5 estratégias de pós-venda imobiliária para aumentar suas indicações!

5 estratégias de pós-venda imobiliária para aumentar suas indicações!

Após fazer a venda de um imóvel, você (corretor) vai em busca de acertar os últimos detalhes que restaram, como terminar toda a burocracia envolvida na transferência da propriedade, comunicar ambas as partes de todos os procedimentos e, finalmente, receber o seu percentual referente à comissão.

Parece que o trabalho terminou, não é? Não é bem assim que funciona. O investimento no período pós-venda é o que vai fazer toda a diferença na repercussão da sua empresa no mercado.

Se você pretende se destacar no mundo dos corretores, precisa entender que o relacionamento com o cliente é algo além de uma simples venda. Afinal, o imóvel vendido hoje pode ser revendido no amanhã.

Por isso, tornar-se uma referência no mercado imobiliário é garantir que novos e antigos clientes procurem pela sua empresa quando mais precisarem.

Sabendo disso, selecionamos 5 estratégias de pós-venda neste artigo. Confira agora as melhores maneiras de aumentar suas indicações!

1. Uso de softwares para catalogar informações

Você pode e deve contar com a ajuda da tecnologia para otimizar o pós-venda. Com o uso de softwares especializados, é possível coletar informações sobre os clientes para monitorá-los de forma efetiva e obter relatórios completos.

Você pode catalogar informações como faixa de renda, moradia atual, profissão e até mesmo se o cliente tem casa própria ou não. Dessa forma, é possível policiar a equipe sobre quando é o melhor momento de entrar em contato com cada consumidor.

Além disso, é possível saber como andam as tendências locais de compra e venda de imóveis, incluindo preço, design, localidade preferida etc. Pode ter certeza que essa é uma das melhores estratégias de pós-venda, já que torna o gerenciamento de informação e do tempo muito mais assertivo!

Além desses aspectos, é uma excelente maneira de jamais se esquecer dos clientes, uma vez que é possível sempre manter o contato.

2. E-mail marketing com automação

As estratégias de pós-venda podem ser otimizadas por meio da automatização do e-mail marketing. O serviço de automação consiste em utilizar uma entre diversas ferramentas para mandar os correios eletrônicos de forma automática para uma lista de contatos previamente estabelecida.

Dessa maneira, é possível manter e nutrir laços com aqueles que já se relacionaram com a empresa. Muitos benefícios podem ser gerados a partir desse recurso, como:

Feedback da experiência dos clientes

Por haver um fluxo preestabelecido de envio de e-mails, há como colocar no conteúdo uma série de perguntas para saber como está sendo a experiência dos seus compradores.

Além disso, o fato de você estar sempre em contato com os consumidores aumenta a confiança no seu serviço. Isso traz diversos benefícios em longo prazo.

Análise de resultados

As ferramentas de automação de e-mail marketing também possuem determinadas funções responsáveis pela avaliação das respostas. Geralmente, esses e-mails contêm, pelo menos, uma parte com questões objetivas. Isso permite que seja feita uma melhor análise individualizada dos resultados.

Utilizar essa ferramenta pode ser uma estratégia proveitosa tanto para você quanto para os clientes, já que torna mais fácil a análise e conhecimento das preferências daqueles que responderam. Isso, consequentemente, é refletido na satisfação dos clientes.

Economia de tempo

Mandar as correspondências digitais para cada um dos seus clientes deve ser uma tarefa árdua, não é? Para simplificar o trabalho e otimizar o seu tempo, o uso de e-mail marketing automatizado é uma solução prática e moderna, que permite a sua maior dedicação em outras atividades de trabalho.

Assim, você sempre estará em contato com seus clientes de uma forma muito mais simples e eficaz.

3. Presença nas redes sociais

Uma das estratégias de pós-venda mais baratas e eficientes para se manter contato com os clientes é o seu comparecimento nas mídias sociais. Com a integração de todas elas (como o Facebook, o Instagram e o Twitter), você consegue realizar publicações simultâneas, anúncios e análises dos resultados das visualizações das postagens.

Você também saberá o número exato de pessoas que seguem cada perfil, além de informações pessoais sobre esses usuários, como dados demográficos, interesses etc.

Para que você consiga tornar as redes sociais um eficiente veículo de comunicação social, há a necessidade de criar estratégias na hora de realizar as postagens.

Você não deve abranger somente as publicações referentes às vendas e possíveis anúncios. Deve-se ter em mente a necessidade de criar conteúdos com temáticas diversas, sobre os assuntos mais atuais do mundo imobiliário e, principalmente, interessantes para o perfil dos clientes.

Dessa maneira, dificilmente eles esquecerão da sua empresa, pois será possível atingir mais pessoas e ter um relacionamento mais duradouro com os atuais clientes.

4. Total disponibilidade para o cliente

Antes da compra, um corretor sempre está acessível para o seu cliente. Mas a maioria dos profissionais acaba esquecendo a importância de manter contato no momento pós-venda. Muitas vezes, não estão disponíveis para resolução de possíveis litígios ou até dúvidas repentinas.

Tenha em mente que seu cliente merece o melhor que você pode oferecer, principalmente na qualidade do atendimento. Quando você demonstra interesse e profissionalismo, certamente o cliente será recíproco.

Para um corretor autônomo, isso é algo muito importante. A reciprocidade do cliente pode ser expressa tanto no momento do atendimento quanto no momento de indiciar corretores mobiliários para outras pessoas. Dessa forma, um bom atendimento garanti o seu nome na lista de indicações dos clientes.

5. Profissionalismo e eticidade

É fato que atitudes éticas e profissionais causam uma boa impressão. Falar sempre a verdade e ser um corretor honesto aumenta a confiança do cliente na sua empresa. Adotar essa postura em suas estratégias de pós-venda é algo essencial para garantir sucesso ao longo do tempo de trabalho.

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.

Portanto, seguindo todas essas 5 estratégias de pós-venda, dificilmente você vai perder algum cliente depois da primeira venda. Contar com a fidelidade dos clientes é garantir que os seus resultados sejam sempre progressivos e dentro das metas inicialmente estabelecidas.

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