Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Como tirar o Creci para ser corretor de imóveis?

Como tirar o Creci para ser corretor de imóveis?

Quem deseja trabalhar como corretor de imóveis deve transmitir confiança e credibilidade para os clientes. E uma das maneiras de reforçar esses pilares é ter a autorização do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o Creci. Esse documento é uma importante comprovação de que você, profissional, está apto para exercer suas atividades e estará sempre em concordância com as leis de transação e a fiscalização necessária.

Mas, afinal, como tirar o Cresci? Veja, neste artigo, a importância dessa autorização e o passo a passo para que tudo corra bem no processo!

Para que serve o Creci na prática?

Para que serve o Creci na prática?

A regulamentação por meio do Creci mostra que você, como corretor, aplica as regras e a legislação do mercado imobiliário em suas negociações. Assim, tudo ocorre de acordo com os direitos do consumidor e, ainda, assegura seus direitos dentro da profissão. Essa é uma maneira de garantir mais segurança para seus clientes e evitar concorrência com profissionais despreparados e que não atuam com essa carteira em mãos. Seus negócios, então, não apresentam riscos tanto para o vendedor quanto para o comprador e ajudam você a ter uma reputação de sucesso.

Como tirar o Creci?

Como tirar o Creci?

Agora que você entende bem a importância desse documento, é hora de saber exatamente como tirar o Creci. Vamos lá?

Faça um curso de corretagem de imóveis

Em primeiro lugar, você deve passar por um curso técnico de transações imobiliárias ou um curso tecnológico de gestão de negócios imobiliários. O Creci pede que essa qualificação tenha diploma, mas pode ser realizada tanto presencialmente quanto na modalidade online. Por meio dessa formação, você aprenderá o que deve fazer para exercer legalmente sua profissão. A grade curricular deve contar com disciplinas como legislação imobiliária, gestão de equipes, contabilidade, além de um panorama básico sobre arquitetura.

Cumpra as horas de estágio

Durante o curso, você deverá cumprir algumas horas de estágio. O Creci fornece uma autorização para isso, denominada Registro de Estágio. Você deve entrar no site do órgão de seu estado, preencher, imprimir e assinar um formulário, anexar alguns documentos e protocolar seu pedido em uma delegacia seccional ou sub-regional. Com o documento em mãos, você poderá iniciar seu estágio. De acordo com a instituição, ele deverá ser feito junto a um corretor autorizado ou em uma imobiliária.

Providencie a sua documentação

Essa é a parte mais burocrática do processo de como tirar o Creci, porém simples. Basta reunir alguns documentos pessoais indispensáveis para a solicitação da carteira. Veja quais são:

  • documento de identidade, como RG ou CNH;
  • cadastro de pessoa física (CPF);
  • certidão de nascimento;
  • certificado de conclusão do ensino médio com histórico escolar;
  • certificado de conclusão do curso técnico ou superior que permite a atuação no mercado imobiliário;
  • registro de estágio assinado por um corretor autorizado.

Solicite seu registro

Com todas essas etapas em ordem, você já pode solicitar seu registro junto ao Creci. O processo é similar ao do Registro de Estágio: basta entrar no site, preencher corretamente o formulário e protocolar, junto com sua documentação, na mesma delegacia em que você esteve anteriormente. Pronto! Depois disso, apenas lembre-se de se informar a respeito de eventuais taxas para manter sua carteira ativa, que variam entre as diferentes regiões do país.

Agora que você já sabe como tirar o Creci, não adie mais esse momento de se tornar um corretor de imóveis. 

Continue a se atualizar na profissão! Então, que tal, agora, ver como fazer cursos gratuitos e a distância para corretores?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *