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Como ser um bom corretor de imóveis durante a pandemia

Como ser um bom corretor de imóveis durante a pandemia

A quarentena provocada pela pandemia de Covid-19 trouxe impactos para a economia do país e promoveu a retração do mercado imobiliário no ano de 2020. Esse fato se deu pela maior cautela e pela preocupação dos clientes quanto à aquisição de imóveis nesse momento.

Em meio a esse cenário incerto e ainda desconhecido, os corretores de imóveis que atuam nesse setor devem se adaptar à nova realidade para que possam aumentar as projeções de crescimento e superar as expectativas de vendas. É essencial, então, estar atualizado sobre as novidades e preparado para conseguir lidar com os novos desafios e ter sucesso na jornada.

No entanto, afinal, como ser um bom corretor de imóveis e manter os ganhos? Neste post, vamos trazer as principais informações sobre o mercado imobiliário no contexto da pandemia. Continue a leitura!

O impacto da pandemia sobre a rotina dos corretores imobiliários

A venda de imóveis no Brasil passou por mudanças nos últimos meses, seguindo a tendência de queda na economia e motivadas pela preocupação dos clientes em relação à sua vida financeira e à compra da casa própria. As pessoas têm mais receio de adquirir um bem em virtude das incertezas no mercado.

O distanciamento social decretado pelas autoridades foi uma forma de conter o avanço da pandemia. Como consequência, porém, as visitas presenciais aos imóveis diminuíram. É por isso que os corretores tiveram que buscar alternativas para se adaptar a essa nova realidade. Nesse cenário, as visitas virtuais ganharam destaque, como o tour 360º e a tecnologia da realidade virtual e aumentada.

Neste momento, a melhor providência a ser tomada é criar formas de trazer os clientes para mais perto de você de outros modos que não sejam o presencial. Essa é a hora de prestar mais atenção nos compradores — nos seus hábitos, nos objetivos, nas necessidades e nas preferências com relação aos imóveis. É importante demonstrar empatia, oferecer apoio e se colocar à disposição para tirar dúvidas e resolver problemas.

As novas abordagens para o mercado imobiliário

As novas abordagens para o mercado imobiliário

A pandemia transformou o cenário de compra e de venda de imóveis no país. Sendo assim, como dito, é importante estar atento às mudanças do mercado imobiliário e saber como lidar com essa realidade nos próximos anos. Então, conheça, a seguir, as novas abordagens e os desafios que o corretor terá que enfrentar.

Mudanças no perfil do consumidor

O comportamento dos clientes que estão em busca de comprar, vender ou até mesmo alugar um imóvel mudou. Foi-se o tempo em que era necessário pesquisar sobre o mercado imobiliário em jornais e ver anúncios e placas na frente dos imóveis.

Os clientes, hoje, usam a internet e estão mais conectados com o mundo online por meio de seus smartphones. Com isso, eles passam a receber cada vez mais informações de seu interesse na palma das mãos, bastando pesquisar o assunto nos mecanismos de busca. Essa facilidade faz com que eles se tornem mais confiantes e informados antes do momento de concluir a negociação de um bem, seja de qual tipo for.

Uso da tecnologia

O atendimento passou a ser realizado de modo online e virtual. Diante desse cenário, surgem as tecnologias providas de Inteligência Artificial como grandes aliadas, por exemplo, os chatbots e a instalação de canais omnichannel.

Os conceitos de tour 360º, de realidade virtual e de realidade aumentada trouxeram uma nova forma de visitar e de conhecer mais as instalações dos imóveis. Os clientes, desse modo, podem ter uma noção mais realística sobre o tamanho dos cômodos e sobre as condições do local, como instalações elétricas, hidráulicas, fachada etc. — tudo isso sem sair de casa.

Além disso, o uso de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) também vem ganhando cada vez mais destaque como uma boa estratégia para organizar a rotina dos corretores e permitir que eles prestem um bom trabalho para os seus clientes. Essa ferramenta automatizada tem a função de auxiliar nas tarefas dos profissionais, atuando no gerenciamento do relacionamento com os compradores. Essa otimização da rotina proporciona maior economia de tempo e melhora o trabalho do corretor.

Importância de marcar presença online

O uso crescente da internet (redes sociais, blogs e sites) proporcionou mais uma alternativa para impulsionar o crescimento dos corretores de imóveis. Atualmente, é possível marcar presença online com o objetivo principal de ser visto e de ganhar mais visibilidade perante o público-alvo.

É possível criar um perfil nas redes sociais representando você, como corretor — ou a sua imobiliária —, ou um blog para apresentar o seu trabalho. Uma boa ideia é investir em estratégias de marketing para melhorar a sua reputação, proporcionar mais autoridade e aumentar a sua credibilidade e a confiança diante do seu público. Crie conteúdos úteis e relevantes para os leitores, interaja com eles e demonstre a sua seriedade.

Disponibilização de canais para os clientes

É imprescindível fornecer canais de comunicação direta para os seus clientes, afinal, eles gostam de ser ouvidos e de ter a certeza de que terão o suporte necessário quando precisarem. Essa estratégia traz mais segurança e confiança para os consumidores, além de ser uma boa alternativa para aumentar o seu valor profissional perante o mercado.

Além do contato por telefone, você pode investir em outros mecanismos mais simples e modernos, que proporcionam mais conforto, mobilidade e praticidade. É possível implementar chatbots nos sites, como dito, e investir em estratégias de comunicação por WhatsApp, Skype e redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

A necessidade da persuasão nas vendas

A necessidade da persuasão nas vendas

Um corretor de imóveis deve saber utilizar técnicas de persuasão de vendas com o intuito de despertar o interesse nos clientes e de fazer com que eles enxerguem valor no imóvel. Esses profissionais devem dominar habilidades para influenciar o comportamento do consumidor e levá-lo a concluir a negociação.

Para isso, você deve estabelecer, inicialmente, uma conexão com o indivíduo e saber que é melhor escutar do que falar em primeiro lugar. Conheça o perfil desse consumidor e saiba do que ele precisa.

Se você quer obter altos ganhos e se destacar na carreira, é importante descobrir como ser um bom corretor de imóveis. Apesar de o mercado ter sofrido uma retração e apresentar algumas incertezas, tudo indica que a situação vai melhorar nos próximos meses. É por isso que você precisa estar preparado, capacitado e de olho nas novidades para aproveitar todas as oportunidades que surgirão.

Entendeu como ser um bom corretor de imóveis mesmo diante de cenários adversos? Quer atuar profissionalmente nesse ramo e descobrir como conquistar o seu espaço no segmento? Veja, agora, como iniciar no mercado imobiliário e construir uma carreira de sucesso!

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