
Corretor de imóveis: esclarecemos 6 mitos para você!
Um bom corretor de imóveis nunca desiste de sua carreira, ele insiste e persiste aproveitando sempre todas as oportunidades.
Se ingressar nesse mercado é o seu sonho, prepare-se para escutar muita coisa desmotivadora, mas nem tudo que se ouve por ai é verdade! Vamos esclarecer os principais mitos por trás dessa profissão. Veja só:
1. Um bom corretor nasce pronto
Vender não é apenas uma questão de dom. Temos que admitir que existem pessoas com mais facilidade para determinadas áreas do que outras, claro, mas a maioria dos atributos de um bom vendedor podem ser aprendidos e treinados.
Para atingir a excelência, é necessário muita dedicação e estudo, além disso, ninguém se torna o melhor da noite para o dia, não é? A experiência é um fator determinante. Quanto mais tempo se desenvolve a mesma atividade, mais técnicas são aprendidas.
2. Existe uma fórmula mágica para vender
Infelizmente, isso é uma mentira, mas seria o sonho de todo profissional que trabalha com vendas. Para ser um bom corretor você tem que entender que cada cliente é uma pessoa diferente e deve saber exatamente o que ele espera dos seus serviços.
O que funciona em uma negociação pode colocar tudo a perder em outra. É uma questão de aprender a reconhecer os perfis e saber lidar com os problemas que aparecerem de forma satisfatória para todas as partes.
3. O mercado imobiliário está ruim
Sabemos que a economia brasileira não está das melhores, mas isso não é desculpa. Trabalhar nesse mercado é saber aproveitar cada oportunidade que aparece.
Sempre vai ter alguém querendo comprar, então, para se sair bem basta identificar qual o perfil dos atuais compradores e o que eles procuram exatamente.
4. Os clientes não sabem o que falam
Um erro na hora de negociar um imóvel é achar que o cliente não sabe do que está falando. Em uma relação comercial, o consumidor quer se sentir valorizado e se cada vez que ele tenta expor um problema ou crítica é interrompido, pode acabar desistindo da compra antes mesmo de chegar à fase de negociação.
Escute todas as críticas e problemas apresentados e proponha soluções.
5. Para ser um bom corretor de imóveis, não se pode perder uma venda
Nem toda negociação é concretizada — e quando isso acontece, não precisa se culpar. Seu trabalho não é convencer o cliente a qualquer custo e sim apresentar as vantagens do seu produto.
A decisão final cabe ao cliente e se ele toma uma decisão precipitada você terá uma insatisfação nas mãos. Ajude-o nessa fase de escolha se colocando a disposição para eventuais dúvidas.
6. Imóveis baratos são fáceis de vender
Não é só o preço que determina a venda de um imóvel, portanto, o corretor deve conhecer todos os benefícios que ele oferece também. Seu produto deve ser valorizado e apresentado como um excelente custo-benefício.
Se você nortear toda sua técnica de vendas em cima do preço baixo, o cliente pode acabar desvalorizando seu produto e procurando outros imóveis.
Convencido a encarar a empreitada dessa carreira cheia de desafios e recompensas? Quer saber mais sobre como se tornar um bom corretor de imóveis? Leia nosso artigo com 10 dicas sobre como ser um corretor de sucesso!