Como ser um corretor de imóveis? Saiba aqui!

Como ser um corretor de imóveis? Saiba aqui!

Ser corretor de imóveis é a combinação de algumas atitudes importantes: investir em cursos, registrar-se junto ao Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, pesquisar uma empresa que ajude-o a obter seus primeiros clientes, estudar o mercado e investir no seu marketing pessoal.

Se você quer seguir carreira nessa profissão que permite flexibilidade de horário e grandes ganhos financeiros, veio ao lugar certo! Vamos te mostrar como ser um corretor de imóveis em 6 passos:

1. Invista em um bom curso de formação

Para ser um corretor de imóveis você pode optar por três caminhos: um curso Técnico de Transição Imobiliária (TTI), que é o mais comum e dura 12 meses; um curso de graduação de nível superior em Ciências Imobiliárias, durando 4 anos; ou um curso de Gestão Imobiliária, 2 anos.

Ao buscar essas instituições de ensino, atente-se à qualidade e credibilidade dela, buscando cursos que sejam reconhecidos pelos órgãos competentes e que contemplem suas expectativas. Uma vez que a profissão é regulamentada, torna-se obrigatório o credenciamento junto ao Conselho e, para isso, é necessário investir em uma formação legítima.

2. Aproveite ao máximo o estágio

Em segundo lugar na lista de como ser um corretor de imóveis está a realização de um estágio. É nesse momento que o aluno unirá os conhecimentos adquiridos na teoria com a realidade prática do mercado imobiliário. Muitas vezes a própria instituição do curso oferece o direcionamento para o estágio, mas, se isso não acontecer, o aluno deve ir atrás de uma empresa idônea que agregará ainda mais conhecimento e experiência à sua formação.

Uma vez conseguido, aproveite ao máximo essa oportunidade. Tire dúvidas, observe com atenção, estude e comece a desenvolver técnicas para que no futuro você seja um profissional de sucesso.

3. Registre-se

Concluídas essas etapas, você deve procurar o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) e realizar o seu registro, conseguindo a “carteira vermelha” — documento que reconhece sua habilitação e autoriza-o a exercer a profissão.

Com isso você pode trabalhar em imobiliárias, atuando na venda e aluguel de diferentes imóveis, trabalhar na captação de imóveis, ser avaliador ou até mesmo abrir seu próprio negócio.

4. Associe-se a uma empresa

Com o registro em mãos e estando apto a atuar, você pode trabalhar de maneira autônoma ou associar-se a uma empresa. Se a segunda opção for a escolhida, você pode ter grandes vantagens nesse início de carreira, mas é preciso ter alguns cuidados.

Pesquise sobre a imobiliária, pense no tamanho da empresa, analise sua reputação e veja se suas expectativas serão atingidas. Marque uma entrevista e pergunte qual a posição da empresa nos negócios, qual público eles visam atingir, os benefícios e remuneração, etc. Fazendo isso, você tem uma visão mais ampla e certifica-se que os objetivos do negócio estão alinhados aos seus.

5. Pesquise o mercado

Para que você se torne um corretor de sucesso, é necessário muita pesquisa de mercado. Estude a expansão do ramo imobiliário, a economia e política do país e saiba tudo sobre financiamentos e legislações da área.

Assim você consegue saber em quais localidades é mais vantajoso investir e atender melhor às demandas dos clientes, traçando planos e metas para um futuro promissor.

6. Invista no seu marketing pessoal

Investir no seu marketing pessoal e construir uma boa carteira de clientes é outro item que demanda planejamento. Uma vez que a carreira imobiliária é um negócio baseado em comissões e networking, tenha em mente que no início será necessário certo investimento em cartões de visita, sites profissionais, páginas em redes sociais e projetos que visem sua publicidade. Com o tempo você terá bons contatos e poderá se consolidar no mercado.

Tornar-se um agente imobiliário é semelhante a abrir um pequeno negócio. É necessário muito estudo, cautela e certo investimento para que tudo corra conforme o esperado e você não meta os pés pelas mãos. Leve todas as etapas com dedicação e seriedade e você vai ter o seu primeiro “vendido” quando menos esperar.

Agora que você já sabe como ser um corretor de imóveis, deixe um comentário para nós e nos conte suas dúvidas ou experiências!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *