Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

8 conselhos dos corretores de sucesso: aprenda a ganhar dinheiro

8 conselhos dos corretores de sucesso: aprenda a ganhar dinheiro

Iniciar uma carreira é sempre desafiador. Para corretores de imóveis a situação não é diferente. É normal se sentir inseguro e ter medo de não agradar os primeiros clientes. O mercado imobiliário está sempre se renovando e se tornando mais competitivo e exigente.

Pensando nisso, separamos 8 dicas essenciais para ajudar corretores iniciantes — ou aqueles que já têm experiência, mas precisam alavancar a carreira — a se tornarem corretores de sucesso! Continue a leitura e confira!

Aprenda a vender a imagem de um dos corretores de sucesso

1. Aprenda a vender a imagem de um dos corretores de sucesso

A primeira impressão é a que fica e, nesse sentido, antes de vender um imóvel você precisa vender sua imagem. Além de estar muito bem-vestido, é preciso adotar uma postura segura e usar o vocabulário adequado para transmitir credibilidade e autoridade no assunto. A compra de um imóvel é um momento importante e, por isso mesmo, cheio de incertezas.

Todo mundo quer fazer um bom negócio e encontrar o lar perfeito, sem se preocupar com trâmites burocráticos ou eventuais questões posteriores. Por isso, quando você transmite confiança e credibilidade pela autoconfiança, seu modo de vestir, de falar e de agir, o futuro comprador vai se sentir seguro com o seu trabalho e diversas barreiras se rompem.

Assim, ele acaba ficando bem mais confortável e passa a se dedicar apenas à escolha do imóvel. Por isso, quando for realizar entrevistas ou reuniões com imobiliárias e construtoras, preste atenção na sua apresentação.

Conheça o mercado imobiliário a fundo

2. Conheça o mercado imobiliário a fundo

Obter um registro no CRECI é importante mas não suficiente para ser um corretor de sucesso. Como já falamos, o mercado imobiliário está cada vez mais dinâmico e, para não ficar para trás, é preciso estar sempre em busca de atualização e novos conhecimentos.

Entenda qual o perfil dos moradores da sua área de atuação, qual é o seu público-alvo e o que eles gostam de consumir. Analise o poder aquisitivo e estilo de vida, por exemplo. Para saber o que oferecer para cada cliente você também deve conhecer bem sua região, as peculiaridades da vizinhança e as características de cada imóvel.

Faça cursos na área, leia artigos, participe de palestras, de feiras e de salões imobiliários. Esteja atento ao mercado, busque conhecer os colegas de profissão e aprender com os profissionais mais experientes. Você só tem a ganhar!

Ouça o que o cliente tem a dizer

3. Ouça o que o cliente tem a dizer

Falar faz parte do dia a dia de um corretor imobiliário e é fundamental para conseguir alcançar o objetivo final, que é vender um imóvel. Mas um erro que muitos cometem, inclusive os profissionais mais experientes, é falar mais do que ouvir.

Esse equívoco pode acabar comprometendo a negociação porque ouvir desejos e necessidades dos clientes é o primordial. Só os conhecendo muito bem é possível oferecer a melhor solução imobiliária e, consequentemente, garantir o sucesso da negociação.

Portanto, antes de tentar convencer o comprador de que aquele imóvel é o mais adequado para ele, preste atenção nas suas queixas. Pode ser o tamanho do terreno, a distribuição dos quartos ou a ausência de um quintal. Não importa.

Praticando a sua escuta, vai ser bem mais fácil e rápido encontrar o imóvel correto e fechar o negócio. Afinal, imagine como pode ser cansativo ter que visitar três casas sem quintal após afirmar veementemente que o espaço externo é uma prioridade, não é mesmo? No mínimo ele vai imaginar que o corretor não ouviu uma palavra do que ele disse.

Planeje bem sua carreira

4. Planeje bem sua carreira

O mercado imobiliário é como um caleidoscópio: tem várias oportunidades de negócios e é preciso mover-se para descobri-las. Isso pode garantir que você consiga fazer as melhores escolhas, no momento certo. Você vai ter uma imobiliária própria ou vai se filiar a uma que já existe? Que tipo de parcerias pretende fazer? Esses questionamentos, entre tantos outros, devem ser muito bem respondidos para que você construa uma carreira sólida e bem-sucedida.

Para criar ações bem direcionadas é importante ter em mente o que você deseja para a sua carreira. Se a sua ideia é abrir um negócio próprio, por exemplo, é o seu nome que precisa estar em evidência durante a negociação, ainda que você trabalhe em uma imobiliária. Isso vai fazer com que os clientes associem o sucesso da compra à sua pessoa, e a chance de seguirem você no seu novo empreendimento aumentam bastante.

Organize sua vida financeira

5. Organize sua vida financeira

Na maioria das vezes, o corretor imobiliário não tem salário fixo, pois o dinheiro que recebe sempre varia de acordo com as comissões dos imóveis que forem vendidos. Por isso, ser disciplinado na financeira pessoal é muito importante para lidar bem nos momentos em que o mercado estiver em baixa.

Isso vai evitar que você entre em desespero e perca o foco na hora das negociações, tornando-se insistente demais ou tentando fechar o negócio a qualquer custo. Portanto, comece anotando os gastos pessoais e profissionais e faça uma reserva financeira. Essas são medidas relevantes para não ter surpresas desagradáveis.

Seja ético e profissional

6. Seja ético e profissional

Ser corretor de imóveis é lidar com sonhos e altos valores diariamente. É necessário orientar o cliente em todas as etapas da compra de forma clara e profissional. Por isso, um corretor de sucesso jamais omite ou passa informações incorretas.

Caso contrário, pode até ser que você consiga concluir a venda, mas a notícia pode se espalhar e a sua imagem ficará prejudicada. A ideia é que você seja conhecido pelas suas habilidades de realizar sonhos, e não por causar dores de cabeça aos compradores.

Você deve aprender a conversar com as pessoas de maneira simples, clara, objetiva e efetiva. Se elas fizerem perguntas, responda com honestidade e apresente soluções reais para eventuais problemas que possam estar atrapalhando a venda. Seja ético e responsável que certamente será recompensado com uma carreira de sucesso.

Invista em marketing 

7. Invista em marketing 

Para estar no time dos corretores de sucesso, também é essencial estar presente e ativo na internet e nas redes sociais mas sempre com conteúdos de qualidade. O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal.

Por isso, procure trabalhar a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras. Nas redes sociais, use apenas o seu nome e divulgue sua proposta. Isso facilitará sua vida caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca que precisa ser bem trabalhada e nutrida para dar frutos.

Trabalhe suas habilidades de persuasão

8. Trabalhe suas habilidades de persuasão

Persuadir alguém a fazer algo é uma habilidade sutil e muito valorizada. Algumas pessoas já nascem sabendo fazer isso, enquanto outras precisam praticar muito. Se esse é o seu caso, fique tranquilo. É possível se tornar bem mais persuasivo com a prática.

Para começar você precisa de conhecimento. Quanto mais você dominar o tema, mais fácil será eliminar as objeções dos clientes. Procure ser amigável, e nunca insistente. A empatia é uma grande arma de persuasão. Ao invés de insistir, tente apresentar soluções para as suas queixas. Se o problema apresentado é um quarto pequeno, por exemplo, você pode mostrar que isso pode ser facilmente resolvido eliminando uma ou duas paredes e que a localização do imóvel compensa o problema com o espaço.

Corretores de sucesso se dedicam aos estudos, estão constantemente se atualizando e cuidam da própria imagem. Seja aberto e honesto com seus clientes, respeite o código de ética e tenha foco. Se estiver encontrando dificuldades, uma boa dica é contratar serviços de consultoria especializada e programas de qualificação, por exemplo. 

Nesse sentido, para saber mais, assine nossa newsletter e receba diariamente conteúdo exclusivo para aprimorar ainda mais suas habilidades como corretor.

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *