Corretor de imóveis: melhorando o relacionamento com os clientes

Corretor de imóveis: melhorando o relacionamento com os clientes

Pela natureza do seu trabalho, o corretor de imóveis precisa apostar alto no relacionamento com os clientes. Isso porque os imóveis, que são o foco do seu trabalho, possuem alto valor, tanto do ponto de vista financeiro quanto emocional. Pense bem e perceberá que é impossível vender para alguém algo tão caro sem cultivar com essa pessoa uma relação de respeito e confiança.

Então, para o corretor que pretende aumentar – e manter – a carteira de clientes, investir alto no relacionamento com eles é fundamental.

Corretor de imóveis X clientes

O potencial comprador chega ao corretor sem saber com quem está tratando e pode mostrar-se até mesmo um pouco reativo. Para contornar essa e outras dificuldades típicas do início da relação com ele, é importante adotar tal postura que seja capaz de inspirar tranquilidade e credibilidade nessa etapa vital do processo de uma venda. Dessa maneira, você estará aumentando suas chances de ver o lead transformar-se em um cliente.

Abordando o cliente da forma certa

Desde o primeiro atendimento, evite bombardear o seu cliente com mais informações do que ele pode efetivamente absorver. Seja simpático, leve, na medida. Espere as oportunidades certas para encaminhar o diálogo para onde você quer, ou seja, para o produto que será oferecido.

Outro ponto essencial a considerar na abordagem ao cliente diz respeito à forma de falar e conduzir a conversação: usar um tom formal, porém amistoso e alinhado ao de seu cliente, o aproximará de você.

Confiança: a base do relacionamento com o cliente

A partir do momento em que o cliente coloca os olhos no corretor, inicia sua busca por elementos que lhe forneçam a necessária confiança à continuidade do processo de compra. Caso ele não encontre nada nesse sentido, seguirá em outro rumo. Por isso, começando pela roupa que você usará e indo até seus argumentos de venda, tudo precisa ser previamente pensado de forma a transmitir confiabilidade.

Assim, evite a todo custo vestir-se inadequadamente e usar gírias e jargões profissionais ao tratar com o seu cliente.

Problemas do cliente: trate-os como seus

As dores, angústias e anseios do seu cliente, relacionados à compra de um imóvel, devem ser tratados como se pertencessem a você, já que, quanto mais você sentir desse modo, maior será sua empatia com ele. Consequentemente, você se empenhará ao máximo para direcionar esse cliente ao produto mais adequado às suas necessidades.

Argumentos do cliente

Os argumentos do seu cliente são merecedores de toda a sua atenção, nunca os desconsidere. O que para você pode parecer um pequeno detalhe, para o seu cliente pode significar a diferença entre comprar ou não determinado imóvel. Portanto, fique atento a tudo o que ele disser. Fazendo isso, você se tonará profundo conhecedor das motivações que levam aquela pessoa a preferir um tipo de imóvel, um bairro, um estilo de vida.

Jamais conteste a fala do seu cliente ou a rebata sem pesar cuidadosamente qual a maneira de fazê-lo sem causar uma reação negativa. Deixe claro que entende e valoriza o que ele está dizendo e vá conduzindo a conversa aonde você quer chegar: a realização da sua intenção de venda.

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.

O corretor de imóveis atento a todos os aspectos acima descritos estará apto a melhorar – e muito! –  o relacionamento com o cliente, fidelizá-lo e, dessa forma, impulsionar as vendas. Afinal, dedicar sua atenção a um cliente, acompanhá-lo com cortesia e estar à sua disposição em todas as etapas de uma aquisição imobiliária (inclusive no pós-venda) resultará em bons motivos para ele desejar voltar a fazer negócios com você!

Que tal colocar já nossas dicas em prática? Mas, antes, comente conosco de que maneira você encara o relacionamento com os seus clientes!

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Um comentário para “Corretor de imóveis: melhorando o relacionamento com os clientes”

  1. Pedro Bernardino Filho disse:

    Muito esclarecedoras as dicas sobre a postura do Corretor de Imóveis diante co cliente. Sou grato pelo aprendizado. Abraço.

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