O que é funil de vendas e como usá-lo para vender mais imóveis?

O que é funil de vendas e como usá-lo para vender mais imóveis?

Já não é mais novidade que os perfis de consumo mudaram muito, especialmente, depois que os consumidores passaram a ter mais acesso a informações por meio da internet. Com esses novos comportamentos, se tornou necessária a criação de estratégias, técnicas e metodologias de marketing e vendas capazes de acompanhar essas mudanças. Dentre elas, está o funil de vendas.

Ele pode ser aplicado em, praticamente, qualquer segmento do mercado e garante que você capte a maior quantidade possível de novos clientes, evitando perdas por falta informações que os conectem aos seus produtos e serviços. Dentre esses mercados, em que o funil de vendas pode ser aplicado, está o imobiliário.

Se você é corretor de imóveis, está percebendo que vem perdendo espaço no mercado e deseja reverter esse quadro alavancando os seus negócios por meio da conquista de novos clientes, então, encontrou o post certo. Aqui explicaremos tudo o que você precisa saber para aplicar o funil de vendas na venda e locação de imóveis. Continue lendo!

O que é o funil de vendas?

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é uma metodologia, baseada no modelo AIDA (Atenção – Interesse – Desejo – Ação), que tem como principal objetivo, acompanhar o cliente em sua jornada de compra para, desse modo, conduzi-lo a uma decisão.

Também conhecido como pipeline, o funil de vendas é muito utilizado no marketing digital, sendo a base sobre a qual são construídas as estratégias de Inbound Marketing.

Como funciona o funil de vendas?

Como funciona o funil de vendas?

Todo processo de venda (de qualquer produto) acontece em etapas que se iniciam no momento em que o cliente toma consciência de uma possível necessidade; em seguida, identifica a existência de um problema que tem; como precisa resolver, passa a considerar a solução, até chegar a hora de tomar a sua decisão de aquisição.

Para tanto, durante esse caminho, o cliente precisa de informações que o ajudem a entender o modo como poderá solucionar tal problema. Então, essa técnica de marketing estabelece que, nesse momento, é importante nutri-lo com materiais educativos para que ele avance para as próximas etapas do processo de compra.

Quais são as principais etapas do funil de vendas?

Quais são as principais etapas do funil de vendas?

Para que a implantação dessa metodologia seja eficiente, é necessário que se conheça muito bem o que acontece, e quais são as expectativas do cliente em cada etapa. Afinal, é por meio delas, que se torna possível identificar o grau de maturidade dele em relação a sua necessidade. É isso que você descobrirá nos próximos tópicos. Acompanhe!

Topo do funil

Os potenciais clientes ou leads, que estão ainda no topo do funil, desconhecem as suas necessidades e só tomarão consciência delas no momento que entrarem em contato com alguma informação que os faça perceber e ingressar no funil de vendas.

Por exemplo, enquanto estão em busca de informações de decoração para aproveitar melhor o espaço em sua casa, que já não está mais o atendendo como ele precisa, eles podem perceber que talvez seja possível e interessante mudar de residência.

Portanto, aplicando esse conceito ao mercado imobiliário, essa etapa inicial é o momento em que esse lead encontra respostas sobre suas questões mas também chega até você.

Meio do funil

O que define a passagem do lead do topo para o meio do funil é o momento em que ele reconhece que a solução que você deu, à priori, para aquela necessidade dele foi interessante. A partir daí, ele passa a considerar você um parceiro, e percebe que a real natureza do seu negócio pode ser a solução que deseja adotar.

Tomando como exemplo o lead em busca de mais espaço em sua residência, ele chegará ao meio do funil quando se der conta que o seu problema talvez não seja exatamente uma nova decoração, mas sim uma mudança para um imóvel maior. É nessa hora em que o corretor precisa estar por perto para apresentar as melhores opções para ele.

Fundo do funil

Para passar para o fundo do funil, o cliente já precisará saber qual é, exatamente, a sua necessidade e quais são as opções de solução que tem. Então, quando estiver pronto para tomar a decisão de compra, se você esteve ao lado dele durante todo a sua jornada, já se tornou uma autoridade diante do lead.

Continuando a ilustrar com a jornada de compra do mercado imobiliário, o fundo do funil é o momento em que o seu cliente escolhe qual imóvel e com qual corretor fechará o negócio. Se você o trouxe até aqui, pode começar a festejar! Provavelmente, a venda será sua.

Quais as vantagens de utilizá-lo para vender imóveis?

Quais as vantagens de utilizá-lo para vender imóveis?

Utilizar essa metodologia no mercado imobiliário, especialmente, se aliada às estratégias de marketing digital, faz com que o corretor consiga identificar o momento certo de abordar o cliente, e com o conhecimento adquirido sobre ele ao longo da jornada, saberá exatamente como fazer essa abordagem.

Além disso, com tantos canais digitais nos quais é possível anunciar um imóvel, a concorrência está cada dia mais acirrada, no entanto, esses mesmos canais são o ambiente perfeito para captação de novos leads.

Como usar o funil de vendas no mercado imobiliário?

Como usar o funil de vendas no mercado imobiliário?

Aplicar o funil de vendas no mercado imobiliário é possível por meio de uma boa ferramenta de CRM (Customer Relationship Manager). Por meio dela você será capaz de registrar todas as interações com o seu potencial cliente e, assim, acompanhar o seu avanço ao longo do funil de vendas.

Além disso, o uso do funil de vendas aliado a estratégias de marketing digital, tornará possível alimentar o seu software de CRM com muito mais informações sobre os reais interesses do seu lead através das interações que ele fará com o conteúdo que você disponibilizar on-line.

Como você viu ao longo deste post, o funil de vendas é uma metodologia muito completa, que permite a você acompanhar os seus clientes em potencial durante toda a sua jornada de compra — desde o momento em que tem o interesse despertado por um novo imóvel, até chegar ao pós-venda e a sua fidelização.Aplicar o funil de vendas no mercado imobiliário é mais simples do que pode parecer, além disso, garante melhores resultados nas suas vendas. Então, se você quer ter acesso a mais publicações que o ajudem a implementar estratégias cada vez mais eficientes, siga-nos no Facebook!

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