5 erros de comunicação mais comuns cometidos por corretores

5 erros de comunicação mais comuns cometidos por corretores

Um corretor de sucesso precisa ter várias habilidades e a comunicação é uma das mais importantes delas. Cometer erros de comunicação pode prejudicar o andamento de negociações, a prospecção de clientes, o networking e, consequentemente, as vendas.

Seja nas redes sociais, pelo telefone ou pessoalmente, é preciso estar atento para não cometer erros e usar a comunicação de forma estratégica para atingir os seus objetivos profissionais.

Conheça, a seguir, 5 erros de comunicação que são muito cometidos por corretores de imóveis e como evitá-los!

1. Não ser claro e objetivo ao dar as informações

É impossível fugir da burocracia nas negociações imobiliárias, mas também é muito importante que o cliente esteja ciente e entenda o que está acontecendo em cada etapa do processo. Por isso, seja sempre muito claro e objetivo ao passar as informações.

Se for necessário, busque um novo jeito de explicar até ter certeza de que o cliente compreendeu o que você está dizendo. Lembre-se de que termos do mercado imobiliário podem não ser tão comuns para os potenciais compradores e precisam ser explicados.

2. Não saber escutar

Tão importante quanto saber falar de forma correta e objetiva é saber ouvir. Como oferecer as melhores opções aos clientes sem antes ouvir deles as suas necessidades e desejos? É fundamental dar espaço para o cliente falar e ouvir as suas opiniões com atenção.

Assim, as chances de encontrar o lar ideal para ele aumentam consideravelmente. Também é importante escutar os colegas de profissão para aprender e ter novas ideias.

3. Não conhecer o seu público-alvo

Você pode até tentar, mas não vai conseguir se comunicar adequadamente com todas as pessoas do mundo. É necessário pesquisar qual é o seu público-alvo, ou seja, quem quer e pode adquirir os seus produtos.

Assim, será possível adequar a sua fala, entender melhor as necessidades do seu público e construir um diálogo.

4. Não manter o contato visual

Para vender um imóvel é preciso conquistar a confiança do cliente. Desviar o olhar durante a conversa pode transmitir a ideia de insegurança e provocar desconfiança.

Olhar para o cliente ajuda a entender se ele está aprovando ou não, se está conseguindo compreender o que você falando, se está nervoso ou aflito com a situação.

5. Não dominar o assunto

Faz parte do trabalho de um corretor de imóveis tirar todas as dúvidas dos compradores. É por isso que é tão importante estar sempre preparado e antenado sobre o mundo imobiliário, para não ter dificuldades durante o atendimento.

Desde o primeiro contato, durante as visitas aos imóveis, na entrega da documentação, assinatura do contrato e recebimento das chaves,  é normal que o cliente tenha inúmeras dúvidas e é dever do corretor responder aos questionamentos e orientá-lo da melhor forma possível.

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.

O mundo imobiliário é muito dinâmico, por isso, ler jornais e sites da área deve ser uma hábito diário. Estar por dentro das tendências do mercado é fundamental para evitar erros de comunicação e ter mais sucesso na carreira. Nunca pare de estudar e aproveite as informações de forma prática, para aumentar as suas vendas.

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Um comentário para “5 erros de comunicação mais comuns cometidos por corretores”

  1. Luiz Milton Damo disse:

    Bom dia,
    Muito interessante que tenhamos um aprendizado permanente, sempre atualizados, seja em nossos produtos, seja buscar a tendência do mercado para desta forma conquistar o investidor, direcionando-o ao negócio certo para o sucesso do amanhã. Obter junto a seus clientes o mais alto grau de confiança, desta forma nossos fechamentos de negócios estarão sempre em alta e no topo. Estejamos sempre atentos as necessidades do consumidor e do investidor. Boa sorte!

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