4 dicas de relacionamento com os clientes: aprenda a aumentar as suas vendas!

4 dicas de relacionamento com os clientes: aprenda a aumentar as suas vendas!

O bom relacionamento com os clientes tem sido um fator importante para qualquer profissional. É por meio dele que se torna possível aumentar as vendas, receber mais indicações e até mesmo fidelizar o comprador.

Essa forma de interação com as pessoas atinge todas as áreas, inclusive o mercado imobiliário. Os clientes já esperam receber um bom tratamento, e isso aumenta a dificuldade que o corretor enfrenta para impressioná-los.

Pensando nisso, nós separamos 4 dicas de relacionamento com os clientes para que você consiga aumentar, ainda mais, suas vendas. Confira!

1. Utilize a linguagem adequada para cada cliente

Um corretor entra em contato com os mais diversos públicos: jovens comprando seu primeiro imóvel, casais recém-casados iniciando suas vidas juntos, chefes de família procurando um lugar mais adequado aos novos membros etc. Cada uma dessas pessoas se comporta de uma maneira única, busca coisas específicas e fala de uma forma diferente.

Utilizar uma linguagem mais formal com jovens pode não ser o melhor caminho, pois os remete à figura paterna — a qual estão abandonando —, mas utilizar a mesma linguagem com os chefes de família pode ter um efeito surpreendente. O importante é descobrir a melhor forma de conversar com o cliente: assim, será possível interagir com ele.

2. Ouça mais e fale menos para cultivar um bom relacionamento com os clientes

Uma das formas mais interessantes de colher dados sobre o cliente, seus gostos, sua forma de se comunicar e seus objetivos é deixando que ele fale. Inevitavelmente, durante a conversa, essa pessoa contará sobre sua vida pessoal para o corretor.

Isso significa que quando o cliente está explicando algo, falando sobre o que quer ou simplesmente contando sobre sua vida, ele está também fornecendo importantes informações. Essas informações nas mãos de um bom corretor podem ser a chave para fechar uma venda.

3. Crie métricas para monitorar a satisfação dos clientes

É muito importante para um corretor que ele tenha várias formas de saber quando o cliente está satisfeito e quando está insatisfeito. Para isso, cada profissional acabará criando suas próprias métricas, baseando-se em sua experiência. Pense no comportamento dos clientes que você sabe que ficaram satisfeitos e compare com aqueles que, com certeza, não gostaram do serviço.

Dentro desses comportamentos deve existir um padrão que possa ser utilizado como métrica. Será que um cliente que vai comprar o imóvel fica mais calado ou pergunta sobre tudo? Ele anda pelo imóvel ou apenas segue o corretor? Essas são algumas ideias de métricas e cada corretor pode fazer as suas, desde que seja possível observá-las e atuar sobre elas.

4. Esteja atento aos feedbacks

Existem alguns momentos que os clientes dão feedbacks para os profissionais, mas de uma forma velada. Por exemplo, pode ser um comentário feito ao acaso como “Ah, a casa só tem uma vaga né?”. Esses detalhes são feedbacks importantes para entender como agir com o cliente.

Nesse caso citado, por exemplo, é possível inferir que o cliente busca duas ou três vagas de garagem, e não apenas uma. Por meio da coleta dessas informações, é possível estruturar um perfil do cliente, elencando os comportamentos que você deve fazer e os que devem ser evitados. Também é possível traçar o perfil de imóvel que ele busca, mesmo que ele ainda não saiba ao certo.

No mais, todo o contato com a clientela precisa ser feito com cautela, respeitando a sua forma de agir e se portar — afinal de contas, você tem experiência e sabe como convencer várias pessoas. E lembre-se sempre: o relacionamento com os clientes é um diferencial para o corretor e pode garantir vendas a mais!

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