4 dicas para se relacionar com os clientes pela internet

4 dicas para se relacionar com os clientes pela internet

Você já reparou que sempre quando surge uma dúvida ou precisamos buscar algo, o primeiro lugar a que recorremos é a internet? Essa ação tem se tornado cada vez mais frequente, fazendo do meio digital um local importante para a exposição de produtos e a criação de relacionamento com o cliente.

Falando em relacionamento com o cliente, qual seria a importância disso na internet? Podemos dizer, inicialmente, que vários prospects ― pessoas com intenção de compra ― apenas vão conhecer uma empresa ou produto por meio das mídias digitais.

Existem também diversos outros pontos relevantes dessa prática, por exemplo, a melhoria da reputação da empresa, o aumento dos canais de comunicação e o acesso aos feedbacks dos clientes, entre outros.

Por esses e por vários outros motivos, é sempre importante manter presença digital e um bom relacionamento com os usuários desses canais. Pensando nisso, separamos 4 dicas para você se relacionar com os clientes pela internet. Confira!

1. Utilize as redes sociais como canal de engajamento

Engajar significa participar de modo voluntário de algum trabalho ou ação. Ou seja, fazer com que as pessoas se engajem ao seu negócio é o mesmo que dizer para elas se tornarem divulgadoras da marca por livre e espontânea vontade.

As redes sociais permitem que isso seja feito graças à sua forma de funcionamento. Quando um usuário curte ou compartilha algo criado por você, ele está divulgando a informação e a empresa ao mesmo tempo.

Posts sobre locações, tendências do mercado e dicas sobre cuidados na hora de alugar e comprar um apartamento, por exemplo, são um exemplo de temas que podem ser usados para engajar a audiência (pessoas que acompanham as publicações).

2. Faça do blog um local para resolver dúvidas dos clientes

As pessoas leem apenas aquilo que lhes é interessante. Por esse motivo, um blog bem produzido deve ater-se às necessidades dos usuários, sempre tentando resolver a “dor” (o problema) de quem está lendo.

Em um blog, é necessário criar posts que atraiam prospects, ajudando-os em algo. Por exemplo, neste post que você está lendo agora, estamos dando dicas para se relacionar com os clientes pela internet. Essas dicas devem ajudar você em seu trabalho, ao mesmo tempo em que geram acesso ao nosso blog.

3. Aposte no e-mail marketing para manter o relacionamento com o cliente

Depois de algum tempo trabalhando e mantendo a presença na internet, provavelmente você terá um banco de dados com vários e-mails de clientes e de possíveis clientes. Esse registro pode ser usado para lembrar a todos os contatos quem você é e o que tem para oferecer.

Como fazer? Procure na internet por um serviço que envie e-mail marketing (existem sites que oferecem o serviço de forma gratuita), escreva um e-mail com conteúdo relevante para seus prospects e envie. Acompanhe as estatísticas de aberturas de e-mail (os sites já oferecem isso) e repita a ação caso tenha sucesso.

4. Lembre-se: a internet é um canal de comunicação

Para que a internet seja um canal de comunicação, é necessário que todas as partes envolvidas participem: isso é exatamente o que torna o meio virtual tão atrativo ao novo consumidor.

Sendo assim, responda os comentários que as pessoas fazem na fanpage e no blog. Também cabe lembrar que os e-mails precisam ser respondidos, sem exceção. E não basta isso: é preciso ser ágil!

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.

Claro que todas as habilidades de relacionamento interpessoal e domínio da língua são inerentes às boas práticas de comunicação (mesmo que sejam na internet). Junte esses dois elementos às dicas citadas acima e existe uma grande chance de mais pessoas te procurarem.

Essas são as nossas dicas de relacionamento com o cliente pela internet. Já que estamos falando de comunicação e relacionamento, deixe um comentário e conte-nos o que achou do texto!

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