Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Quais são os principais desafios do mercado imobiliário em 2021?

Quais são os principais desafios do mercado imobiliário em 2021?

A pandemia de covid-19 trouxe impactos para a economia do país e intensificou os desafios do mercado imobiliário. Nesse cenário de incertezas, os profissionais que atuam no setor precisam se adaptar à nova realidade de distanciamento social e de maior cautela na negociação por parte dos consumidores.

Nesse sentido, é importante estar preparado para conseguir lidar com os obstáculos atuais com algum sucesso. Durante a quarentena, foi possível adquirir alguns aprendizados que farão parte da experiência profissional de corretores, vendedores e outros profissionais do ramo. Essas lições devem perdurar mesmo após o período de pandemia.

Da mesma forma, os corretores de imóveis devem se manter atentos diante dessa nova realidade e atualizados com as novidades. Afinal, esse ramo promete trazer muitas tendências para os próximos anos.

Quer se preparar para enfrentar os desafios do mercado imobiliário em 2021? Existem algumas projeções para esse setor após o período de pandemia. Ficou curioso para saber? Então, leia este post e saiba como você pode enfrentar esses obstáculos com sucesso!

As mudanças do mercado imobiliário

As mudanças do mercado imobiliário

Conheça as novidades que vêm revolucionando o setor imobiliário e tendem a permanecer no pós-pandemia.

Home office

O distanciamento social fez com que muitas empresas adotassem o regime de home office para seus funcionários. Assim, as pessoas começaram a trabalhar de casa e passar boa parte do dia dentro de suas residências. E aí surgiu a necessidade de investir em cômodos adaptados para os moradores, o que se nota pela busca cada vez maior por imóveis com escritório ou com um cômodo mais silencioso, com bom número de tomadas e boa iluminação.

Espaços coworking

A busca por espaços coworking também aumentou de forma significativa nos últimos meses. Esse é o modelo ideal para as pessoas que precisam trabalhar remotamente, mas não conseguem fazer isso em casa. Esses ambientes são compartilhados por vários profissionais que, em troca, pagam um valor fixo ou conforme a hora e os dias de uso do espaço.

Imóveis com cômodos mais espaçosos

O isolamento social fez com que as famílias passassem a maior parte do tempo juntas, dentro de casa. Esse hábito fez surgir a necessidade de cômodos mais espaçosos e que consigam trazer conforto e bem-estar para os moradores. Atentas a essa nova tendência crescente de busca por apartamentos maiores, as construtoras promoveram mudanças na planta dos imóveis em construção, uma vez que a metragem de alguns ambientes foi redefinida.

Paisagismo

Ao passar mais tempo em casa, as pessoas começaram a valorizar mais o contato com a natureza e hábitos simples, como passear ao ar livre, aproveitar o dia de sol e respirar ar puro. Essa necessidade fez aumentar a busca por imóveis com áreas verdes e espaços abertos, como terraços e varanda com jardins verticais e gramados.

Diante disso, o paisagismo ganha destaque, como uma arte que ajuda no planejamento e na criação de projetos que visam à preservação de espaços abertos e à introdução de elementos naturais, levando em consideração os conceitos ecológicos e sustentáveis.

Desafios do mercado imobiliário em 2021

Desafios do mercado imobiliário em 2021

A pandemia redesenhou o cenário de compra e venda de imóveis. Conheça, agora, os maiores desafios que o mercado imobiliário está enfrentando ou terá de lidar nos próximos anos.

O perfil do consumidor mudou

O comportamento dos clientes interessados na locação e na compra e venda de imóveis sofreu mudanças. Como eles estão mais conectados na internet por meio de seus smartphones e computadores, o universo online transformou radicalmente o perfil desse público. O consumidor se tornou mais exigente nas suas escolhas. Além disso, está mais informado sobre as novidades e as tendências do mercado, ou seja, ele pesquisa cada vez mais antes de concluir a negociação de um imóvel.

Isso ocorre porque esses consumidores têm uma infinidade de informações na palma da mão. Em outras épocas, era necessário abrir o jornal e pesquisar os anúncios ou anotar o telefone do proprietário nas placas e outdoors na fachada do imóvel ou do empreendimento. Atualmente, basta acessar as plataformas especializadas na divulgação de imóveis.

Aprovação de linha de crédito

O financiamento é uma alternativa muito comum para quem tem o sonho da casa própria, mas não dispõe do valor integral para quitar o imóvel. Desse modo, o banco ou outra instituição financeira exige que o consumidor apresente a sua documentação e solicite a aprovação de crédito imobiliário. Caso seja autorizado, o crédito é liberado e o financiamento é concedido.

Atualmente, um dos grandes desafios é a aprovação do crédito. Com a pandemia do coronavírus e a consequente retração da economia e o aumento no número de desemprego, muitas pessoas passaram por uma intensa instabilidade na vida financeira e perderam o poder de compra. Nesse sentido, a aprovação de crédito pelo banco pode ser prejudicada.

Necessidade de marcar presença online

Os consumidores estão cada vez mais conectados na internet, em redes sociais, sites, blogs e fóruns de discussão. Nesse cenário inovador, é importante que as imobiliárias e corretores marquem presença online para ganhar mais visibilidade. Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Por isso, o recomendado é criar um site e um perfil nas redes representando o seu negócio. A partir daí, publique os seus anúncios de imóveis, passe a compartilhar conteúdos interessantes e comece a interagir com os seus seguidores. Essa estratégia trará mais autoridade e vai fortalecer o seu nome no mercado.

Uso da tecnologia para o auxílio no atendimento

Os corretores e as imobiliárias precisam oferecer um atendimento virtual ágil e eficiente. A otimização desse serviço influencia diretamente na decisão de compra dos clientes. Nesse sentido, ganha destaque o investimento em tecnologias fabricadas com Inteligência Artificial, como os chatbots e a implementação do canal Omnichannel.

O ano de 2020 foi marcado pelo surgimento de desafios no mercado imobiliário, mas, apesar de algumas incertezas, o cenário é promissor para os próximos anos. Portanto, se você atua nesse setor, precisa estar preparado para as mudanças e deve estar apto a reconhecer as oportunidades que podem surgir.

Ficou interessado em construir carreira no mercado imobiliário? Quer saber como conquistar o seu espaço nesse ramo? Conheça as nossas dicas que todo corretor de imóveis iniciante deve saber para ter sucesso na profissão.

Banner rodapé
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *