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6 desafios do corretor de imóveis autônomo

6 desafios do corretor de imóveis autônomo

Ter um horário mais flexível, depender somente de si e escolher onde trabalhar e quais tipos de imóveis vender, além de receber o valor integral da comissão. Esses são alguns benefícios que levam muitos profissionais a se questionarem se a melhor opção é trabalhar em uma imobiliária ou se tornar um corretor de imóveis autônomo.

Fato é que somente você saberá responder a essa pergunta, mas, para ajudar, nós podemos falar sobre os desafios que enfrentará ao tomar essa decisão e também algumas dicas para superá-los.

Esperamos que isso possa te ajudar a se preparar melhor para a sua jornada e tomar a decisão mais adequada. Confira o artigo abaixo!

1. Dificuldade de conciliar a vida pessoal e o trabalho

Apesar de esse ser um desafio comum a qualquer corretor de imóveis, quando você é autônomo sofre ainda mais neste aspecto.

Já se sabe que os clientes acabam tendo mais tempo para realizar visitas fora do horário comercial e aos finais de semana, o que pode afetar a sua vida social, coincidindo com eventos, consultas médicas, viagens e outros compromissos pessoais.

Com isso, aliado a uma instabilidade financeira, muitos corretores autônomos ficam desmotivados para investir na carreira e podem desistir no meio do caminho.

Solução

Organize-se o máximo possível e use a tecnologia a seu favor. Atualmente já existem diversos aplicativos e agendas digitais que podem te ajudar a organizar os compromissos profissionais e pessoais.

Além disso, lembre-se de que, apesar de o trabalho ser importante, o descanso e a vida social também são e você não deve deixá-los completamente de lado.

Quanto ao financeiro, você vai precisar se organizar financeiramente. Coloque na ponta do lápis os gastos mensais e guarde dinheiro sempre que puder para conseguir se manter caso as vendas caiam.

2. Carteira de clientes limitada

Se antes a imobiliária te passava leads, agora você vai precisar captá-los por conta própria. Isso é um verdadeiro desafio para quem não entende muito de marketing e é ainda maior caso você seja iniciante, já que não terá contatos e networking que possam te ajudar.

Solução

Para ampliar a sua carteira de clientes, comece por aprender a captar leads. São diversos meios e os canais digitais podem ser uma solução bastante eficiente e econômica. Aprenda sobre marketing digital, marketing imobiliário e marketing pessoal.

Saiba como atrair os clientes usando a internet e desenvolva técnicas de abordagem e de prospecção ativa. Elas serão muito importantes para iniciar a comunicação positivamente. Aprenda também a fidelizar o seu cliente para que ele indique você a amigos e familiares.

3. Necessidade de construir a reputação

Quando o corretor está associado a uma imobiliária ou construtora é a empresa quem faz o trabalho do marketing. Muitas vezes ela tem uma reputação no mercado local ou até mesmo nacional. Sabendo que a confiança é um fator decisivo, isso ajuda a fechar negócios.

Já o corretor autônomo precisa construir a própria reputação, fazer networking e trabalhar a própria imagem para que o cliente confie em seu trabalho.

Solução

A internet ajudou a democratizar o acesso e o compartilhamento de informações. Antes, seria preciso, além de flyers, outros materiais gráficos e investimentos altos para que as pessoas pudessem conhecer o profissional (anúncios em jornais, rádios, revistas, outdoors, TV, entre outros).

Agora já é possível criar um site, perfil nas redes sociais e pagar por anúncios nos buscadores e nos portais imobiliários, atingindo o público com mais assertividade e construindo uma presença online sólida pagando bem menos.

Necessidade de realizar outras funções

4. Necessidade de realizar outras funções

Outro desafio do corretor de imóveis autônomo é que agora ele precisará ocupar funções diferentes para conseguir gerar um bom faturamento no final do mês. Isso inclui ser responsável pela parte de administração, contabilidade, marketing, atendimento, além das atividades de vendas.

Essas tarefas de gestão ocupam tempo e acabam fazendo com que o profissional não tenha o dia todo para, de fato, captar e tratar leads, além de vender.

Solução

Se não existe a possibilidade de contratar ajuda, é muito importante buscar um equilíbrio na rotina. Escolher os horários de menos movimento no atendimento para adiantar tudo o que puder ser feito nas outras áreas.

5. Conhecer a parte burocrática

E por falar em ocupar outras funções, a parte de legislação da área, elaboração de contratos, pagamento de impostos e outras questões burocráticas também serão completamente por conta do corretor. 

Imagine só vender um imóvel de alto custo e depois receber um processo por questões legislativas? A LGPD, por exemplo, é uma questão relativamente nova na área, pouco conhecida pelos corretores, mas muito necessária.

Solução

Não tem um caminho fácil. É importante estar completamente ligado nas novidades do mercado, estudar sobre a legislação, conhecer tudo sobre as necessidades de pagamentos de impostos, compreender a necessidade dos contratos e as possibilidades de rescisões e estar preparado para caso, eventualmente, surja um problema.

6. Destacar-se da concorrência

O mercado imobiliário é competitivo e isso pode ser um desafio para aqueles que pensam que somente um bom papo de vendedor basta. Na verdade, é importante muito esforço.

Para começar, é preciso estar sempre um passo à frente da concorrência. Alguns profissionais terão mais tempo de carreira do que você, outros mais dinheiro para investir em publicidade, outros mais networking.

Solução

O primeiro passo é conhecer a sua concorrência. Quais são os pontos fortes e os pontos fracos? Quais são as “brechas” ou “falhas” nos serviços deles? Como você pode preenchê-los e resolvê-los?

Além disso, para se destacar em meio a uma multidão é preciso ser diferente. Desenvolver sua própria metodologia de vendas, escolher um nicho para atuar e inovar de alguma maneira são algumas das ações que podem fazer com que o cliente escolha você em vez da sua concorrência.

Como você pôde perceber, ser corretor de imóveis autônomo tem desafios substanciais. Porém, se você é uma pessoa proativa, organizada e que gosta de estudar e se aventurar conhecendo outras áreas como administração, marketing e empreendedorismo, essa escolha pode te proporcionar muita felicidade e realizações. Que tal começar já com o pé direito? Nós temos aqui no blog um planejamento de marketing explicadinho passo a passo para você vender mais. Confira!

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