5 ótimas dicas para efetivar vendas com clientes tímidos

5 ótimas dicas para efetivar vendas com clientes tímidos

A arte de negociar não é para qualquer um, afinal, é preciso saber se comunicar bem, além de ter estratégias especiais que transmitem ao cliente confiança para efetivar a venda.

O processo se torna ainda mais complicado quando se lida com clientes tímidos, que demandam um atendimento diferenciado e um grande poder de convencimento.

Mas não há motivo para estresse ou preocupação. Com algumas técnicas, é possível abordar os clientes mais reservados de forma efetiva, concretizando o negócio. Quer saber como? Basta seguir as dicas abaixo!

1. Estimule o diálogo

O primeiro passo para obter sucesso no processo de vendas é ter um diálogo aberto e franco. Contudo, essa tarefa é um pouco mais complexa com as pessoas tímidas — que, às vezes, têm dificuldade para estabelecer uma comunicação.

Por isso, cabe ao corretor de imóveis tentar iniciar o papo, sendo sempre cordial e educado. Aqui é fundamental ser sincero. Para não ter erro, comece fazendo algumas perguntas relevantes, facilitando a interação com o cliente.

Questione, por exemplo, sobre as expectativas e necessidades dele, a fim de entender o que ele procura de fato.

2. Seja paciente

Não adianta se impor, buscando um retorno rápido. Essa atitude terá um efeito contrário, afastando o cliente tímido.

O ideal é ser paciente, dando o devido tempo para que ele analise a proposta e verifique se concorda com os termos apresentados. Portanto, tenha paciência e respeite os limites da sua clientela!

3. Evite falar muito

Claro que é essencial passar os detalhes sobre o imóvel em questão, mas isso não significa que o corretor deva acelerar o processo, fornecendo de uma só vez todos os dados e as informações.

Acredite: esse comportamento pode assustar o possível comprador, que talvez chegue a desistir do negócio. Para que essa situação não ocorra, evite falar em excesso. Converse em um tom amigável e dê as devidas pausas no assunto.

4. Conquiste a confiança dos clientes tímidos

De forma geral, pessoas tímidas tendem a se tornar mais abertas após estabelecerem um nível maior de interação com alguém. Mas, para chegar a esse ponto, é preciso conquistar a confiança delas.

Portanto, ao negociar com alguém mais reservado, lembre-se de que é fundamental estabelecer um vínculo real, fortalecendo aos poucos o contato, fator que transmitirá segurança ao cliente. Vale ressaltar que manter a postura profissional é essencial.

5. Tenha empatia

Nada melhor do que se colocar no lugar do outro para entender o que a pessoa sente, pensa ou necessita. Por isso, sempre que for abordar clientes tímidos, seja empático. Essa ação facilitará o diálogo e, claro, a negociação.

Não existe uma fórmula mágica capaz de ensinar exatamente como se deve tratar os clientes tímidos, garantindo a efetivação do negócio. Contudo, seguindo as dicas citadas, será possível proporcionar um atendimento melhor para esse público, contribuindo com o sucesso da venda.

Agora é a sua vez! O que achou do nosso post de hoje? Acrescentaria alguma dica à lista? Conte para nós quais técnicas você utiliza para abordar os clientes mais reservados!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *