Corretor de imóveis: é possível vender durante a crise?

Corretor de imóveis: é possível vender durante a crise?

A crise financeira afetou todos os segmentos da economia e não foi diferente com o mercado imobiliário. O setor, que é bastante próspero no Brasil e vinha crescendo vertiginosamente nos últimos anos, de repente ficou estagnado, reduzindo seu desempenho consideravelmente.

Nesse contexto, a vida do corretor de imóveis ficou bem mais difícil. Afinal, vender imóveis se tornou uma tarefa bem mais complexa e que passou a exigir um estudo detalhado do mercado, com atenta observação de alguns fatores específicos.

Como todo momento desfavorável é também propício às boas ideias, algumas atitudes estratégicas e criatividade, é possível se diferenciar da concorrência e conseguir bons números no final do mês.

Quer descobrir como fazer isso? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir.

Capriche na apresentação

Capriche na apresentação

O primeiro passo para qualquer corretor de imóveis vencer a crise começa na própria apresentação. É natural que, em um momento de muito receio e comedimento nos investimentos, as pessoas só queiram trabalhar com quem passa um ar de profissionalismo e seriedade.

Vestir-se bem, ter um vocabulário adequado e manter a polidez são atitudes essenciais para turbinar o seu marketing pessoal. Ainda que o uso de terno e gravata não seja imprescindível, roupas sociais, asseadas e de boa qualidade já fazem muito pela própria imagem e desempenho.

Atualize-se o quanto puder

Atualize-se o quanto puder

Uma boa performance no trabalho exige os conhecimentos certos e também o bom corretor não pode viver no passado. Nesse sentido, para estar atento às mudanças e tendências que ocorrem no setor imobiliário o ideal é estudar, investindo em eventos, palestras e cursos de aperfeiçoamento. Eles detalham os fundamentos da função, trazem as novidades referentes ao assunto, potencializando sua argumentação e dando maior poder de convencimento no trato com os clientes.

Se você não quiser gastar dinheiro, a internet pode ajudá-lo nessa tarefa pois existem muitos conteúdos disponíveis gratuitamente, além de vários blogs e fóruns de discussão online que debatem os temas pertinentes ao mercado imobiliário.

Acerte na precificação

Acerte na precificação

Especialmente em um momento de contenção econômica, o profissional que errar na precificação pode perder diversos clientes. Por isso, é fundamental ficar muito ligado nas tendências do mercado e saber exatamente quais valores estão sendo praticados em uma determinada região, tanto para venda quanto para a locação de imóveis.

Esteja sempre disponível

Esteja sempre disponível

A tecnologia facilitou bastante a vida do corretor de imóveis com os meios baratos e eficazes de estarmos acessíveis 24 horas por dia. Com o celular ligado, os aplicativos de comunicação como o WhatsApp, por exemplo, permitem um contato direto, em tempo real com pessoas de qualquer parte do planeta.

Os e-mails também são uma maneira de acesso muito eficiente principalmente para as pessoas que gostam de se comunicar de modo mais formal. Portanto, é importante checar também sua caixa de entrada ao menos uma vez por dia e não demorar para responder as mensagens recebidas.

Invista em marketing digital

Invista em marketing digital

O marketing digital vem ganhando espaço e tomando o lugar das formas mais tradicionais de divulgação. Além de seu custo mais acessível, ele tem um alcance maior e gera notoriedade e credibilidade para o corretor de imóveis.

Tanto um blog quanto um bom site, por exemplo, são espaços interessantes para que você publique conteúdos relevantes, destinados aos clientes que você quer atrair e isso contribui para dar mais credibilidade ao seu trabalho. Campanhas de e-mail marketing, com propostas bem direcionadas, também podem ter um excelente resultado.

Tenha um bom networking

Tenha um bom networking

No mercado imobiliário muitas oportunidades surgem nas redes de relacionamento profissional e quem não estiver em contato constante com outros profissionais acaba ficando para trás. Por isso, todo bom corretor de imóveis sabe que não pode abrir mão de um networking.

Invista na reciprocidade, no compartilhamento de informações e serviços indicando aos colegas de profissão os clientes que desejam propriedades que não estejam na sua área ou que não sejam de sua carteira de negócios. Dessa forma, você será lembrado na hora em que surgir algo propício para você.

Faça uma boa pós-venda

Faça uma boa pós-venda

O papel de um profissional competente não acaba quando o cliente assina o contrato. Entre em contato para saber se o comprador ou locatário ficou satisfeito com a escolha, se colocando disponível para responder dúvidas ou receber sugestões. Dessa maneira, aquela pessoa não só vai indicá-lo para parentes e amigos, como também vai procurá-lo na hora em que quiser fazer outra transação dessa natureza.

Conheça o perfil dos seus clientes

Conheça o perfil dos seus clientes

A melhor forma de atender as expectativas da sua persona é saber quais são suas necessidades, desejos, anseios, medos, hábitos de vida e objetivos. Pergunte o que ela deseja com a compra de um imóvel para entender melhor qual é o tipo de propriedade que sonha adquirir. A partir dessas informações, você terá condições de definir as melhores estratégias a serem colocadas em prática, a fim de satisfazer e fidelizar esses clientes, captar novos leads e realizar mais vendas.

Aposte no poder da indicação

Aposte no poder da indicação

O mercado imobiliário é um ramo bastante dinâmico e competitivo. Existem muitos corretores investindo pesado no desenvolvimento da carreira. Portanto, para não ficar para trás, e ter sucesso na profissão, é necessário ter uma boa performance profissional a fim de conquistar a confiança e a satisfação dos clientes.

Afinal, um cliente feliz e satisfeito, tanto com o negócio realizado quanto com a qualidade do atendimento recebido, atua como um verdadeiro agente propulsionador dos seus serviços. Sempre que surgir uma oportunidade, ele o indicará para amigos, familiares e colegas de trabalho, por exemplo.

Esse é um fator que ganha ainda mais relevância em épocas de crise, quando há preocupação e contenção de gastos por parte dos clientes e incertezas no fechamento nos negócios do setor imobiliário.

Portanto, a melhor estratégia para manter a sua renda é apostar numa assistência qualificada de toda a sua rede de contatos. Com uma alta performance, você terá mais possibilidades para fechar contratos e aumentar a sua visibilidade e respeitabilidade perante o mercado.

Aumente o comprometimento com todas as suas atividades

Aumente o comprometimento com todas as suas atividades

Você deve dar atenção para o negócio, como um todo, entregando as tarefas no prazo, cumprindo as metas que foram estipuladas, organizando a rotina e descobrindo as estratégias que ajudem a otimizar ainda mais as suas atividades. Esse comprometimento com todos os detalhes é fundamental. Uma boa dica é estudar sobre planejamento de vendas.

Outra prioridade é pensar sempre no bem-estar do seu cliente. Saber como dialogar com ele e com os colegas, ter um discurso convincente, uma postura ética e atitudes proativas são características que muito contribuirão para que a sua carreira se desenvolva cada vez mais.

Teste abordagens diferenciadas

Teste abordagens diferenciadas

Outra estratégia bastante eficiente, e que costuma trazer efeitos positivos, é testar abordagens diferenciadas conforme o seu nicho de atuação. Principalmente em tempos de crise, você deve ir além do senso comum e oferecer serviços exclusivos, personalizados.

Com o mercado já saturado de profissionais, para ter sucesso no ramo imobiliário você terá que fazer seu cliente se sentir especial, único. Quanto mais você se destacar nesse sentido, mais se tornará inesquecível, e maiores serão as chances de realizar ótimas transações.

Então, aposte também na apresentação de seus serviços e na descrição dos imóveis de uma forma mais atrativa, e sempre destacando os pontos positivos de tudo.

Inclusive, vale oferecer auxílio na gestão dos documentos exigidos pela lei. Isso poderá ser um plus que muito otimizará o trabalho dos consumidores, demonstrando que você está preocupado com o bem de todos os envolvidos no negócio.

Esteja sempre disposto a inovar

Esteja sempre disposto a inovar

Estude as últimas tendências no ramo dos imóveis e, a partir de então, adapte os seus serviços. O recomendado é obter indicadores do comportamento dos clientes e gerar insights. Entregue além do que o consumidor está esperando.

Todo corretor que deseja se destacar no mercado precisa pensar fora da caixa, quebrar alguns padrões tradicionais de atuação, buscar metodologias e soluções criativas a fim de surpreender os clientes. Tenha a certeza que isso estará melhorando a sua vida, o seu humor, a sua disposição para o trabalho diário. Inovar é se tornar uma nova pessoa, é se reinventar!


Foque na comunicação e na mobilidade

Foque na comunicação e na mobilidade

A rotina dos corretores de imóveis costuma ser bastante corrida e cheia de atividades. O trabalho inclui visitar os melhores imóveis e escolher aqueles que mais se adequam ao perfil e exigências dos clientes, acompanhá-los na visitação das propriedades selecionadas, listar os documentos exigidos e até mesmo comparecer ao cartório para auxiliá-los em todas as etapas do processo de compra ou locação.

Trata-se de um trabalho que pode se tornar predominantemente externo, com os profissionais passando a maior parte da sua jornada na rua, longe do escritório. Nesse sentido, é importante utilizar os canais de comunicação como forma de estar presente. Novamente, a tecnologia pode se tornar uma excelente aliada.

Pelos diversos aplicativos de envio de mensagens, gratuitamente também é possível a realização de chamadas de áudio e ou de vídeo, que aproximam as pessoas e facilitam a comunicação, minimizando a ocorrência de equívocos. Por essa razão, entre outras, os corretores têm utilizado o WhatsApp, o Messenger, Skype, Hangouts para resolver questões com seus clientes e até mesmo com a imobiliária, caso sejam profissionais vinculados.

Cada canal mencionado apresenta suas características próprias. Contudo, todos têm em comum o fato de serem excelentes ferramentas para otimizar o diálogo e permitir a comunicação ao vivo, a proximidade. Além disso, também oferecem a funcionalidade de envio de arquivos — fotos e vídeos dos imóveis e dos documentos necessários para efetivar a negociação perante o cartório, por exemplo, agilizando a burocracia inevitável.

Dica extra

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa nutri-la para continuar dando frutos.

A tarefa de vender durante a crise é desafiadora, mas o corretor de imóveis pode se adaptar à realidade e tentar oferecer o melhor serviço possível. Afinal, o profissional de sucesso é aquele que estuda o movimento do mercado imobiliário e se desloca rumo sua adaptação ao meio.

Tem vontade de se destacar na carreira? Então, você deveria atuar de forma vinculada com uma imobiliária! Entre em contato com a gente e saiba mais detalhes de como isso é possível!

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2 comentários em “Corretor de imóveis: é possível vender durante a crise?”

  1. Samuel disse:

    Muito útil.estao de parabéns

  2. Samuel disse:

    Tem me ajudado muito,No meu dia a dia.
    Parabéns

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