Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Carreira de corretor de imóveis: por onde começar?

Carreira de corretor de imóveis: por onde começar?

Apesar da retração na economia provocada pela pandemia, o setor imobiliário continua obtendo bons resultados. Diante desse cenário próspero, a carreira de corretor de imóveis está cada vez mais em alta e vem ganhando destaque.

No entanto, para ter sucesso nessa profissão, é importante obter o devido registro, ter disciplina e seguir algumas dicas. Trata-se de uma ótima opção para quem deseja se reinventar, viver novas experiências profissionais e começar uma nova jornada.

Quer saber mais sobre como iniciar nessa carreira? Então, continue a leitura e veja mais detalhes!

Obtenha o registro no CRECI

A obtenção da inscrição profissional no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) é um requisito para quem deseja atuar como corretor no mercado imobiliário. O registro no órgão comprova que o indivíduo apresentou as habilidades acadêmicas e práticas para exercer a função de apresentação de imóveis e para a intermediação de transações imobiliárias.

Esse órgão tem a função de analisar a conduta dos corretores e garantir que eles estejam agindo de boa-fé e conforme as normas. Caso contrário, é possível a sua responsabilização por eventuais prejuízos causados aos clientes ou a terceiros.

O primeiro passo para obter a inscrição no CRECI é fazer a solicitação por meio de um formulário conhecido como Pedido de Inscrição de Pessoa Física. Também será necessário incluir a documentação comprovando a conclusão nos cursos exigidos e as devidas habilidades técnicas, além de pagar a respectiva taxa de inscrição. O órgão fará a análise e, então, a deferirá.

No entanto, vale dizer que a documentação exigida para que o profissional tenha a sua solicitação aprovada como corretor no CRECI varia conforme o estado. Em regra, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • RG e CPF do indivíduo;
  • título de eleitor;
  • comprovante de residência;
  • diploma comprovando a formação na área (tanto de curso técnico quanto de curso superior);
  • diploma de conclusão do ensino médio;
  • comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

De uma maneira geral, o prazo entre a solicitação e a aprovação do pedido costuma girar em torno de 30 dias.

Invista em marketing

Invista em marketing

O marketing digital tem sido apontado como uma das melhores estratégias para que o corretor de imóveis consiga conquistar mais visibilidade perante o público e possa ter o seu trabalho reconhecido mais rapidamente. Existem vários instrumentos para isso, como a elaboração de táticas de e-mail marketing, a criação de marketing de conteúdo, o investimento em anúncios pagos, entre outros.

Faça parcerias com outros profissionais

O mercado da corretagem apresenta muitas oportunidades. Diante dessa realidade, o recomendado é firmar parcerias com outros profissionais com o intuito de captar mais clientes e ampliar a rede de networking, principalmente se você ainda está iniciando na área e é inexperiente. Essa é uma forma de ganhar aquele empurrãozinho e fazer a sua carreira decolar.

Seus colegas de profissão podem dar dicas, ensinar técnicas de vendas e até mesmo indicar o seu trabalho para outros clientes e imobiliárias de outras regiões. Lembre-se de que quanto mais contatos você tiver, maiores serão as chances de se destacar no mercado e obter mais oportunidades de trabalho.

Ofereça um atendimento personalizado

Os clientes devem ser tratados como únicos e seres individuais. Portanto, prestar um atendimento personalizado fará toda a diferença para o sucesso nas negociações. Assim, o cuidado em pesquisar mais informações sobre o estilo de vida do cliente e acerca de suas preferências de imóveis, por exemplo, contará pontos positivos para você. Afinal, é uma excelente estratégia para passar mais confiança para o potencial comprador.

Em um mundo tão corrido e com profissionais sobrecarregados, o corretor que se preocupa em oferecer um atendimento personalizado certamente obtém vantagem. O cliente se sente valorizado e tem a clara percepção de que aquele profissional realmente se importa em garantir a sua satisfação.

Nesse sentido, utilize o cadastro de clientes e conheça mais sobre o seu perfil. Além disso, também é importante estar presente nas fases de vendas, participar do planejamento, acompanhar a pessoa na visita ao imóvel, tirar dúvidas, ajudar na coleta da documentação etc.

Forneça condições especiais

Forneça condições especiais

Ofereça condições especiais para os clientes exclusivos, como descontos nas compras à vista, um maior número de prestações, baixas nos juros, antecipação de lançamentos etc. Essas condutas são importantes para fidelizar um público seleto e que costuma fechar negociações com você com frequência.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia facilita muito a rotina do corretor de imóveis. As ferramentas modernas ganham ainda mais importância em decorrência da pandemia que estamos enfrentando, o que fez com que a visita aos imóveis fosse interrompida ou tivesse que passar por restrições.

Diante desse cenário de incertezas, a tecnologia permite a visita online e virtual ao imóvel, por meio do tour 360º e das tecnologias da realidade virtual e aumentada. Sendo assim, os clientes podem conhecer com mais precisão as dimensões dos cômodos e ver mais de perto as condições de conservação do bem, como a pintura das paredes, as instalações elétricas, o sistema hidráulico etc.

Além disso, as tecnologias de chatbots, os canais omnichannel e os sistemas de CRM (Customer Relationship Management) que auxiliam no relacionamento com os clientes também estão revolucionando a rotina de trabalho do corretor de imóveis.

Essas tecnologias vêm otimizando o tempo e as tarefas desses profissionais, desempenhando um papel de destaque nas negociações entre clientes e imobiliárias e proporcionando um trabalho com mais qualidade e ganhos cada vez mais expressivos.

Como deu para perceber, a carreira de corretor de imóveis é bastante promissora e apresenta muitas possibilidades de atuação. A flexibilidade de horários e a chance de atuar de forma autônoma também são características positivas e que trazem mais motivação para seguir na profissão. De qualquer forma, o profissional deve ter disciplina e buscar conhecimentos para captar clientes, conseguir se destacar no mercado e fechar negociações atrativas.

Nesse sentido, saber se portar diante do público e falar bem é um requisito essencial para obter sucesso na profissão de corretor. Que tal, então, preparar-se melhor para não cometer nenhum deslize e conquistar o cliente? Conheça a importância da oratória para corretores!

Banner rodapé
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *