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Abordagem de vendas pelo WhatsApp: 6 dicas para vender mais imóveis

Abordagem de vendas pelo WhatsApp: 6 dicas para vender mais imóveis

Conforme a pesquisa MMA Mobile Report 2017, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros em smartphones atualmente (68% de preferência). Surgiu como um aplicativo de rede social, como um canal de bate-papo para conectar pessoas entre si mas logo se tornou um importante meio para fazer negócios, marcar reuniões e encontros comerciais, enviar documentos e assim por diante.

Respeitados os devidos limites, a abordagem de vendas pelo whatsapp pode ser muito vantajosa, já que permite o envio de mensagens de texto instantâneas além da comunicação através de chamada de voz e de vídeo.

Com tanto potencial, é preciso saber usá-lo a favor dos negócios. Veja 6 dicas para vender mais imóveis fazendo abordagem de vendas pelo WhatsApp!

Peça autorização aos clientes antes de enviar mensagens

1. Peça autorização aos clientes antes de enviar mensagens

Há uma diferença entre divulgar seu negócio e invadir a privacidade do cliente. Esse ponto é muito importante: nunca envie mensagens não autorizadas. No contexto profissional é fundamental usar o bom senso para fazer qualquer abordagem portanto, o destinatário deve estar ciente e de acordo em receber suas mensagens. Caso ele se recuse, não envie!

O envio de mensagens e/ou arquivos não permitidos previamente é uma estratégia que tende a fracassar. O contato é improdutivo e o cliente pode até reclamar de sua atitude. Na pior hipótese, ele pode até fazer uma denuncia no PROCON e nas redes sociais, manchando sua reputação profissional.

Ofereça conteúdo relevante ao público de WhatsApp

2. Ofereça conteúdo relevante ao público de WhatsApp

O corretor pode enviar propaganda pelo aplicativo, mas não deve se limitar a essa prática. Atualmente, a abordagem ostensiva de vendas vem sendo substituída pela oferta de conteúdos interessantes. O vendedor tradicional, que se propõe a realizar um negócio a todo custo, tem poucas possibilidades de obter bons resultados.

Uma possibilidade é o marketing de conteúdo — enviar dicas relacionadas aos imóveis, com belas imagens e informações relevantes. As mensagens podem ser enviadas no formato de texto, de áudio ou de vídeo, facilitando o engajamento do cliente.

Em relação ao conteúdo, o corretor pode dar dicas sobre como escolher um imóvel, como gerar renda com essa aquisição, sugerir os melhores bairros para morar, indicar um financiamento imobiliário e dar dicas sobre assuntos relacionados.

Mesmo que se trate de uma mensagem encaminhada, e não elaborada por você, ela pode ter algum valor para o usuário e ajudá-lo a ganhar alguns pontos com ele. Quando for efetivar um negócio, essas pequenas ações podem ser decisivas para o comprador, definindo escolher você ao invés de concorrentes.

Crie uma campanha de vendas para otimizar o uso do aplicativo

3. Crie uma campanha de vendas para otimizar o uso do aplicativo

Você pode considerar a criação de uma campanha de marketing bem elaborada para realizar uma abordagem de vendas pelo WhatsApp. Ainda que seja em estilo mais simples, sem uma carta formal de vendas, transmitindo a mensagem correta, com uma linguagem persuasiva, a campanha de vendas terá todas as qualidades para ser bem recebida pelos usuários de smartphones.

Seja educado, simpático e informal, realce os diferenciais oferecidos pelos imóveis que está em sua cartela, mostre as melhores soluções para suas necessidades de consumo e o conquiste, deixando sua marca na mente do seu cliente.

Utilize os gatilhos mentais na abordagem de vendas pelo WhatsApp

4. Utilize os gatilhos mentais na abordagem de vendas pelo WhatsApp

Os gatilhos mentais são estratégias de economia de energia que nosso cérebro utiliza para tomar decisões em algumas situações em que ele é impactado por uma emoção. Existem alguns tipos de gatilhos mentais. O da urgência, por exemplo, é um dos mais usados pelos vendedores. O potencial comprador fecha negócio impulsionado pela necessidade imediata de adquirir o bem, levando em conta que pode perder uma oportunidade única.

O da escassez também é aplicado. Nesse caso, o usuário pode estar desejando comprar uma casa em determinado bairro e, depois de muito tempo, aparece um imóvel. Se ele for vendido, é possível que demore muito tempo até aparecer outro. O usuário do app se sente, então, compelido pela escassez da oferta a comprar logo aquele bem.

Não importa qual gatilho será utilizado, o importante é que o corretor saiba usá-lo adequadamente. A finalidade do gatilho é mexer com as emoções da pessoa, fazendo com que ela tome uma atitude mais rápida, efetivando um negócio em menos tempo que aconteceria se a estratégia não fosse aplicada.

Crie um número direto do WhatsApp e divulgue nas redes sociais

5. Crie um número direto do WhatsApp e divulgue nas redes sociais

Depois de assegurar um número exclusivo para seu negócio, é interessante divulgá-lo para uma quantidade elevada de pessoas. Uma maneira prática de fazer isso é criando um link que, quando clicado, conduz o usuário para a página em que adiciona o seu contato. Para fazer isso, siga o link e, no local dos zeros, você usa o seu número com DDD.

Convém aproveitar as redes sociais para divulgar seu número. Entre essas redes, podemos citar o Facebook, o Instagram, o LinkedIn, o Twitter e assim por diante. Mas só divulgue em redes em que você esteja sempre presente, pois sua ausência pode comprometer seu negócio. É melhor divulgar somente em uma ou duas redes em que você está ativo que espalhar aleatoriamente seu número em diferentes páginas que você não utiliza regularmente.

Também é importante identificar em quais redes sociais seu público-alvo está mais ativo, porque assim haverá mais chances de contatarem você através da ferramenta em questão. Não adianta postar seu número se os potenciais clientes não visitam com frequência aquela rede social.

Use o WhatsApp Business para otimizar seu relacionamento

6. Use o WhatsApp Business para otimizar seu relacionamento

Outra dica para fazer uma abordagem de vendas pelo WhatsApp é instalar a versão do aplicativo destinada a empresas: o WhatsApp Business. É uma boa opção para empresas pequenas e profissionais autônomos. Ele conta com diferentes funcionalidades que ajudam a vender mais, permitindo inclusive usar o número do telefone fixo para registrar.

Isso pode parecer um simples detalhe, mas pode ser um diferencial relevante para o cliente que já mantém contato com o corretor. Com um perfil comercial, o usuário saberá que está tratando realmente de negócios. Isso requer atenção para preencher o perfil, pois ele funciona como um cartão de visitas. Além do mais, o corretor dispõe de uma interface diferenciada, incluindo sugestões de mensagens automáticas como “Olá, como vai?”.

Outro recurso valioso consiste nas métricas, importantes para as estratégias de vendas. Elas informam a quantidade de mensagens enviadas, recebidas, entregues, lidas. Há ainda etiquetas para marcar os clientes com informações do tipo “pedido finalizado” ou “pagamento pendente”.

Essas dicas são valiosas para quem pretende fazer uma abordagem de vendas pelo WhatsApp com sucesso. Ele é um app de muita importância para agilizar processos e até facilitar o fechamento de negócios. Aproveite, então, para ver 12 cuidados essenciais para o corretor que usa WhatsApp!

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