Entenda como utilizar o Facebook para vender imóveis

Entenda como utilizar o Facebook para vender imóveis

Você sabe como vender imóveis pelo Facebook? Essa é uma das redes sociais mais populares do Brasil e utilizá-la como instrumento de trabalho é uma oportunidade para fortalecer o seu nome no mercado e vender mais na internet.

De acordo com a Digital In 2019, pesquisa conduzida pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, o Facebook conta com mais de 130 milhões de usuários ativos no Brasil. Ainda segundo esse levantamento, o brasileiro gasta, por dia, cerca de 3 horas e 34 minutos navegando pelas redes. Portanto, expandir as suas estratégias para o Facebook e um bom caminho para aumentar o alcance de suas ações.

Para ajudar você nesse assunto, preparamos este artigo. Confira, a seguir, uma série de dicas práticas para usar a rede social no mercado imobiliário. Boa leitura!

Seja profissional

Seja profissional

Um erro muito comum entre os corretores de imóveis é usar o perfil pessoal para tentar fazer negócios pelo Facebook. O problema é que isso confere um certo amadorismo e afasta clientes, em vez de atraí-los.

A compra de uma casa própria é a realização de um sonho e representa um investimento financeiro significativo. Por essa razão, os clientes não farão negócios se não sentirem confiança no corretor.

Em vista disso, cuide do seu marketing pessoal e use o Facebook de maneira profissional. O ideal é criar uma conta exclusiva para o trabalho e nunca postar fotos de festas, bebidas alcoólicas, conteúdos preconceituosos, polêmicas políticas etc.

Crie uma página empresarial

Crie uma página empresarial

Um perfil profissional serve para evitar que você misture assuntos pessoais com os do trabalho. Portanto, para vender imóveis pelo Facebook, é essencial criar uma página empresarial: a fanpage.

Diferentemente do perfil que suporta até 5 mil amigos, a página comercial tem número ilimitado de fãs. Além disso, você terá acesso a relatórios de desempenho mais completos.

Ao fazer uma postagem no perfil, por exemplo, é possível contabilizar a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos. Com a fanpage, você consegue saber também quantas pessoas visualizaram a postagem.

Mais: você ainda tem acesso a dados sobre as características predominantes da sua audiência como gênero, idade, localização etc. Com isso, você identifica o perfil do público interessado no momento, e criar ações direcionadas.

Para criar a página, basta seguir o passo a passo:

  • faça login com seu perfil profissional: a fanpage será vinculada ao seu perfil, mas não se preocupe que essa informação não fica visível aos fãs;
  • crie a página: na barra superior do Facebook existe a opção “criar”. Clique nela, em seguida assinale a opção “página” e preencha as informações que a plataforma pedir;
  • adicione fotos de perfil e de capa: nada de imagens sem camisa, na praia ou em momentos descontraídos. Lembre-se que você precisa transmitir profissionalismo;
  • preencha a seção “sobre”: esse espaço serve para você contar um pouco sobre a sua história, inserir o endereço do site imobiliário, dados de contato etc.;
  • divulgue a página: convide seus amigos para curti-la e compartilhe a página em grupos com o objetivo de conquistar seguidores.

Vale uma dica extra: crie uma fanpage com o seu nome — sem atrelá-lo a imobiliárias ou construtoras. Para reforçar a sua imagem como corretor de imóveis autônomo é muito bom que você seja a sua própria marca.

Divulgue fotos e vídeos dos imóveis

Divulgue fotos e vídeos dos imóveis

Já dizia a velha frase: “uma imagem vale mais que mil palavras”. Quando uma pessoa está à procura de uma casa para comprar, ela quer ver imagens que comprovem as informações disponibilizadas na descrição do imóvel.

Fotos e vídeos são responsáveis por chamar a atenção do usuário para a publicação. Logo, as postagens com conteúdos visuais têm maior alcance orgânico — gratuito — se comparado aos posts apenas com texto ou links.

Os vídeos estão em alta no Facebook, portanto, tenha uma atenção especial com esse formato. O conteúdo precisa ser muito bem produzido e editado de forma criativa para converter.

Portanto, organize o ambiente, garanta uma boa iluminação e faça um tour pela casa por ordem lógica: fachada, garagem, entrada, sala e assim por diante. Se possível, contrate um especialista para elaborar esses conteúdos. Isso deixará a sua página com aspecto mais profissional e passará mais segurança aos clientes.

Utilize a seção “loja” para dar destaque aos imóveis

Utilize a seção “loja” para dar destaque aos imóveis

Dentro da fanpage, existe a possibilidade de montar uma loja como se fosse um e-commerce mesmo. Nela, você pode expor todos os imóveis que têm à venda e garantir destaque às propriedades. Isso facilita a busca do cliente pela casa dos sonhos.

Isto posto, utilize o recurso para listar todas as moradias disponíveis e inclua nesse espaço fotos, descrição e preço. Lembre-se de manter as informações sempre atualizadas e retirar os imóveis da loja assim que forem vendidos.

Coloque os imóveis à venda no Marketplace

Coloque os imóveis à venda no Marketplace

Vender pelo Facebook não é nenhuma novidade. Os grupos de compra e venda sempre fizeram sucesso entre donos de imóveis e corretores para anunciar suas propriedades de forma orgânica. Pensando nisso, a rede social desenvolveu uma interface exclusiva para facilitar esse comércio: o Marketplace.

Nesse espaço, você publica os imóveis que tem para vender e qualquer usuário do Facebook poderá visualizá-lo — mesmo que ele não curta a sua página, não seja seu amigo, nem participe de nenhum grupo. Então, aproveite essa oportunidade para ampliar a divulgação das propriedades à venda. No Marketplace também é possível incluir fotos, preços e descrição do imóvel.

O grande diferencial dessa seção é que as publicações não aparecem no feed de notícias do usuário. Os itens são exibidos no Marketplace e o cliente consegue filtrar os anúncios de acordo com a categoria, localização e até buscar por palavras-chave. Se alguém se interessar, entrará em contato por meio do Facebook Messenger.

Faça anúncios segmentados com o Facebook Ads

Nem todo mundo que curte a sua página vai visualizar as suas postagens no feed. Isso acontece por causa do algoritmo da plataforma. Logo, a solução para aumentar o alcance de suas ações é criar anúncios pagos por meio do Facebook Ads.

Ao veicular propagandas na rede social, é possível segmentar o público por idade, gênero, conexões, interesses e comportamentos para gerar leads e converter. Assim, você consegue impactar pessoas com real potencial de compra.

Os anúncios podem ser veiculados no feed de notícias, grupos, stories, Marketplace, entre outros. Você é quem escolhe onde ele será exibido na hora de configurar o anúncio. Além disso, são suportados os seguintes formatos:

  • imagem;
  • vídeo;
  • carrossel: conjunto de até 10 fotos ou vídeos roláveis;
  • apresentação multimídia.

Quanto ao valor investido, é possível fazer uma campanha com orçamento diário de R$5. No entanto, é necessário alinhar o investimento com os seus objetivos. Se você pretende atingir 500 mil pessoas, por exemplo, não vai conseguir isso com um orçamento tão baixo. Aliás, assim que você segmenta o anúncio e limita o orçamento, a própria plataforma exibe uma estimativa de alcance.

Já a cobrança é feita de acordo com a performance — impressões ou cliques — até atingir o limite definido no orçamento. Além disso, você pode pausar a campanha quando quiser com o intuito de fazer ajustes e melhorar os resultados.

Saber como vender imóveis pelo Facebook é essencial para alavancar a sua carreira como corretor de imóveis. No entanto, não basta criar um perfil de qualquer jeito e esperar pelas vendas.

É necessário manter uma postura profissional na rede social. Criando uma fanpage para se comunicar com os clientes, atualizando-a o tempo todo com anúncios segmentados no Facebook e potencializando as ações pelo canal você garantirá muitos negócios.

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