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7 melhores práticas de atendimento humanizado para corretores

7 melhores práticas de atendimento humanizado para corretores

Em uma sociedade cada vez mais tecnológica e conectada, as relações humanas têm sofrido algumas alterações: hoje, é possível solicitar e adquirir informações com mais agilidade e, inclusive, fechar negócios importantes apenas pela via digital.

No entanto, se você atua na área comercial e deseja fazer a diferença, saiba que o atendimento humanizado é essencial. Personalizar a relação com cada consumidor é uma ideia e tanto!

Continue a leitura e conheça 7 boas práticas de atendimento humanizado para corretores e fidelize a sua clientela. Vamos lá!

Centralize o foco no cliente

1. Centralize o foco no cliente

Pode parecer óbvio, mas existem corretores que não focam no cliente durante os seus atendimentos. Isso significa que, antes de sugerir determinados imóveis ou bairros, você deve ficar em silêncio e escutar absolutamente tudo o que ele tem a dizer.

Procure saber sobre as necessidades de seu cliente, veja quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo de quem procura os seus serviços, confira o que o consumidor busca para, então, você oferecer os empreendimentos mais adequados.

Caso os imóveis apresentados não sejam aprovados, entenda o porquê e ofereça novas opções de forma ágil. Não leve para o lado pessoal e pense em soluções diferentes. Centralizar o foco no cliente é o primeiro passo para a efetivação de um bom negócio!

Seja carismático e equilibrado

2. Seja carismático e equilibrado

Ser carismático sempre é importante no trato com o público. Essa característica, muito trabalhada pelos políticos, é a combinação de um conjunto de qualidades: inspirar confiança, compartilhar boas histórias e estar aberto para receber críticas sem perder a elegância e equilíbrio emocional, por exemplo, são apenas algumas delas.

Seja espontâneo, converse sobre assuntos estratégicos — preferencialmente, que sejam de interesse de seu cliente — e mostre convicção. Não desvie o olhar quando for cumprimentá-los, ou durante uma conversa, sempre com segurança, delicadeza e atenção.

Ao mesmo tempo, é importante manter a moderação para não exagerar porque ser carismático é muito diferente de ser insincero ou extravagante. Acerte nas doses e conquiste mais facilmente os seus clientes.

Chame o cliente pelo nome sempre que possível

3. Chame o cliente pelo nome sempre que possível

Parece uma dica boba, não? Mas a personalização do atendimento a partir de chamá-lo pelo nome é um item muito importante. Essa tática inspira confiança e mostra que você tem proximidade e cuidado com ele na relação comercial.

Quando um cliente procurar os seus serviços, já solicite o seu nome logo de início e salve em seus contatos. Para facilitar a identificação, peça, também, alguns dados básicos — como contato telefônico, composição familiar e o tipo de imóvel que procura.

Dessa forma, o seu cérebro já estabelece algumas associações que fazem com que você grave mais facilmente o nome dele.

Esteja sempre de prontidão

4. Esteja sempre de prontidão

Como já mencionado, a modernização dos meios de comunicação trouxe benefícios para os relacionamentos da área comercial. Como a busca por informações se tornou mais ágil, o cliente não tem tempo a perder e, caso haja demora para sua solicitação ser respondida, ele procurará outro fornecedor.

Dessa forma, é importante que você conte com aparelhos eletrônicos com emissão de avisos ou lembretes para que possa responder suas demandas de forma ágil.

A ética comercial determina que uma solicitação deve ser respondida em até 24 horas. Uma boa ideia é padronizar mensagens automáticas de e-mails e WhatsApp informando que a solicitação foi recebida e que será respondida em um prazo determinado. Se for possível responder ainda antes desse período, ponto positivo!

Invista no atendimento fora do ambiente virtual

5. Invista no atendimento fora do ambiente virtual

Muito se fala do atendimento virtual e do investimento em boas condutas digitais, mas o atendimento presencial também merece bastante atenção. Isso porque é ele quem dá continuidade ao fechamento do negócio.

Se o cliente apresentar muitas dúvidas, tome a iniciativa e marque uma reunião presencial em um local agradável, como uma padaria tranquila ou um café conhecido. Deixe o seu cliente à vontade e o conquiste ainda mais.

Vale atenção redobrada, também, no momento de escolher as roupas e as palavras. Prefira trajes discretos e o português correto na hora da fala, evitando gírias ou palavras chulas, mantendo sempre o profissionalismo.

Pratique a empatia

6. Pratique a empatia

Empatia é a característica de se colocar no lugar do outro. Por isso, a ideia é pensar em como o seu cliente gostaria de ser tratado. Antes de escrever qualquer mensagem ou dialogar com ele, pense: você gostaria de receber essa mensagem ou ser tratado dessa maneira?

Se a resposta for sim, as chances de você acertar com o seu cliente são maiores. Praticar a empatia torna o tratamento muito mais humanizado, trazendo grandes chances de fechamento de negócios e de fidelização. Além disso, um consumidor satisfeito será um promotor de seus serviços. Invista nessa dica e aumente a sua renda!

Solicite um feedback

7. Solicite um feedback

Feedback nada mais é do que um retorno sobre o atendimento e serviços fornecidos. Ele é bastante importante na área comercial para que o cliente exponha as suas impressões: isso abre espaço para agradecimentos, indicações de pontos positivos e, também, de críticas.

Esteja, em primeiro lugar, aberto aos mais diferentes tipos de feedback e saiba tirar proveito de todos os pontos apontados. Para incentivar os seus clientes a fornecerem um retorno sobre o atendimento, crie formulários online com perguntas simples e respostas de múltiplas escolhas.

Ao final, deixe um espaço aberto para comentários gerais. Um outro tipo de incentivo é fornecer um desconto nas etapas finais da venda ou do aluguel caso o formulário seja respondido de forma completa.

Como as pessoas gostam de economizar, o número de formulários respondidos será maior a partir de pequenos incentivos!

Não é difícil praticar um atendimento humanizado, pelo contrário: basta ter atenção e cuidado. Foque em seu cliente, seja carismático e equilibrado, chame-o pelo nome, esteja sempre de prontidão, invista no atendimento presencial também, pratique a empatia e solicite feedbacks.

Ao final, prepare-se para uma cartela muito maior de clientes e bons negócios fechados. O seu bolso e a sua carreira na área imobiliária agradecem!

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