Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Como crescer na carreira imobiliária?

Como crescer na carreira imobiliária?

Exercer a profissão de corretor de imóveis oferece diversas vantagens, como autonomia, rotina flexível e possibilidade de altos ganhos. Por ser uma carreira com muitos atrativos, muitos profissionais de outras áreas migram para o setor. Porém, para crescer na carreira imobiliária, o iniciante deve investir em alguns pontos, como capacitação, estudo do mercado e uso de novas tecnologias.

Se você decidiu ingressar no mercado de imóveis por ser uma área promissora, tomou a decisão certa, mas é provável que esteja se perguntando como deve fazer para crescer nessa carreira. É normal se sentir em dúvida no início. Afinal, o mercado de imóveis é vasto e está repleto de opções de atuação. Por isso, quem começa precisa de algumas orientações e referências básicas.

Neste artigo, vamos fornecer algumas dicas essenciais para você crescer na carreira imobiliária de maneira sólida. Venha descobrir!

Planeje sua carreira de corretor imobiliário

Para crescer nesse mercado, é importante fazer um planejamento profissional. Analise suas aptidões, habilidades e experiências, e identifique as áreas em que você necessita de mais conhecimentos. Para obter o registro no Creci, por exemplo, o corretor deve frequentar um curso profissionalizante para corretores de imóveis que dura alguns meses.

A carreira também deve ser planejada de acordo com a modalidade de trabalho do corretor. Se você deseja atuar como autônomo, por exemplo, vai precisar se organizar com suas próprias planilhas, agendas e calendários.

Defina ainda qual sua área de atuação preferencial e mantenha o foco, como venda de imóveis comerciais ou residenciais; terrenos em zonas rurais ou imóveis em zonas urbanas.

Estude bem o mercado imobiliário

O corretor iniciante deve estudar e se informar sobre as características e as especificidades do setor imobiliário. Também é importante se manter a par das mudanças atuais no mercado, como foi o caso dos impactos da pandemia no setor de imóveis.

Procure saber sobre a existência de novos empreendimentos e projetos por parte das construtoras e mapeie os bairros e as ruas mais valorizadas da sua região de atuação.

Estude também as plantas dos imóveis, as possibilidades de financiamento pelos bancos e a situação do mercado financeiro. Informe-se sobre as tendências do mercado, assinando newsletters e seguindo blogs e sites especializados.

Aprenda técnicas de vendas

Conhecer bem técnicas de vendas em geral é de grande utilidade para o corretor de imóveis para conduzir boas negociações. Afinal, ele precisa ser convincente junto aos seus clientes para fechar negócios.

Dessa forma, é preciso ter boas habilidades de comunicação e persuasão. Leia livros, faça cursos presenciais ou virtuais, assista a vídeos e estude apostilas sobre técnicas de vendas. Os resultados serão ainda melhores se os conteúdos forem voltados para vendas de imóveis.

Conte com bons parceiros para crescer na carreira imobiliária

Conte com bons parceiros para crescer na carreira imobiliária

Em um mercado competitivo, contar com parcerias de valor faz toda a diferença. As parcerias são essenciais no ramo imobiliário, sobretudo para os corretores autônomos. Uma dos maiores benefícios das parcerias é o aumento da carteira de clientes, o que ajuda muito um corretor iniciante.

No entanto, o profissional deve procurar parceiros válidos. Por isso, antes de fechar as parcerias, levante o histórico dos profissionais e das empresas e suas referências. Dê preferência a corretores que complementem o seu perfil para evitar concorrência com seus parceiros.

Mantenha uma boa apresentação pessoal para transmitir segurança

Para crescer na carreira imobiliária, é importante estar sempre apresentável para os clientes. E você pode adotar um look mais moderno ou mais sóbrio; o importante é que seja vistoso e transmita confiança.

É importante lembrar que uma boa apresentação não envolve apenas o uso de roupas elegantes. O profissional deve ser educado, ter uma linguagem corporal receptiva, ter um vocabulário polido e usar o humor nos momentos certos. Esses aspectos passam segurança para clientes e parceiros.

Aprimore sua capacidade de resiliência diante dos obstáculos

O corretor de imóveis deve ser resiliente para ser bem-sucedido. Dessa forma, ele não deve se deixar abater diante de obstáculos, mantendo o foco em seus objetivos. Negativas de clientes acontecem no cotidiano de qualquer vendedor, e o corretor deve ser capaz de seguir em frente para crescer na carreira imobiliária. 

Siga o código de ética do corretor de imóveis

Para ter sucesso nessa carreira, é importante seguir o Código de Ética que rege a profissão, determinado pelo Creci. O corretor deve exercer suas atividades com dignidade, respeito e cordialidade.

Não deve jamais cometer atos criminosos em seu próprio benefício, tampouco agir de forma omissa. Ao seguir as regras do código de ética do setor, o corretor é visto como um profissional respeitado por clientes e parceiros, tornando-se uma referência no mercado. Além disso, evita problemas com a Justiça. 

Seja sempre atencioso com os clientes e parceiros

O bom relacionamento com os clientes, como compradores, locatários e proprietários, é um dos pilares da carreira do corretor. Por isso, nessa carreira, não demore muito tempo a responder quem entra em contato com você.

Há muitas ferramentas de comunicação instantânea, como o WhatsApp, para retornar com rapidez aos clientes. Verifique seus e-mails diariamente e retorne os telefonemas em no máximo 48 horas.

Dominar técnicas de marketing de relacionamento para corretores também ajuda muito nas estratégias para atrair e fidelizar clientes. Dessa forma, você consegue proporcionar uma experiência positiva ao consumidor em todas as etapas do negócio por meio de um atendimento diferenciado e amplo. A personalização do atendimento e uso das redes sociais fazem parte dessas técnicas. 

Não abra mão das novas tecnologias

A internet é hoje o principal meio de busca de imóveis. Muitos corretores acabaram ficando para trás por não se atualizarem em relação ao uso da internet, com os principais softwares necessários e as redes sociais. Por isso, aprenda a usa de forma eficiente sites, aplicativos e redes para crescer na carreira.

No mercado de imóveis, as empresas e os profissionais que investiram no uso das tecnologias saíram na frente da concorrência. Ferramentas digitais auxiliam o corretor desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda.

Ao seguir esses passos, você vai conseguir crescer na carreira imobiliária de maneira sólida e planejada. É preciso investir em formação, usar técnicas de marketing de relacionamento, manter uma boa apresentação pessoal e manter a força de vontade.

Um dos passos para ser um profissional de sucesso no setor imobiliário, como vimos, é investir em conhecimento. Então, confira agora mais alguns motivos para você investir em sua própria capacitação!

Banner rodapé
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *