Abordagem de vendas: 5 dicas para fechar negócio

Abordagem de vendas: 5 dicas para fechar negócio

Com o mercado de imóveis cada vez mais acirrado e competitivo, a disputa pela atenção do cliente recai, fortemente, na abordagem de vendas utilizada pelo corretor. Como você se porta diante do seu cliente? O que você oferece para ele? Ele pode confiar em você?

A compra de um imóvel é uma decisão estratégica na vida do cliente e é por isso que o papel do corretor é tão importante neste processo. Uma abordagem equivocada pode jogar o cliente em potencial direto nas mãos do concorrente. Por outro lado, um bom corretor pode fechar negócios hoje e no futuro, fazendo com que sua fama se estenda para parentes e amigos do seu cliente.

Neste artigo, vamos ver algumas dicas para uma boa abordagem de vendas.

1. Conheça muito bem o seu produto

É natural que um cliente em busca de um imóvel tenha muitas perguntas a fazer. De maneira geral, a compra de um imóvel está entre os maiores investimentos que a pessoa faz na vida e, por isso, não se pode errar.

Como um bom corretor, você deve estudar bastante sobre o empreendimento que está apresentando, para sanar todas as dúvidas do cliente. Caso ele tenha alguma questão muito técnica, você pode anotá-la para perguntar ao profissional responsável. Mas não deixe de ligar para dar retorno o mais breve possível.

2. Fuja do discurso fácil

Esqueça aquela história do sorriso fácil e da frase “estou aqui para servi-lo”. Clientes querem objetividade. Ser educado e gentil é obrigação de qualquer corretor mas somente isso não basta para prestar um bom atendimento.

Você deve ser prestativo, responder a todas as perguntas sem rodeios e deixar o cliente à vontade para decidir pela compra ou não.

3. Seja profissional

Não há nada pior do que aquele vendedor que se comporta como se fosse o melhor amigo do cliente. Embora nada impeça que uma amizade possa surgir por meio de um contato profissional para venda de imóvel, no primeiro momento, vocês são apenas corretor e potencial comprador. Estão se conhecendo naquele momento.

Não force a intimidade nem queira mostrar que conhece bem o cliente, sendo que você nunca o tinha visto antes. Deixe que ele se apresente esteja pronto para ouvi-lo durante a abordagem.

4. Cuide da sua aparência e do seu local de trabalho

Um corretor bem vestido, com boa aparência e sem exagerar no perfume, na maquiagem e nos acessórios, certamente irá conseguir passar mais credibilidade para o cliente.

O mesmo vale para o seu local de trabalho: se for um stand, cuide para que possa atender o seu cliente em um cantinho mais silencioso e reservado. É muito desagradável decidir pela compra de um imóvel em local bagunçado e barulhento.

5. Lembre-se de quem são seus clientes

Dificilmente um cliente decide comprar um imóvel na primeira tentativa. Ele vai pesquisar outras empresas e opções para depois voltar. Encontre uma maneira de se lembrar daqueles que você atendeu recentemente. O cliente, certamente, vai se lembrar de você.

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.

Gostou deste texto? Então siga nosso perfil no Facebook e no Twitter e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Um comentário para “Abordagem de vendas: 5 dicas para fechar negócio”

  1. maykon disse:

    Bom tarde.
    Obrigado pela dica espero colocar elas em prática, após a minha formação no TDI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *