Consumidor 3.0: entenda o perfil desse novo cliente

Consumidor 3.0: entenda o perfil desse novo cliente

Vivemos em um mundo globalizado, no qual as informações são um ponto crucial não somente para as instituições financeiras e grandes empresas multinacionais, mas também para os consumidores, que podem agora informar-se antes de finalizar uma compra.

Estes são os consumidores 3.0: pessoas altamente conectadas que pesquisam e analisam muito bem um produto antes de fechar o negócio. O novo tipo de consumidor demanda que as empresas mudem a sua forma de relacionamento com o público e estejam sempre atentas às evoluções do mercado. Assim, para não perder clientes, é preciso que os empreendimentos passem a se adaptar a este novo panorama.

Você verá a seguir uma breve descrição do perfil do consumidor 3.0, além de entender suas características e o que eles esperam das empresas. Acompanhe.

Perfil do consumidor 3.0

Qualquer pessoa conectada com a internet, que se mantenha constantemente atualizada sobre diversos tipos de conteúdo, pode ser considerada um consumidor 3.0. Este público realiza compras pela web, busca nas redes sociais, em páginas de pesquisa e em blogs especializados informações acerca do produto que deseja consumir e sobre os melhores serviços, assim como o melhor atendimento. E não para por aí. Se algo não sair como esperado, esse consumidor vai até suas redes sociais para “botar a boca no trombone”, reclamando da loja e dos vendedores.

Importância do consumidor 3.0 para o mercado

O crescimento do número de consumidores 3.0 está diretamente relacionado ao avanço da conectividade. Com a interação nas redes sociais e a agilidade dos dispositivos móveis, ficou muito mais fácil conectar-se com as empresas e exigir melhores resultados. Este novo comportamento requer do mercado novas formas de atuação e de estratégias para relacionamento com o cliente, como atendimento rápido e personalizado. Assim, as instituições que conseguirem atualizar suas ações, com certeza terão grandes chances de ganhar a empatia destes clientes e vender mais.

Principais características desse consumidor

Agora que conhece um pouco mais o consumidor 3.0, que tal descobrir quais são as suas características principais? Abaixo segue uma lista de algumas das particularidades destes clientes, essenciais para que você consiga identificá-los.

Socialmente conectados

Estes consumidores estão totalmente inseridos no meio digital. Estão conectados a diversas redes sociais e plataformas, como o Facebook, Twitter, Whatsapp e outras. Utilizam esses recursos para ficarem atualizados de tudo que acontece no mundo. Além de as utilizarem para fazer compartilhamentos e críticas.

Altamente informados

Como estão conectados à rede, os usuários possuem uma capacidade de obter informação muito grande. Dessa forma, antes de fechar um negócio ou comprar um produto, eles realizam pesquisas em diversas fontes especializadas e buscam entre outros usuários dados sobre o produto, o atendimento e a empresa. Ou seja, eles se informam muito bem sobre um produto ou serviço antes de realizar a compra.

Sensíveis a preços

Uma das tendências que a internet trouxe é o crescimento das promoções e descontos sazonais. Com isso, os novos consumidores ficaram mais sensíveis aos preços e buscam mais ofertas a cada dia.

Opinativos e confiantes em depoimentos

Como você já pôde perceber, os novos consumidores gostam, além de se informar, de publicar opiniões sobre tudo que julgam como essencial. Com essa ação, eles acabam por ajudar outros consumidores a decidir se realizam uma compra ou não. E, assim como dão opinião, eles buscam comentários de outras pessoas nas redes. Na maioria das vezes, eles valorizam mais as experiências nas redes do que as publicidades feitas pelas empresas.

Os consumidores 3.0 não são quaisquer usuários. Eles são clientes informados e em busca das melhores opções de negócios. Por isso, é sempre importante manter-se atualizado com novos métodos de conquista e manutenção de clientes. Nesse sentido, o marketing passa ser arma poderosa, uma vez que com ele é possível desenvolver métodos para ganhar a confiança dos clientes em potencial.

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.

Quer se aprofundar para ter mais sucesso em seus negócios? Então acesse nosso post sobremarketing imobiliário para corretores e conheça 4 dicas essenciais! Boa leitura!

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