Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Como iniciar no mercado imobiliário?

Como iniciar no mercado imobiliário?

O mercado imobiliário vem crescendo nos últimos anos e tende a se expandir cada vez mais. Trata-se de um setor muito amplo e que oferece várias oportunidades para quem deseja se especializar e se tornar um corretor de imóveis.

É possível iniciar a carreira nessa área e obter ótimos ganhos, independentemente da sua formação acadêmica. Tanto que existem advogados, arquitetos e engenheiros que atuam no setor. Basta ter disciplina, garra e adotar uma postura correta para conseguir atrair e convencer os clientes a fecharem as negociações imobiliárias.

Motivos não faltam para você querer se tornar um profissional da área. Quer saber mais sobre o tema? Neste post vamos esclarecer as principais questões sobre como iniciar no mercado imobiliário e como se destacar nesse meio. Boa leitura!

Como iniciar no mercado imobiliário?

O mercado sinaliza um bom momento para o profissional que está pretendendo atuar como corretor de imóveis. Mas você está perdido e não sabe por onde começar? Conheça um passo a passo que vai ajudá-lo a atuar nesse ramo.

Faça parcerias

Começar sozinho no mercado pode ser um obstáculo para os corretores novatos e inexperientes. Afinal, essa de uma área concorrida e cheia de desafios. Nesse sentido, o recomendado é fechar parcerias com outros profissionais que já atuam no ramo há mais tempo ou com imobiliárias.

Desse modo, você vai adquirindo mais experiência e acumulando uma grande bagagem de conhecimentos, o que vai possibilitar que você trabalhe de modo autônomo no futuro, se assim desejar.

Além disso, é uma ótima estratégia para criar uma rede de networking e ficar ainda mais em evidência. Os seus colegas podem te indicar para imobiliárias e até mesmo recomendar o seu trabalho para outros clientes, por exemplo.

Conclua o curso de formação

Antes de começar a atuar no mercado, o corretor precisa frequentar um curso de formação específico para adquirir capacitação e conhecimentos sobre o assunto. Existem várias opções nesse sentido. É possível cursar uma graduação em Ciências Imobiliárias, que dura 4 anos ou cursos de Gestão Imobiliária, com a duração de 2 anos.

É possível encontrar alternativas ainda mais simples, como é o caso dos cursos técnicos com a duração de 2 a 4 anos, que apresentam uma boa qualidade de ensino e que também são validados pelo Ministério da Educação. De qualquer forma, antes de se matricular, verifique se o curso está autorizado pelo MEC.

Faça estágio na área

O estágio é o melhor momento para observar como funciona a dinâmica do mercado imobiliário e aprender dicas importantes que vão ajudá-lo a melhorar a sua apresentação, conhecer as tendências e convencer os clientes a concluir uma negociação.

Obtenha o registro

Caso já tenha concluído o curso de formação, você está apto para obter o registro de corretor no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) do seu estado. O registro nesse órgão vai conferir a habilitação necessária para você começar a exercer a profissão e trabalhar nesse ramo como corretor de imóveis. A partir disso, você poderá atuar como corretor autônomo ou ser sócio de uma imobiliária, além de permitir trabalhar como avaliador de imóveis.

Para obter o registro no CRECI você deve comparecer ao órgão do seu estado e apresentar a documentação obrigatória: certificado do curso (diploma de formação acadêmica), comprovante do estágio assinado por um corretor credenciado, documento de identidade (RG), CPF e histórico escolar do segundo grau completo.

Se dedique aos cursos extras

É importante frequentar cursos extras para complementar a formação, aumentar o seu conhecimento e aperfeiçoar as suas técnicas de vendas. Afinal, quanto mais especializado for o corretor, maiores serão as chances de fechar negócios lucrativos e ter sucesso na carreira.

Quais as vantagens de ser um corretor de imóveis?

Quais as vantagens de ser um corretor de imóveis?

Conheça os motivos pelos quais a carreira de corretor de imóveis tem atraído tantos profissionais nos últimos anos.

Flexibilidade de horários

Já pensou em ter a liberdade de criar a sua própria jornada de trabalho? O corretor de imóveis tem a possibilidade de trabalhar com horários flexíveis e que melhor se adaptam a sua rotina. Não será mais necessário acordar às 7 horas da manhã para chegar na empresa às 8 e ter que cumprir um horário fixo! Você pode acordar quando quiser e pode montar a sua grade de atividades diárias. Parece um sonho distante, mas é super possível, caso você tenha disciplina e organização.

Ganhos financeiros ilimitados

O corretor autônomo não tem um salário mensal fixo. Os seus ganhos dependem de vários fatores, como a comissão, valor do imóvel, taxa de corretagem e o número de negócios fechados.

A ausência de ganhos fixos pode ser considerada como uma característica muito positiva, pois não há limite de proventos. Nesse sentido, quanto mais contratos ele conseguir fechar e quanto maior for o valor do imóvel e taxa de corretagem, mais alta será a sua remuneração.

Em regra, o corretor autônomo recebe uma porcentagem que varia entre 5% e 8% sobre o valor total do imóvel negociado. Caso seja um corretor vinculado a uma imobiliária, ele terá uma comissão um pouco menor, de aproximadamente 2% líquidos sobre o preço dos imóveis.

Mais qualidade de vida

A maior flexibilidade de horários e a possibilidade de altos ganhos trazem mais motivação e realização pessoal para o corretor. Além disso, o trabalho autônomo também influencia diretamente o bem-estar e aumenta a qualidade de vida do profissional.

Mercado em expansão

O mercado imobiliário está em desenvolvimento e tende a crescer ainda mais nos próximos anos. Aliadas a esse cenário positivo, existem inúmeras possibilidades de atuação desse profissional, seja em uma empresa, em uma imobiliária, de modo autônomo ou abrindo o próprio negócio.

Essas são algumas dicas para você que precisava entender como iniciar no mercado imobiliário e construir uma carreira de sucesso. Antes de tudo, é necessário se preparar e adquirir uma boa capacitação técnica. Por isso, é importante se dedicar, estudar e ter motivação para conseguir se destacar nesse setor como corretor de imóveis.

O distanciamento social determinado pelas autoridades para conter o contágio pelo Covid-19 redefiniu o trabalho do corretor de imóveis. É essencial proteger a própria saúde e a dos clientes. Continue no blog e conheça algumas dicas de como trabalhar adequadamente em tempos de quarentena!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *