Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Quais são os benefícios de ser um corretor imobiliário?

Quais são os benefícios de ser um corretor imobiliário?

O mercado imobiliário vem apresentando significativas melhorias mesmo diante da crise econômica e incertezas no cenário nacional provocadas pela pandemia. Esse cenário positivo revela ótimas possibilidades para quem deseja seguir carreira nessa área. De fato, existem muitos benefícios de ser corretor imobiliário.

Trata-se de um ramo vasto e com muitas opções para crescimento profissional. O papel do corretor vai além de mostrar o imóvel para o comprador. Ele é responsável por auxiliar em questões contratuais, passar informações sobre financiamento e auxiliar no procedimento de compra e venda. Nesse sentido, é essencial adotar uma postura proativa e prestar um atendimento de qualidade aos clientes.

Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Neste post vamos mostrar os principais benefícios de ser corretor imobiliário. Acompanhe a leitura!

Horários flexíveis

O corretor autônomo tem a vantagem de criar a sua própria jornada de trabalho, organizando as tarefas durante o dia de acordo com o que mais lhe convém. Ter horários flexíveis traz mais independência para o trabalho e mais satisfação para o corretor. Desse modo, ele pode organizar a rotina para conseguir participar de cursos de capacitação e outros eventos. Isso dificilmente seria possível caso o corretor trabalhasse em uma imobiliária onde seria cobrado por não cumprir os horários corretamente.

Por um lado, não há a cobrança diária de estar presente para o trabalho em horários comerciais. No entanto, é necessário equilibrar a rotina com os horários de atendimento aos clientes de maneira individual e autônoma.

Rendimento variável

O rendimento do corretor de imóveis costuma variar de acordo com a quantidade de negociações concluídas no mês. Geralmente, esse profissional costuma receber uma comissão por venda fechada.

Os valores podem variar significativamente, o que pode causar instabilidade na vida financeira do profissional. Para evitar esse tipo de situação, é importante manter a dedicação e um bom desempenho em todos os momentos de trabalho. Foque em captar o público-alvo e conquistar mais clientes. E aí surge a necessidade de fazer um bom gerenciamento financeiro e organizar os ganhos para não gastar demais e depois ter que passar por necessidades.

Os corretores costumam ganhar cerca de 6% de comissão por cada venda de imóvel concluída com sucesso. Assim, se um apartamento custa R$ 1 milhão de reais, o corretor vai receber R$ 60 mil somente de comissão.

Possibilidade de ganhos ilimitados

Possibilidade de ganhos ilimitados

Da mesma forma que o corretor tem um rendimento mensal variável, ele tem a chance de obter ganhos sem limites, dependendo do seu emprenho e do tipo de venda que ele intermediar, como a compra de um empreendimento de um valor muito alto. E isso depende da habilidade de vendas do profissional e de seu networking. Afinal, a quantidade de imóveis negociados depende mais da cartela de clientes dele, dos conhecimentos de técnicas de vendas e do horário disponível para o trabalho.

Mercado em crescimento

O mercado imobiliário está em plena expansão, impulsionado pelo lançamento de empreendimentos novos e que adotam um conceito sustentável e moderno ao mesmo tempo. Esse fato pode ser comprovado pela recuperação da economia nacional, as novas ofertas de imóveis para públicos de diferentes faixas sociais, a incidência de juros mais baixos, a maior oferta de crédito bancário, a possibilidade de obter financiamentos etc.

Possibilidade de capacitação

Para ser corretor de imóveis é necessário frequentar um curso especializado de capacitação, podendo ser técnico ou superior. Geralmente, é necessário frequentar um estágio experimental para adquirir experiência na área.

Após o término do curso, o indivíduo deverá solicitar o registro profissional no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), efetuar o pagamento da taxa e enviar os documentos solicitados, como diploma de conclusão do curso, identidade, CPF, diploma de ensino médio, comprovante de residência. De qualquer forma, a documentação exigida pode variar conforme o estado.

Chances de empreender

Chances de empreender

O corretor autônomo tem grandes chances de crescimento profissional na carreira, uma vez que grande parte do seu desenvolvimento depende dele mesmo. Por sua vez, o corretor imobiliário que trabalha em uma empresa ou imobiliária pode ir subindo de cargo e conquistando posições mais elevadas, se tornando gerente, coordenador da equipe e até mesmo um diretor comercial.

Nesse sentido, o corretor de imóveis, motivado pelo espírito empreendedor, pode ir além do comum: fundar a sua própria imobiliária, ampliar os ganhos e formar, até mesmo, uma rede de imobiliárias.

Para isso, ele deve ter uma postura dinâmica e ser proativo, se dispondo a formar uma ampla rede de contatos profissionais e estudar bastante sobre o mercado, incluindo assuntos como economia, questões jurídicas, arquitetura, registro de imóveis, direito de vizinhança, construção civil, design etc. Tudo isso vai contribuir para que o profissional adquira mais cultura, aumente o seu valor de mercado e ganhe reputação perante os clientes e demais parceiros.

Possibilidade de autonomia

O corretor de imóveis pode gerenciar os seus próprios horários, relacionar-se com seus clientes da forma que melhor achar conveniente, captar novos compradores, agendar visitas, criar site, blog e perfil nas redes sociais e promover o seu marketing pessoal. Além disso, ele é responsável por resolver questões mais burocráticas, como a abertura de CNPJ e o pagamento de impostos.

Não há limite de idade

Muitos profissionais sofrem preconceito de idade em mercados de trabalho tradicionais. Isso não costuma existir no ramo imobiliário. É comum nos deparamos com pessoas de idade mais avançada sendo contratadas por imobiliárias para atuarem como corretores de imóveis. Isso porque o foco deve ser no conhecimento e experiência profissional e não apenas na idade, que é considerada como irrelevante.

Nunca é tarde para se tornar um corretor de imóveis. Sendo assim, se você tem planos de trabalhar por muitos anos dentro de um mercado vasto e com oportunidades de crescimento, não deve se preocupar com a idade. Na verdade, essa característica pode ser considerada como um vantagem, uma vez que pode trazer mais confiança e credibilidade para os clientes e demonstrar mais experiência perante o mercado.

Esses são os principais benefícios de ser corretor imobiliário. Trata-se de um ramo próspero e com boas expectativas de crescimento. Portanto, quanto mais qualificado e experiente você for, maiores serão as chances de obter ótimas oportunidades e alavancar a sua carreira.

Quer aumentar a sua visibilidade no mercado? Aproveite e use o marketing imobiliário a seu favor!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *