Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Como e por que fazer plano de carreira na área de imóveis

Como e por que fazer plano de carreira na área de imóveis

A maioria dos profissionais que ingressa no mercado de trabalho não pensa em fazer um plano de carreira, especialmente os trabalhadores autônomos. Eles seguem o fluxo das oportunidades e não se dão conta de que é preciso fazer investimentos de tempo e dinheiro, além de estabelecer objetivos de médio e longo prazo justamente para efetivar mais negócios, garantir uma vida confortável e a continuidade de atuação na área.

Isto acontece, também, com quem já está há mais tempo no mercado e quer mudar para outra carreira mais promissora, mas não sabe como começar. Como o mercado imobiliário é bastante dinâmico, a carreira de corretor de imóveis deve ter metas claras.

Se você deseja ingressar no mercado de negociação de imóveis ou aperfeiçoar a sua atuação nesse ramo, continue a leitura e saiba que é possível traçar um caminho pragmático para conquistar o sucesso a partir do plano de carreira. Confira!

As vantagens de trabalhar no mercado imobiliário

O mercado imobiliário é um segmento bastante democrático, considerando que abarca pessoas de todas as idades, formações e experiências prévias. Principalmente com o de reaquecimento atual, empreender nesse setor implica em ter ótimas oportunidades. Veja algumas vantagens de trabalhar no mercado imobiliário:

Flexibilidade de horário

Apesar de relativamente ultrapassado, o sistema de expediente presencial de, no mínimo, 8 horas por dia, ainda é o mais utilizado no mercado de trabalho. Isso significa que um funcionário pode ser prejudicado se tiver uma consulta médica agendada para uma manhã de segunda-feira, por exemplo.

Para o corretor imobiliário, no entanto, ter o poder escolher os melhores horários para trabalhar já é uma realidade há muito tempo: pelas próprias características da função é possível aliar a sua vida pessoal as suas atividades profissionais de forma eficiente.

Grande parte do seu trabalho como a captação e divulgação dos imóveis e os agendamentos das visitas com os clientes, é feito prioritariamente de forma online. Portanto, é mais facilmente viável conciliar seus períodos mais adequados aos de seus clientes para marcar as reuniões presenciais. Muito interessante, não é mesmo?

Ser o próprio patrão

É um sonho para muitas pessoas conseguir trabalhar de forma autônoma, sem ter um superior para determinar suas tarefas e prazos de entrega, os horários de trabalho e as metas a serem atingidas. A boa notícia é que, no mercado imobiliário, trabalhar de forma autônoma é uma realidade.

Como o pagamento aos corretores não está vinculado ao cumprimento de horas de trabalho, funcionando a partir das chamadas comissões já determinadas em tabelas pelo órgão responsável, o momento do acerto de contas torna-se muito mais simples.

Basta consultar a tabela referencial de honorários do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) de sua região, verificar o valor a ser aplicado para cada tipo de negócio e estabelecer o percentual em contrato. Depois de efetivada a transação, é só receber e comemorar!

Muita demanda de trabalho

Com o reaquecimento atual do setor, o mercado imobiliário está extremamente dinâmico, com muita demanda para locação, compra e venda de propriedades. Apartamentos e casas são procurados diariamente e essa situação é muito positiva para os corretores.

Se você deseja atuar em uma área com múltiplas possibilidades e certeza de bons negócios, o segmento de imóveis é ideal. Trace um plano de carreira, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo, e cresça ainda mais nessa ocupação.

Entenda a importância de traçar um plano de carreira

Elaborar e executar um plano de carreira exige muita dedicação, capacidade de se comunicar e planejamento mas é essencial para que o trabalhador tenha o controle de seu crescimento e sucesso no mercado, independentemente da sua área de atuação.

Se o profissional atua no ramo financeiro, mas sonha em atuar numa área comercial como a da corretagem de imóveis, seu planejamento de carreira deve iniciar com a busca dos pré-requisitos e certificações necessárias para atuação como corretor. Para se capacitar como Técnico de Transação Imobiliária serão necessários de 10 e 12 meses; se preferir optar por uma formação acadêmica pode cursar a faculdade de Ciência Imobiliárias (com duração de 4 anos); outra opção é se formar como tecnólogo de Gestão Imobiliária, que tem a duração de 2 anos e, posteriormente, tirar o registro no CRECI.

Mas, pela alta competitividade do setor, a ideia é seguir evoluindo e adquirindo outros conhecimentos que possam agregar como diferenciais na carreira. O plano de carreira possibilita maior controle de todo esse caminho, evitando possíveis contratempos.

Como fazer um plano de carreira

Esse momento inicial requer reflexão e uma análise sincera dos objetivos que você deseja alcançar na sua vida profissional. Veja, abaixo, os estágios para a execução de um bom plano de carreira.

Faça uma avaliação pessoal

Existe um problema que muitos profissionais enfrentam: não saber, exatamente, quais são seus objetivos e possibilidades no curto, médio e longo prazo. Isso é natural, uma vez que é preciso conhecer um pouco do mercado para saber quais são as oportunidades reais de crescimento, e isso deve ser averiguado logo nesse momento inicial.

Também é preciso conhecer as habilidades e competências pessoais que poderão ser aproveitadas e as outras que precisarão ser conquistadas para ter sucesso na carreira desejada. Por isso, faça uma avaliação pessoal e uma pesquisa de mercado para definir as etapas do seu planejamento. O mesmo se aplica ao ramo imobiliário.

Defina objetivos por etapas

Os objetivos traçados em plano de carreira devem ser específicos para cada área e estarem ancorados em perspectivas profissionais somente. Isso significa que não devem incluir planos como casamento, troca do carro e viagens planejamentos pessoais que serão possíveis a partir do sucesso na carreira.

No caso do setor mobiliário, as comissões de vendas são uma das grandes vantagens do trabalho como corretor de imóveis e elas devem fazer parte do planejamento profissional. Um corretor pode, por exemplo, definir metas de ganhos financeiros para cada ano de trabalho. Ou essa medida pode ser definida por negócios efetivados por semana ou mês.

Outro ponto importante é entender que uma das habilidades essenciais para o corretor é manter um bom relacionamento com seus clientes. Por isso, estabelecer metas de aprendizado para dominar ferramentas e estratégias inovadoras como o marketing imobiliário, é fundamental também para o êxito na área.

Elabore suas estratégias

Com todos os objetivos traçados, as estratégias devem contemplar, em cada etapa, o desenvolvimento profissional e a construção de um bom networking.

Para tanto, é importante que o profissional busque se atualizar, elaborando esquemas para adquirir conhecimento concomitantemente ao exercício de suas atribuições profissionais. Fazer cursos, buscando certificações específicas da área de imóveis; melhorar as habilidades linguísticas e de comunicação; entender sobre o mercado financeiro são apenas alguns importantes exemplos do que explorar.

Para a construção de um bom networking, o corretor deve estar em constante contato com outros profissionais da área e com as construtoras. Construir essa rede de relacionamentos proporciona novos aprendizados e possibilita também vislumbrar caminhos mais condizentes com o que foi planejado.

Então, não deixe de participar de eventos, palestras e workshops em cada uma das etapas do seu plano de carreira e tenha muito mais sucesso com a carreira de corretor de imóveis

Revise o plano de metas regularmente

O plano de carreira deve ser constantemente analisado e revisado, pois as experiências vividas e os aprendizados adquiridos podem alterar os objetivos e as estratégias para os momentos seguintes. Por isso, tenha em mente que um bom plano de carreira não deve ser rígido. Ele deve ser ser um orientador flexível aos apelos circunstanciais.

Em meio ao processo de evolução da carreira, um corretor de imóveis que almejava coordenar uma equipe de corretores pode descobrir, por exemplo, que não sente prazer em gerenciar subordinados. Dessa forma, a atuação como administrador de sua própria corretora pode vir a ser o seu novo objetivo. E isso vai requerer mudanças de procedimentos, não é mesmo?

Portanto, reflita sobre as suas metas e estratégias regularmente e esteja pronto para ter uma ótima carreira no segmento imobiliário.

Como alcançar as metas estabelecidas no plano de carreira

Existem 4 dicas importantes para atingir as metas traçadas em seu plano de carreira. Elas não são complexas, mas requerem uma atenção especial. Confira!

Seja proativo

Profissionais proativos e arrojados têm mais chances de efetivar negócios melhores, justamente porque se arriscam no mercado. O corretor proativo não aguarda a oportunidade surgir: é ele quem a busca.

Por isso, para alcançar as metas traçadas no plano de carreira, é importante agir com vontade, energia e criatividade.

Mantenha-se atualizado

Como dito anteriormente, a atualização é item essencial, justamente para acompanhamento do mercado de imóveis. Além de fazer cursos, conversar com outros colegas, conhecer as novidades do mercado e saber quais rumos o segmento imobiliário está tomando, é preciso também estar atento as formas de abordagem do seu público.

Com os avanços tecnológicos, as novas gerações de consumidores estão cada vez mais exigentes e comprometidas com valores sociais que suscitam comportamentos mais refinados e adequados ao atendimento desses novos perfis de clientes.

Tenha um bom controle financeiro

Independentemente da área escolhida, perder o controle financeiro em qualquer negócio é sinônimo de objetivos não atingidos. Por isso, conte com planilhas ou aplicativos para celulares para gerir a relação de receitas e despesas, sem esquecer de anotar todos os gastos durante o caminho.

Caso os gastos estejam acima do previsto, ligue o alerta e busque fechar mais negócios no mês. Lembre-se que ser seu próprio chefe implica em saber planejar, executar e também avaliar todo o processo.

Conte com a tecnologia

Para auxiliar nessa importante tarefa, a tecnologia pode ser utilizada. Conte com planilhas online, digitalize documentos importantes e armazene tudo em uma nuvem. Uma boa dica é criar um e-mail profissional e organizar o plano de carreira em apenas um endereço eletrônico.

Conquistar uma boa carreira de corretor de imóveis não é uma tarefa simples, mas é perfeitamente possível a partir da elaboração de estratégias qualificadas. Utilize as dicas apresentadas em nosso artigo, crie um bom plano de carreira e conquiste uma ótima posição no mercado. Bom trabalho!

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário? Assine a nossa newsletter e receba, diretamente em seu e-mail, outros posts como este. Vamos lá!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *