4 dicas para tornar o WhatsApp marketing efetivo no ramo imobiliário

10 dicas para tornar o WhatsApp marketing efetivo no ramo imobiliário

Os corretores precisam ter o máximo de disponibilidade e, assim, é fundamental investir em formas eficientes de comunicação — a tecnologia, certamente, passou a ser uma boa aliada nesse aspecto, pois barateou e tornou o contato muito mais simples de ser feito.

Sabendo disso, utilizar o WhatsApp marketing para falar com os clientes e vender mais é essencial: os aplicativos estão em alta e são utilizados em praticamente todos os segmentos do mercado, seja pela gratuidade de seu serviço ou pela facilidade de se realizar o download nos celulares.

No ramo imobiliário, ele pode ser de grande valia para estreitar os laços com o público, firmar parcerias e descobrir novas oportunidades de forma muito mais eficaz. Duvida? Confira o conteúdo a seguir, descubra 10 dicas de como utilizá-lo corretamente e veja a diferença em seu negócio.

1. Tenha uma foto profissional

O primeiro passo para utilizar o WhatsApp marketing com sucesso é eleger uma foto que demonstre seriedade ao cliente. Por isso, as fotos da viagem à praia, retratos com copos e garrafas de bebidas alcoólicas e fotos sem camisa ou decotes profundos devem ser deixadas de lado.

Fotos no estilo 3×4, aquelas tiradas para a confecção de documentos importantes, como o RG ou a carteira de motorista, também não passam uma mensagem bacana ao cliente, pois soam como artificiais — justamente pelo desconforto que todos sentimos quando precisamos fazer tais fotos.

O importante, nesse momento, é eleger uma imagem mais básica, que seja natural e profissional ao mesmo tempo. O ditado de que é a primeira impressão que fica, vale e vale muito!

2. Escolha os contatos certos

Também é importante, na utilização do WhatsApp marketing, fazer uma boa seleção dos seus contatos: se você encher a sua lista de pessoas aleatórias, certamente não vai conseguir focar em fazer as suas atividades da melhor maneira. Assim, a tecnologia, em vez de ajudar, passa a ser uma inimiga da sua organização e dos seus horários.

O ideal é escolher aqueles clientes que estão mais preparados para fechar negócio e que precisam receber ofertas ou documentos em tempo real. Ou, ainda, potenciais consumidores, que demonstraram interesse em adquirir ou alugar um imóvel.

Até mesmo com outros profissionais é preciso ter cuidado: adicione corretores parceiros ou funcionários de outras imobiliárias que podem ajudá-lo em momentos cruciais. Estabeleça parcerias e obtenha mais sucesso na hora de atingir as metas do mês.

3. Atente-se à linguagem utilizada

As mídias sociais compõem um mundo de gírias e de uma linguagem bastante informal utilizada para a interação das pessoas. No entanto, é sempre bom lembrar que o cliente não é seu amigo e que você precisa manter um contato profissional.

Por isso, não use abreviações, gírias e expressões que dificultam a compreensão do texto. Ainda, tomar cuidado com a língua portuguesa é palavra de ordem, já que erros na escrita podem influenciar negativamente uma venda — em caso de dúvidas ortográficas, consulte um dicionário.

Seja claro, objetivo e atente-se ao tamanho das mensagens, para que elas não sejam muito longas. Também é importante manter um tom cordial para falar com seus clientes, agradecendo a atenção mesmo daqueles que não demonstrarem interesse no mercado imobiliário ou que desistirem de fechar negócio: não aja com grosseria em hipótese alguma.

4. Cuidado com os horários que você envia as mensagens

Imagine ser acordado por um vendedor que manda mensagens em horários inconvenientes, antes mesmo de o despertador tocar? Ou durante a madrugada? Pois bem, não seja esse profissional!

Apesar de as pessoas utilizarem o WhatsApp durante, praticamente, o dia inteiro, o horário comercial deve ser respeitado para buscar o cliente. Quanto ao envio de mensagens durante os finais de semana, vale analisar a abertura que cada cliente oferece, mas a sugestão é não incomodar a clientela, principalmente, aos domingos.

Seja sensato e, quando precisar enviar alguma mensagem com urgência, mesmo que em um horário não muito adequado, inicie o texto pedindo desculpas e explique a situação. Mas não abuse.

5. Divulgue ofertas com moderação

O uso do WhatsApp marketing é uma excepcional ferramenta de divulgação de ofertas e eventos do ramo imobiliário. Você pode usar o aplicativo para mostrar grandes oportunidades ou, até mesmo, para enviar ao seu cliente sua localização exata e recebê-lo em um determinado empreendimento residencial.

No entanto, isso deve ser feito com alguma parcimônia. O excesso de mensagens e arquivos faz com que as pessoas passem a ignorar um contato: faça tudo de maneira individual e segmentada, evitando o envio de diversas mensagens aleatórias para toda a sua lista.

Ao fazer isso, individualizando a sua maneira de atuação perante a clientela, o corretor respeita a privacidade de cada um e consegue ótimos resultados, gerando mais negócios. Aqui, vale ressaltar, não impede que o corretor tenha alguns modelos básicos de resposta salvos em suas notas, mas é importante tratar o cliente sempre pelo nome e adequando o texto ao seu gênero.

6. Não seja insistente

Na mesma esteira, não vale cobrar resposta dos clientes, questionando se a sua mensagem foi lida ou o motivo da demora na resposta. Tenha em mente que, assim como o uso do e-mail, o cliente vai responder no momento que lhe for mais cômodo.

Em caso de uma demora muito longa na resposta de sua mensagem, questione de forma delicada, para não soar como uma cobrança. Isso pode ser feito de forma sutil, ao indagar o cliente se existe alguma questão que não foi devidamente esclarecida.

Ainda, oferecer a possibilidade de uma visita ao local também funciona como uma boa estratégia para lembrar o cliente de que você ainda está aguardando uma resposta sem, no entanto, pressioná-lo de forma direta.

7. Responda todas as mensagens

Por mais que o WhatsApp acelere a troca de informações, ele também acaba tomando muito tempo dos profissionais que o utilizam. Muitos clientes e parceiros enviarão mensagens e, acredite: elas chegarão nos mais diversos momentos. Porém, isso não é desculpa para que você deixe as pessoas sem resposta.

Separe uma hora do seu dia ou utilize momentos de deslocamento ou pausas para rebater todas as dúvidas e questionamentos que chegarem. Ignorar alguém pode fazer com que a pessoa se sinta afrontada e você poderá perder parceiros ou mesmo boas oportunidades de negócios.

Também é importante mencionar que, mesmo que você não consiga responder uma questão sobre imóvel específico no momento da chegada da mensagem, explique ao seu cliente que você verificará a situação assim que chegar ao escritório, por exemplo: isso faz com que o cliente sinta-se lembrado e, de quebra, demonstra a sua agenda lotada, agregando valor à sua atuação.

8. Procure manter o foco

É fácil perder o foco no WhatsApp. Muita gente compartilha piadas, memes, fotos e vídeos divertidos, mas isso pode ser um grande problema para um corretor sério do ramo imobiliário. Além de fazer com que o profissional perca tempo, se um cliente observar esse tipo de comportamento, a credibilidade pode ir por água abaixo.

Crie grupos sob temas e interesses, organizando-os de acordo com suas necessidades. Compartilhe apenas material referente às expectativas dos participantes e torne esse local um verdadeiro canal oficial de informação da equipe. Existirão outros lugares mais adequados para gerar diversão e entretenimento nessas pessoas.

Da mesma forma, defina os objetivos do grupo e saiba moderar: em caso de tumulto, como o envio de mensagens polêmicas, correntes desnecessárias e piadas de mau gosto — mostre autoridade e não tenha medo de pedir e cobrar respeito de todos os participantes.

9. Pergunte antes de adicionar seu cliente à grupos

Como um complemento do item anterior, é de extrema importância que você, ao criar grupos específicos de WhatsApp marketing no ramo imobiliário, peça permissão aos seus clientes antes de adicioná-los.

Isso, porque ninguém gosta de ser incorporado a qualquer grupo digital sem saber o seu assunto, do que se trata e se existe relevância daquele tema em sua vida. Por isso, pergunte antes de agir.

Esse momento de questionamento também é importante para buscar saber mais sobre o seu cliente, sobre os seus gostos e objetivos com a compra ou o aluguel do imóvel. Não perca a oportunidade de entender quais as necessidades de sua clientela.

10. Não se esqueça de divulgar o seu número

De nada adianta todas as dicas expostas anteriormente se o seu número de WhatsApp marketing não for divulgado, certo? Anuncie seu número nas redes sociais, como o Facebook e Instagram, atualize a assinatura de seu e-mail para que conste o contato telefônico e espalhe a novidade para amigos, colegas e familiares.

Como, hoje em dia, as pessoas utilizam muito mais o WhatsApp do que os próprios telefones fixos, estimule os seus clientes a entrarem em contato pelo número móvel, justamente para que ele se torne seu número oficial.

Com o início da divulgação, você perceberá uma diferença importante de crescimento na procura dos seus serviços de corretor imobiliário e, então, pode (e deve!) aplicar todas as nossas dicas.

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.

Assim, o WhatsApp marketing é uma ferramenta gratuita que auxilia diversos ramos de negócio — entre eles, o mercado imobiliário. Sabendo como utilizá-lo da forma mais adequada, com toda certeza as suas metas mensais serão atingidas: tenha em mente as 10 dicas apresentadas no nosso artigo e boas vendas!

E agora, pronto para tornar o WhatsApp marketing efetivo no ramo imobiliário? Baixe o aplicativo em seu celular e faça o teste! Ele é gratuito.

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Um comentário para “10 dicas para tornar o WhatsApp marketing efetivo no ramo imobiliário”

  1. Analbi De jesus Costa disse:

    Gostei muito dos esclarecimentos e tenho certeza que irá me ajudar a alavancar as vendas e contatos.

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