Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

6 dicas para fazer vídeos de imóveis

6 dicas para fazer vídeos de imóveis

Você certamente já deve ter notado que há uma nova tendência na forma como as imobiliárias e os corretores divulgam seus imóveis, não é mesmo? Estamos nos referindo aos anúncios feitos em formato de vídeo. A ideia faz com que a busca por apartamentos e casas seja ainda mais prática e dinâmica e fortifica a imagem da imobiliária e do corretor. É por isso que vamos apresentar as melhores dicas para fazer vídeos de imóveis neste texto!

Pesquisa mostra que o consumo de vídeo na Internet cresceu 165% aqui no país nos últimos cinco anos. Um número que comprova a importância de investir nesse formato de divulgação. Os vídeos são práticos e facilitam o entendimento de vários conteúdos, afinal de contas, contam com elementos como imagem e áudio e podem ter efeitos especiais, trilha sonora e legendas explicativas.

Para um corretor, essas são características que representam grandes novas possibilidades. Com os vídeos, é possível inovar o movo como divulga seus imóveis e garantir ainda mais visibilidade na web. Quer conhecer as dicas que trouxemos para você? Então acompanhe e veja como fazer vídeos incríveis! Boa leitura!

Conte uma história

1. Conte uma história

Antes de começar a gravar um vídeo, você tem que saber que o que evolve é a história. E por essa razão, o ideal é que você pense em contar uma ótima história quando for criar vídeos de imóveis. Pode ser que não seja tão simples de entender. Afinal de contas, quando falamos sobre história, normalmente pensamos em cenário, personagens, enredo etc.

É claro que isso é uma grande verdade. Mas neste caso, a história ter somente um elemento, que é o enredo (uma das coisas mais fundamentais que você deve utilizar). Isso porque é o enredo que vai conduzir qualquer mensagem. É por meio dele que você vai poder estruturar um começo, um meio e um fim.

Você deve estar pensando: mas e quando eu só for filmar ambientes de uma casa? Pois saiba que é possível colocar um enredo. Quer um exemplo para que fique mais claro? Bom, você pode começar o vídeo abrindo a porta principal da casa, simulando alguém entrando e passando pelos cômodos do imóvel. Você pode produzir uma locução com um texto que vai vir em cima das imagens. Isso certamente vai conduzir muito bem sua audiência.

Diversifique seu conteúdo

2. Diversifique seu conteúdo

Para vender imóveis, você não tem que falar apenas sobre um imóvel, há outros tipos de vídeos que você pode utilizar. Trouxemos alguns exemplos de possibilidades que você pode começar a adotar hoje mesmo:

  • entrevistas com clientes satisfeitos;
  • apresentação de um imóvel (esse é o vídeo mais comum);
  • vídeos sobre bairros ou alguma localização específica;
  • vídeos educativos sobre “como fazer”, no qual você vai explicar um passo a passo para fazer determinada coisa. Um bom exemplo é explicar como financiar um imóvel.
Faça vídeos curtos

3. Faça vídeos curtos

De acordo com esse infográfico, somente 5% da audiência de um vídeo online geralmente para de assistir antes de chegar ao primeiro minuto de duração. Por outro lado, mais de 60% da audiência costuma dar o indesejado stop no vídeo antes de esperar o segundo minuto. Considerando esses dados, a nossa dica valiosa aqui é mais que óbvia: faça vídeos curtos, que tenham 2 ou, no máximo, 3 minutos de duração.

Preze pela qualidade

4. Preze pela qualidade

É importante que o vídeo tenha um nível razoável de qualidade, uma vez que uma qualidade ruim pode prejudicar a imagem do imóvel. Um bom vídeo tem a capacidade de gerar boas emoções e vender bem mais do que um simples anúncio ou fotos. Separamos algumas dicas sobre qualidade de vídeos para ajudar você:

  • reserve um bom tempo para a gravação: embora seja um vídeo de até 2 minutos, por exemplo, você vai levar no mínimo 2h para concluí-lo;
  • cuidado com o áudio: o ideal é gravar em horários mais calmos e em lugares silenciosos. Os microfones geralmente são bem sensíveis, portanto, aquela sirene de ambulância ou aquele barulho de buzina vão ser ouvidos, fazendo o resultado ser muito amador;
  • cuidado com a iluminação: por exemplo, filmar contra a luz pode prejudicar a sua imagem. Uma dica: se a luz for natural, tudo certamente vai ficar melhor. Mas muitas vezes a luz natural pode não ser o suficiente para iluminar o local, então, o melhor a ser feito é combinar luz natural e luz artificial, utilizando um kit de iluminação básico, composto por um ou dois leds. Tenha certeza de que isso vai criar um aspecto de muito profissionalismo.
Organize o ambiente de maneira harmônica

5. Organize o ambiente de maneira harmônica

É fundamental que você pense no ambiente. Tudo tem que fazer sentido com o que você deseja transmitir, incluindo o próprio imóvel. Por exemplo, caso seu objetivo seja dar um clima praiano para a propriedade, não é interessante ter elementos de um clima de frio.

É apenas um exemplo do que você tem que considerar, aplicando as proporções mais adequadas para cada situação. O ideal é roteirizar e, em seguida, partir para o imóvel e deixar tudo organizado. Crie um ambiente bem natural, mas clean. É fundamental transmitir o máximo de naturalidade, pois o espectador é capaz de identificar algo artificial.

Outro ponto que deve ser enfatizado aqui é a limpeza. O imóvel foi recém entregue pelo morador ou pela construtora? Então o ideal é fazer uma faxina para que ele fique impecável e muito bem apresentável. Lembre-se de que tudo vai ser notado no vídeo.

Publique nos lugares certos

6. Publique nos lugares certos

Após fazer os vídeos de imóveis da forma correta e seguindo todas as dicas que passamos anteriormente, é imprescindível que você tenha um lugar para publicar o material. É fundamental entender que o local também precisa ser escolhido previamente, antes ligar a câmera para gravar.

Como muitos sabem, cada local vai exigir um formato específico de vídeo. Portanto, escolher o local antes de começar a gravação vai prevenir esse possível problema. Por exemplo, caso você decida inserir seu vídeo no Facebook ou no YouTube, o formato vai ter que ser na horizontal. Caso opte por inserir nos Stories do Instagram, o formato terá que ser vertical.

Desse modo, essa já fica como uma das principais dicas: é importante publicar seus vídeos nas redes sociais. Isso porque elas vão ser a porta de entrada para uma boa parte do seu possível prospecto. Além disso, um vídeo nas redes sociais vai servir como conteúdo por muito tempo, pois ele sempre vai ficar lá.

Outro local ideal para publicar os vídeos é no seu site imobiliário. Ter materiais de qualidade no seu site é o que vai deixar você sempre a frente dos concorrentes. Afinal de contas, atualmente as pessoas buscam tudo que precisam na web. Logo, quanto mais você estiver com produtos de qualidade e disponível, melhor será.

É claro que o seu vídeo pode não ficar igual aos vídeos das grandes incorporadoras, uma vez que elas têm um alto investimento especialmente para essa área. No entanto, isso não quer dizer que não é possível fazer trabalho com o que você tem em mãos.

Seria interessante contar com uma câmera profissional ou semi profissional, porém, hoje em dia é bastante comum que os smartphones tenham excelentes câmeras que tiram fotos de alta qualidade e que fazem vídeos incríveis. Com eles, você pode gravar os melhores ângulos dos imóveis com informações bem detalhadas que vão surgindo enquanto as imagens estão passando.

Enfim, é sempre muito importante entender de uma vez por todas que a tecnologia é uma grande aliada e uma grande ferramenta de trabalho, que vai ser essencial na comunicação com o cliente e na prospecção e na divulgação do trabalho. Com essas dicas para fazer vídeos de imóveis, tenha certeza de que você vai conseguir ótimos resultados nas vendas!

E aí, gostou das nossas dicas? Quer aproveitar que já está por aqui para aprender mais com nossos conteúdos? Então aproveite para ler também o texto “Como vender mais imóveis pelo Instagram: 4 dicas infalíveis”!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *