Mão masculina segurando um dardo fincado no centro do alvo - 6 conceitos de marketing de varejo que todo corretor deve saber

6 conceitos de marketing de varejo que todo corretor deve saber

O corretor de imóveis é um profissional que precisa, sem nenhuma dúvida, ter conhecimentos nas mais diversas áreas: avaliação de imóveis, negociação e vendas, impostos e taxas, gerenciamento de carreira, organização pessoal e outras tantas. Porém, dentre todas essas áreas, o marketing de varejo se destaca pelo grande impacto na sua atuação.

Existem diversos conceitos dessa área que você poderá utilizar para turbinar os seus resultados e melhorar o relacionamento com os clientes. Vamos entender quais são esses conceitos, as suas definições e como eles se aplicam à corretagem de imóveis? Continue a leitura!

1. Produto

No caso do corretor de imóveis, o primeiro produto que vem à mente é, justamente, o imóvel! Mas esse conceito do marketing de varejo engloba também os serviços oferecidos, ou seja, um corretor pode ter como produtos a vistoria e avaliação de imóveis, a análise de mercado para clientes, a consultoria etc.

Produto é, portanto, tudo aquilo que o profissional oferece aos seus clientes.

2. Preço

Trata-se do valor cobrado pelos seus produtos e serviços. A formação do preço deve levar em conta os valores praticados pelo mercado, a sua estratégia de atração de clientes e a lucratividade do seu negócio. A sua taxa de corretagem, por exemplo, é um dos preços cobrados pelo seu serviço.

Profissionais reconhecidos no mercado, com reputação sólida, podem optar por cobrar preços elevados em virtude da sua reputação, enquanto aqueles que ainda estão começando tendem a definir preços menores para atrair novos clientes.

3. Promoção

Se você está pensando em liquidações e sorteios, saiba que, no marketing de varejo, promoção não se resume só a essas práticas. Embora tais ações estejam contidas nesse conceito, a promoção vai além e engloba tudo que tenha como objetivo promover o seu negócio.

Ações de publicidade, estratégias de fidelização de clientes e participação em eventos do ramo imobiliário são alguns exemplos.

4. Lugar

Também conhecido como “Praça”, é, como o nome sugere, a sua área de atuação e como os seus serviços chegam até o cliente — e vice-versa.

Hoje em dia, o lugar não se resume a uma área física, mas também aos ambientes online. O seu site e as suas páginas nas redes sociais também podem compor o seu lugar de atuação, afinal, são ambientes por onde os potenciais clientes terão contato com você.

5. Apresentação

Não basta apenas estar presente em um determinado ambiente físico ou virtual, não é mesmo? A apresentação conta muito, e é justamente sobre esse conceito que falaremos agora.

Como se pode deduzir, a apresentação diz respeito à forma como você mostra o seu negócio para clientes e potenciais clientes. Esse ponto engloba a decoração do seu escritório, as suas vestimentas, o design do seu site, a linguagem das suas redes sociais e até mesmo detalhes, como o seu cartão de visitas.

6. Relacionamento com o cliente

Todo bom profissional de marketing de varejo sabe que, muito além de conquistar clientes, é importante mantê-los satisfeitos. É nesse ponto que o relacionamento se faz fundamental.

As estratégias e ações que visam estreitar os laços com a sua marca empresarial são partes desse conceito. Quando você liga para um cliente para oferecer um imóvel que corresponde ao perfil dele, por exemplo, ou entra em contato para saber se ele está satisfeito com o imóvel adquirido, você está fortalecendo os laços daquela pessoa com os seus serviços.

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.

Viu? O marketing de varejo tem diversos conceitos que podem — e devem — ser aplicados à sua atuação como corretor de imóveis a fim de aumentar as suas vendas, melhorar os seus resultados e se destacar dos concorrentes. Não deixe de estudar mais sobre o assunto e colocar em prática!

Quer aprimorar seu negócio ainda mais? Então aproveite para descobrir como um corretor de imóveis pode fazer um ótimo planejamento de vendas!

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