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Como ser um corretor de imóveis de sucesso?

Como ser um corretor de imóveis de sucesso?

O mercado imobiliário é um ramo que tem se valorizado bastante nos últimos anos. Apesar da retração da economia em decorrência da pandemia de Covid-19, esse setor sofreu uma pequena queda, mas tende a recuperar as perdas em breve. Diante desse cenário promissor, muitos profissionais têm migrado de área e começaram a atuar no segmento.

E aí, surge a necessidade de saber como ser um corretor de imóveis de sucesso. Afinal, trata-se de um setor em expansão, mas que apresenta uma grande oferta de profissionais. Exatamente por isso, você precisa se destacar da concorrência. Nesse sentido, é essencial conhecer mais sobre o assunto e dominar habilidades específicas com o intuito de sobressair nesse mercado.

Quer construir uma carreira sólida e obter bons rendimentos? Neste post, vamos trazer as principais dicas de como convencer os seus clientes a fechar boas negociações e ser um corretor de imóveis de sucesso. Então, boa leitura!

Estude o perfil dos seus clientes

Como você espera satisfazer o seu cliente se sequer conhece o perfil dele? Em primeiro lugar, é essencial saber quais são as necessidades, os objetivos, as preferências e os anseios do seu público. Pergunte como é a rotina deles, o que eles buscam com a compra de um imóvel e qual seria o tipo de casa ou apartamento ideal, por exemplo.

Da mesma maneira, é importante saber o estado civil do cliente, verificando se ele é casado e se tem filhos. A partir das informações coletadas, ficará mais fácil escolher os tipos de imóveis que mais têm a ver com o seu gosto e com a sua necessidade. Conheça, a seguir, alguns exemplos de perfis de clientes que vão ajudá-lo a ter uma ideia maior sobre o assunto.

Cliente maduro

É a pessoa que já domina alguns conceitos básicos sobre o mercado imobiliário e dispõe de capital suficiente para investir e adquirir um imóvel. São indivíduos com um maior poder aquisitivo, aposentados ou casais. Você deve focar nesse nicho, pois as chances de conclusão de negócios de alto valor são grandes.

Cliente jovem

Geralmente, são pessoas que estão em busca do primeiro imóvel e dispõem de alguma quantia para dar de entrada, negociando o valor integral em prestações futuras. Esse cliente também deve ser valorizado, pois ele pode se tornar fidelizado e há grandes chances de ele adquirir novos imóveis com o passar dos anos ou décadas. São os profissionais liberais, os jovens recém-casados etc.

Cliente investidor

Esse perfil de cliente é muito procurado por corretores, pois ele injeta altos valores no mercado e deseja loteamentos ou imóveis com características bem específicas, por exemplo, em áreas litorâneas, com uma quantidade determinada de suítes, com uma infraestrutura sustentável ou com alta tecnologia etc.

Desenvolva habilidades de vendas

Desenvolva habilidades de vendas

Duas das habilidades mais importantes do corretor de imóveis são a sua postura e a maneira como ele se comunica com os clientes. Afinal, esse profissional atua diretamente na persuasão para o convencimento do indivíduo e para o fechamento de um negócio. Conheça, a seguir, algumas práticas que otimizam as vendas.

Poder de negociação

Quando se trata do mercado imobiliário, a negociação envolve o diálogo entre o corretor e o cliente com o intuito de promover interesses individuais e a obtenção de uma solução comum e benéfica para todos. É uma maneira de chegar a um valor referente ao imóvel, de resolver eventuais objeções do futuro comprador e de solucionar dúvidas.

Nesse sentido, o corretor deve ser o mais claro e transparente possível, ser maleável e colocar-se sempre à disposição do cliente.

Persuasão

A persuasão é um elemento de comunicação essencial para motivar os clientes a seguirem na jornada de compra. Para isso, o corretor deve utilizar argumentos sedutores e que condizem com os objetivos e com as necessidades do futuro comprador. Você pode introduzir técnicas de retórica, trazer o senso de urgência, usar o método de espelhamento, despertar o lado sensorial e emocional do cliente etc.

Comunicação

Não interrompa quando os clientes estiverem falando e mantenha o contato visual. Saiba ser um bom ouvinte para se comunicar bem com o seu público. Nesse sentido, participar de um curso de oratória pode ser bastante útil.

Coloque em prática a estratégia de follow-up

Coloque em prática a estratégia de follow-up

O vínculo com o cliente não termina com a assinatura do contrato e com o fechamento da negociação. O corretor que deseja construir uma carreira no ramo imobiliário sabe a importância de fortalecer a relação com o seu cliente. Para isso, não se pode negligenciar a técnica de follow-up.

Mantenha o contato com o cliente por e-mail, SMS ou WhatsApp, por exemplo. Você pode enviar mensagens contando sobre algum lançamento imobiliário que pode ser do interesse dele, enviar saudações em datas especiais ou simplesmente se colocar à disposição para tirar dúvidas quando ele precisar de alguma ajuda. Essa estratégia é essencial para fidelizá-lo.

Conheça mais sobre as técnicas de marketing digital

Aproveite a expansão do ambiente digital para marcar presença online e ser notado. A internet concentra uma grande parte do público interessado em adquirir imóveis, principalmente em fóruns imobiliários e em plataformas de anúncios.

Saiba como criar e divulgar os seus serviços e causar uma boa impressão no público-alvo. Por isso, estude técnicas de marketing digital, como é o caso do Inbound Marketing, do marketing de conteúdo, do e-mail marketing, do envio de newsletters, do fluxo de nutrição etc.

Você pode criar um perfil nas redes sociais e publicar conteúdos úteis e relevantes, como tendências de imóveis para os próximos anos, tipos de arquitetura, ideias para decoração de interiores, formas de financiar um imóvel, como fazer pequenos reparos ou reformas etc. Tudo isso contribui para construir uma boa imagem como corretor e para fazer com que você se torne uma referência no mercado.

Estudar sempre e estar em constante atualização é a melhor maneira de descobrir como ser um corretor de imóveis de sucesso e de construir uma carreira promissora. Não há segredo. Você precisa acompanhar as tendências do mercado e adaptar-se à nova realidade. Saiba que o segmento oferece muitas oportunidades para os bons profissionais!

Zelar pela sua imagem é um fator também imprescindível para atrair mais clientes. Quer se destacar no mercado imobiliário como um bom profissional? Então, saiba como manter a boa reputação como corretor perante os consumidores no nosso outro artigo!

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