue um trabalho além do planejado, seja sempre muito prestativo e não queira cobrar por cada um dos mínimos detalhes. Aliás, o fato de não cobrar pequenos serviços pode ser o diferencial para criar uma relação contínua com um cliente importante, não pelo dinheiro em si, mas pelo sentimento de parceria e gratidão que foi despertado no cliente.

5. Construa um personagem

Construir um personagem não diz respeito a passar uma imagem que você não representa, longe disso. Esse aspecto visa trabalhar da melhor maneira como você transmite a sua imagem, ressaltando os pontos principais. Identifique os pontos de valor para o seu cliente e esforce-se para sempre atender esses aspectos. Desde o linguajar, a abordagem, a simpatia até as roupas utilizadas em uma reunião são de grande importância para um marketing pessoal de sucesso.

6. Use as redes sociais para se promover

O marketing pessoal atualmente está muito ligado à forma que nos apresentamos nas redes sociais. Atualmente, a maioria das pessoas, quando querem buscar informações sobre o trabalho ou a conduta de outrem, buscam informações nos perfis online.

Isto é, tenha cuidado com o que você posta e aproveite a demasiada visibilidade para mostrar o seu trabalho e até mesmo cursos e afins que você venha a fazer. Deixe que as mídias sociais ajudem no seu marketing pessoal. Investir tempo nisso é uma excelente forma de mostrar como você é bem capacitado!

7. Crie um portfólio digital

A junção das redes sociais com um portfólio digital pode fazer a diferença no seu marketing pessoal. Dessa maneira, você consegue mostrar de uma forma mais eficiente o seu serviço para aqueles que tiveram interesse após visitarem o seu perfil. Construa um portfólio bem estruturado e com boas explicações, assim, você conseguirá demonstrar de maneira completa as características do seu trabalho.

8. Estabeleça uma rede de contatos

Fazer seu trabalho e nunca se esquecer de aumentar seus relacionamentos profissionais com outras pessoas são atitudes essenciais para dar mais visibilidade ao seu marketing pessoal. Além disso, participar de diversos eventos como congressos e palestras é uma excelente maneira de se conectar com novas pessoas da sua área.

Isto é, quando você estabelece uma boa rede de contatos pode ter a certeza de que seu marketing pessoal está se expandindo cada vez mais. Com certeza, futuras recomendações virão a seu encontro.

Ademais, é bom estar sempre preparado. Criar cartões de visita para distribuir de maneira mais rápida suas informações é uma maneira efetiva de ficar na memória das outras pessoas.

9. Nunca pare de evoluir

A constante evolução é a chave do sucesso. Afinal, para ser um profissional com um marketing pessoal de alta repercussão você deve se tornar referência naquilo que faz. Além disso, lembre-se de se desenvolver cada vez mais para ficar atualizado com as novas tendências.

Caso você tenha alguma dificuldade para desenvolver as competências que deseja, é viável fazer coaching. Dessa forma, você conseguirá perseguir de forma mais efetiva os atributos necessários para se tornar um profissional altamente capacitado. Ademais, ser considerado uma referência no mercado de trabalho é algo que exige tempo e muita dedicação, nunca deixe de procurar ajuda quando precisar.

10. Seja sempre ético

Para garantir que o seu sucesso vai ser duradouro, é essencial que você tenha ética e atitudes profissionais. Além disso, quando se tem uma única atitude desonesta no mercado você fica marcado por muito tempo. Podemos ver isso acontecer constantemente, nos noticiários: algumas empresas que se portaram de forma desonesta no mercado e perderam boa parte de sua credibilidade.

Ser honesto é a chave para alcançar seus objetivos da forma mais rápida possível. Não se deixe levar por maus momentos, seja sempre ético que o sucesso virá!

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.

Essas são as melhores dicas para você que quer fazer um forte marketing pessoal que dure por muito tempo. Agora, não deixe de assinar nossa newsletter para ficar em dia com as mais novas dicas para se tornar um profissional melhor a cada dia!

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3 comentários em “10 dicas para fazer o seu marketing pessoal”

  1. Itana disse:

    Essas dicas são excelentes!!

  2. Pedro G.P.Ferrira disse:

    gostei, muito interessante, informações importantes para o nosso dia a dia.

  3. Clovis de Mendonça Miguel disse:

    Muito bom

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