Conheça 8 aplicativos para melhorar as fotos do imóvel

Conheça 8 aplicativos para melhorar as fotos do imóvel

Você certamente já ouviu a expressão popular, de autoria do filósofo chinês: uma imagem vale mais do que mil palavras. Esse pensador, político e filósofo — Confúcio, viveu entre 552 e 479 a.C. e já sabia que a comunicação visual é muito mais apelativa e explicativa do que a descrição ou narração de fatos.

Para a venda de imóveis, que implica o investimento de altos valores, conteúdo visual é essencial para conquistar a atenção de possíveis compradores. Mas, para isso, as fotos de imóveis precisam estar devidamente ajustadas, com técnica e senso estético, para mostrarem os espaços da melhor forma.

O uso da ferramenta certa é decisivo para a qualidade do seu resultado. Isso se aplica para as fotos do imóvel que você pretende vender: somente com o devido tratamento de imagem você conseguirá torná-las atraentes o suficiente para estimular o cliente ao próximo passo.

Se você atua na área imobiliária e deseja saber mais sobre os softwares de imagens disponíveis no mercado, continue a leitura e conheça as ferramentas que podem fazer uma diferença e tanto em seu trabalho. Confira!

O que são aplicativos para melhorar as fotos de imóveis?

O que são aplicativos para melhorar as fotos de imóveis?

Esses aplicativos e softwares são programas desenvolvidos para auxiliar a vida de quem trabalha com imagens. Com eles também é possível contar com edição de fotos pessoais, seja para composição de um portfólio, seja para usar em redes sociais. A partir de softwares que você precisa ter em seu computador ou aplicativos que podem ser baixados em seu smartphone é possível realizar diversos tipos de ajustes nas imagens.

São frutos do avanço da tecnologia e podem ser facilmente manuseados, considerando que são bastante intuitivos. Com uma gama deles no mercado, é possível encontrar programas gratuitos e pagos, além de diversos tipos de edição.

Agora, é conhecer quais são os mais indicados ao seu estilo: seja para priorizar uma edição de luminosidade, seja para assinar a foto com o seu logotipo ou, mesmo, para fazer montagens com mais de uma imagem.

Quais são os aplicativos mais usados atualmente?

Quais são os aplicativos mais usados atualmente?

Quanto mais a tecnologia avança, mais programas de edição de fotos surgem no mercado. Quem trabalha no ramo imobiliário é bastante beneficiado com o segmento tecnológico tão em alta e, claro, deve aproveitar essa onda.

Veja, abaixo, os aplicativos mais recomendados para a edição de fotos de imóveis.

Pixlr

Está sem programas de edição e precisa ajustar suas fotos do imóvel? O Pixlr pode ajudar nisso. Trata-se de um software de imagens, um editor gratuito e completo que permite aplicar recortes e filtros e funciona diretamente do navegador de internet, sem que você precise instalá-lo uma ótima solução para quem não deseja fazer diversos downloads de programas.

O Pixlr carrega qualquer imagem que você precisar e garante diversos ajustes que ajudam a aprimorar a qualidade da foto com recursos bastante avançados. Além da versão web, o Pixlr também está disponível nas versões mobiles (Android e iOS).

PicMonkey

Assim como o Pixlr, o PicMonkey também pode ser executado a partir do próprio browser, mas tem processos mais simples de criação e edição. Ele tem padrões prontos que você pode aproveitar para melhorar as fotos de imóveis, utilizando templates, filtros, ferramentas de corte e até a possibilidade de criar colagens. Você também pode usá-lo em smartphones Android e iOS.

Adobe Lightroom CC

Esse aplicativo é bastante utilizado para fotos em espaços fechados ou de ambientes estáticos, com o intuito de melhorar a iluminação da imagem, como é o caso de fotos de imóveis. É um aplicativo pago, mas a quantidade de configurações fornecidas faz esse software valer a pena. É possível, por exemplo, alterar as cores, o contraste e o tom da foto de forma separada.

O Adobe Lightroom CC também oferece a possibilidade de salvar as configurações aplicadas, criando-se um filtro próprio e personalizado. Assim, se você deseja padronizar as suas fotos, não deixe de verificar essa opção.

Adobe Photoshop Express

O Photoshop traz as funções mais básicas do original, mas tem todos os recursos que você precisa para editar suas fotos do imóvel. Você também pode contar com o Photoshop Express, uma versão móvel do programa, que está disponível para iOS e Android. Então, se você deseja algo simples e prático, o Adobe Photoshop Express pode ser ideal!

Pano

A foto panorâmica é um meio bastante eficiente para registrar imóveis com características específicas ou para mostrar ambientes externos. Ela está em alta no mercado imobiliário e utilizar esse tipo de imagem pode ser uma boa diferença em seu negócio.

Para ajudar nisso, você pode usar o Pano, um aplicativo pago disponível para Android e iOS. Ele consegue criar panorâmicas com facilidade, no formato que você precisar, ou seja, vale o investimento.

Camera+

Não faz mais sentido olhar para câmeras de celular como se fossem inferiores às câmeras fotográficas profissionais. Com o avanço da tecnologia, a qualidade das câmeras de celular está maior e, claro, você também pode contar com aplicativos que ajudam ainda mais nesse trabalho.

Esse é o caso do Camera+, que permite tirar fotos do imóvel e, logo em seguida, editá-las com uma série de ajustes bastante úteis. Se você não tem planos de adquirir uma câmera profissional, o Camera+ é o mais recomendado ao seu caso.

VSCO

O diferencial do VSCO é que, mesmo após a realização da edição, a qualidade da foto é mantida. Esse aplicativo também funciona de forma similar ao Instagram, já que é possível compartilhar as imagens diretamente na plataforma do VSCO.

Sua biblioteca de filtros fornece configurações gratuitas e pagas, funcionando de maneira bastante democrática: mesmo com a edição gratuita, as fotos de imóveis podem ficar bastante profissionais.

Snapseed

O Snapseed é um aplicativo de fotos do Google que oferece 29 filtros e ferramentas, sendo bastante recomendado aos profissionais do mercado imobiliário. Tem conquistado um público fiel pela sua praticidade e facilidade no manuseio, com a vantagem de poder ser atrelado ao Google Fotos para armazenamento das imagens.

Como tirar uma boa foto?

Como tirar uma boa foto?

De nada adianta escolher um ótimo aplicativo para edição das fotos de imóveis se elas não apresentarem um ângulo interessante. Por isso, mesmo que você não seja um fotógrafo profissional, vale buscar algumas dicas para garantir imagens incríveis.

Escolha o melhor ângulo do ambiente

Se a intenção é fotografar um quarto inteiro ou a sala de jantar, posicione a câmera de modo a garantir que todo o espaço apareça na imagem. Para escolher o ponto certo, caminhe pelo ambiente antes de tirar a foto. Faça testes, fotografe diversas vezes e garanta fotos de qualidade.

Vale ressaltar que, se existe algum diferencial no ambiente — como um lustre sofisticado ou uma lareira decorada, faça um close nos detalhes. A ideia é mostrar ao cliente o porquê ele precisa conhecer o imóvel oferecido.

Evite tirar fotos de frente para uma janela

A dica é sempre usar a luz natural para iluminar o espaço mas, se você tirar fotos de frente para uma janela, a claridade incidirá de forma contrária e, na contra luz, a imagem ficará escura e terá baixa qualidade. Observe a forma como a luz entra no apartamento ou na casa para, então, optar pelo melhor ângulo e não prejudicar o resultado final.

Valorize o imóvel a partir da luminosidade do nascer ou do pôr do sol

Fotos ao nascer do sol ou ao entardecer valorizam (e muito!) o imóvel a ser oferecido, justamente porque mostram para o cliente as belezas naturais que podem ser vistas do apartamento ou da casa.

Se o empreendimento é composto por uma varanda gourmet, e o nascer do sol ocorre bem na direção dessa varanda, utilize essa imagem singela e demonstre o quão confortável pode ser a moradia ali.

Por outro lado, se o entardecer compõe uma pintura visível do quarto do casal, faça ótimas fotos. Depois, com uma boa edição, prepare-se para atrair uma grande quantidade de clientes.

Aproveite a praticidade e beleza das fotos panorâmicas

Uma boa dica é contar com as chamadas fotos panorâmicas, possibilitando a visualização de todo o cômodo. Além de ser uma medida prática, por diminuir o número de fotos tiradas, a foto panorâmica é um diferencial.

Como já mencionado, o aplicativo Pano permite garantir boas imagens panorâmicas. Vale ressaltar, no entanto, que os aparelhos celulares mais modernos já apresentam essa modalidade de registro em suas câmeras.

Para tirar as fotos panorâmicas, é necessário manter o aparelho em uma linha de reta, acionar o botão e girar o aparelho de forma lenta e contínua. O resultado final é bastante interessante, possibilitando uma visão ampliada do cômodo ou da área externa. Utilizar essa ferramenta é criar um diferencial da concorrência.

Toda foto precisa ser tratada. Por melhor que seja o registro, é sempre necessário ajustar a luminosidade, o contraste, o brilho, a resolução e uma série de outros fatores. O principal benefício é que você pode aprimorar até fotos de baixa qualidade com os ajustes corretos.

Então, agora que você já conhece os principais softwares e aplicativos para ajustar as fotos de imóveis, selecione os melhores ângulos dos espaços que quer mostrar, siga as nossas dicas para tirar e tratar todas as sua imagens e conte com retornos cada vez melhores. Bom trabalho!

Gostou de conhecer as 8 ferramentas mais usadas para melhorar as fotos de imóveis? Siga-nos no Facebook e veja outros posts sobre o mercado imobiliário. Vamos lá!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *