Como ser um corretor de imóveis autônomo: 6 dicas para otimizar a sua carreira

Como ser um corretor de imóveis autônomo: 6 dicas para otimizar a sua carreira

O mercado imobiliário é uma área que atrai pessoas de perfis diversos: existem corretores jovens e mais experientes, de formações variadas e, também, com posturas diversificadas.

Porém, existem alguns requisitos essenciais para quem deseja atuar nesse setor, principalmente sendo o próprio chefe. Quer saber quais são eles? Entender como ser um corretor de imóvel autônomo é uma tarefa que demanda atenção a alguns detalhes.

Confira o post a seguir e veja 6 dicas para otimizar (e muito!) a sua carreira de corretor autônomo. Vamos lá!

1. Seja organizado

Seja organizado

Uma das qualidades que mais potencializa a atuação de um corretor autônomo é a organização. Ser o próprio chefe significa também ser seu próprio abalizador, ou seja, não haverá um superior para cobrar suas metas, ordenar itens ou requerer certo tipo de comportamento.

Como corretor autônomo, é o próprio profissional que organiza a sua agenda, capta imóveis de qualidade, faz a publicidade dos empreendimentos, conversa com os clientes e faz as apresentações físicas.

Por isso, ser organizado é o primeiro item desta lista. Deixe a agenda de papel no passado e conte com a tecnologia em sua rotina — adote uma agenda eletrônica. Coloque nela todos os compromissos da semana, solicite avisos sonoros com antecedência aos eventos e garanta uma excelente organização.

2. Mantenha-se atualizado

Mantenha-se atualizado

O mercado imobiliário é bastante dinâmico e, claro, sofre algumas mudanças com o passar do tempo. Para continuar conquistando clientes, o bom profissional deve enxergar as mudanças de forma positiva: buscar atualização é empenhar-se para desenvolver-se e crescer constantemente.

Procure cursos de atualização, eventos voltados aos profissionais do ramo e observe as preferências de seus consumidores. Pode parecer que não, mas a observação de comportamentos é muito útil para quem lida com o público — para um corretor de imóveis, observar as tendências indicará quais empreendimentos são os mais buscados no momento.

Também é essencial contar com os benefícios que a tecnologia pode oferecer. Para fazer propaganda de uma fazenda, por exemplo, fotos tiradas por drones podem ser um diferencial e tanto. Já as fotografias 360º são muito válidas para locais fechados porque permite que o cliente visite cada cômodo pela internet.

3. Conte com um bom networking

Conte com um bom networking

Networking é seu círculo de contatos profissionais: quanto maior e mais diverso ele for, maiores serão suas oportunidades de novos negócios. Conhecendo diversas pessoas do ramo, é possível fazer propaganda de seu trabalho, solicitar indicações de serviços e, claro, ser recomendado para a realização de atividades diversas.

Para iniciar um círculo desse tipo, é importante estar sempre preparado — tenha sempre seus cartões de visita e entenda que qualquer situação pode ensejar um possível contato profissional.

Em uma longa fila no supermercado, pense na hipótese de iniciar uma conversa despretensiosa com as pessoas por perto em vez de simplesmente reclamar da demora. Seja cortês, dê o tom da conversa para chegar em seu objetivo e garanta bons negócios!

4. Utilize bem a língua portuguesa

Utilize bem a língua portuguesa

Grande parte do trabalho do corretor autônomo é realizada no computador. Essa atividade tem início com a captação de imóveis e a realização de fotos de qualidade para finalizar com a publicidade no meio digital.

Para tanto, é essencial utilizar bem a língua portuguesa. Estude a gramática e a ortografia e, claro, também use com qualidade a língua falada, a partir de uma boa oratória.

Vale ressaltar que esse último item será mais importante em momento posterior, principalmente no instante de agendar com o cliente uma visita ao imóvel.

Caso tenha alguma dúvida no momento de descrever determinado empreendimento, utilize dicionários online e conte com ferramentas que sugerem sinônimos. Elabore um texto inspirador e consiga captar mais clientes.

5. Estabeleça uma postura profissional

Estabeleça uma postura profissional

Além de uma boa oratória, o corretor de imóveis deve manter uma postura profissional. Isso significa que ele precisa saber como agir e, para tanto, a palavra de ordem é equilíbrio.

O bom corretor deve ter uma postura simpática, mas nunca a ponto de invadir a privacidade de seu cliente. Uma ótima dica é iniciar assuntos supérfluos, mas agradáveis — evite tópicos relacionados à religião, futebol ou política para não provocar qualquer polêmica.

No quesito vestimenta, seja discreto. Opte por roupas mais sociais, que transmitam a ideia de seriedade, simplicidade e profissionalismo. Vale lembrar que não há necessidade de tirar do armário aquele terno ou usar salto alto todos os dias, mas deixe de lado o chinelo, as bermudas e roupas muito curtas.

6. Saiba a importância de usar as mídias sociais

Saiba a importância de usar as mídias sociais

Contar com bons posts nas redes sociais pode fazer bastante diferença para quem deseja ser um corretor de imóvel autônomo. Isso porque, redes como Facebook, Instagram e YouTube são amplamente utilizadas nos dias atuais.

O Instagram é uma rede composta, em sua maioria, por imagens , vídeos curtos e legendas pequenas. Se você deseja utilizar esse canal, opte por chamadas curtas e diretas — além, claro, de fotos com qualidade.

O Facebook consegue reunir fotos, textos mais detalhados e vídeos em sua plataforma. Por isso, ele pode ser usado para conter o máximo de informação possível.

Já o YouTube é uma mídia de vídeos. É possível criar um canal e adicionar uma série de vídeos, inclusive com uma ordem correta a ser seguida. Caso queira falar sobre o mercado imobiliário no geral ou fazer propaganda de um empreendimento específico, elabore bons vídeos e tenha maior procura.

A grande dica, no entanto, é utilizar todas as mídias sociais em conjunto. Isso porque elas se complementam e, com essa tática, uma parcela maior de pessoas será alcançada. Insira ícones com link para as suas mídias sociais em seu site e garanta ótimos negócios!

Conseguir ser um corretor de imóvel autônomo de sucesso envolve muito mais do que apenas captar empreendimentos e divulgá-los aos clientes. Se você deseja otimizar a sua carreira, leia e releia o nosso post e entenda como cumprir esse objetivo.

Sendo organizado, mantendo-se atualizado, contando com um bom networking, utilizando bem a língua portuguesa, tendo uma postura profissional e entendendo como utilizar as redes sociais você chegará ao final do mês vendo a cartela de clientes aumentar e o bolso cheio!

Acredita que essas 6 dicas sobre como ser um corretor de imóveis autônomo irão otimizar a sua carreira? Então, veja, agora, o manual para aumentar as suas vendas e consiga efetivar negócios excelentes. Confira!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *