
O que é funil de vendas e como usá-lo para vender mais imóveis?
Já não é mais novidade que os perfis de consumo mudaram muito, especialmente, depois que os consumidores passaram a ter mais acesso a informações por meio da internet. Com esses novos comportamentos, se tornou necessária a criação de estratégias, técnicas e metodologias de marketing e vendas capazes de acompanhar essas mudanças. Dentre elas, está o funil de vendas.
Ele pode ser aplicado em, praticamente, qualquer segmento do mercado e garante que você capte a maior quantidade possível de novos clientes, evitando perdas por falta informações que os conectem aos seus produtos e serviços. Dentre esses mercados, em que o funil de vendas pode ser aplicado, está o imobiliário.
Se você é corretor de imóveis, está percebendo que vem perdendo espaço no mercado e deseja reverter esse quadro alavancando os seus negócios por meio da conquista de novos clientes, então, encontrou o post certo. Aqui explicaremos tudo o que você precisa saber para aplicar o funil de vendas na venda e locação de imóveis. Continue lendo!

O que é o funil de vendas?
O funil de vendas é uma metodologia, baseada no modelo AIDA (Atenção – Interesse – Desejo – Ação), que tem como principal objetivo, acompanhar o cliente em sua jornada de compra para, desse modo, conduzi-lo a uma decisão.
Também conhecido como pipeline, o funil de vendas é muito utilizado no marketing digital, sendo a base sobre a qual são construídas as estratégias de Inbound Marketing.

Como funciona o funil de vendas?
Todo processo de venda (de qualquer produto) acontece em etapas que se iniciam no momento em que o cliente toma consciência de uma possível necessidade; em seguida, identifica a existência de um problema que tem; como precisa resolver, passa a considerar a solução, até chegar a hora de tomar a sua decisão de aquisição.
Para tanto, durante esse caminho, o cliente precisa de informações que o ajudem a entender o modo como poderá solucionar tal problema. Então, essa técnica de marketing estabelece que, nesse momento, é importante nutri-lo com materiais educativos para que ele avance para as próximas etapas do processo de compra.

Quais são as principais etapas do funil de vendas?
Para que a implantação dessa metodologia seja eficiente, é necessário que se conheça muito bem o que acontece, e quais são as expectativas do cliente em cada etapa. Afinal, é por meio delas, que se torna possível identificar o grau de maturidade dele em relação a sua necessidade. É isso que você descobrirá nos próximos tópicos. Acompanhe!
Topo do funil
Os potenciais clientes ou leads, que estão ainda no topo do funil, desconhecem as suas necessidades e só tomarão consciência delas no momento que entrarem em contato com alguma informação que os faça perceber e ingressar no funil de vendas.
Por exemplo, enquanto estão em busca de informações de decoração para aproveitar melhor o espaço em sua casa, que já não está mais o atendendo como ele precisa, eles podem perceber que talvez seja possível e interessante mudar de residência.
Portanto, aplicando esse conceito ao mercado imobiliário, essa etapa inicial é o momento em que esse lead encontra respostas sobre suas questões mas também chega até você.
Meio do funil
O que define a passagem do lead do topo para o meio do funil é o momento em que ele reconhece que a solução que você deu, à priori, para aquela necessidade dele foi interessante. A partir daí, ele passa a considerar você um parceiro, e percebe que a real natureza do seu negócio pode ser a solução que deseja adotar.
Tomando como exemplo o lead em busca de mais espaço em sua residência, ele chegará ao meio do funil quando se der conta que o seu problema talvez não seja exatamente uma nova decoração, mas sim uma mudança para um imóvel maior. É nessa hora em que o corretor precisa estar por perto para apresentar as melhores opções para ele.
Fundo do funil
Para passar para o fundo do funil, o cliente já precisará saber qual é, exatamente, a sua necessidade e quais são as opções de solução que tem. Então, quando estiver pronto para tomar a decisão de compra, se você esteve ao lado dele durante todo a sua jornada, já se tornou uma autoridade diante do lead.
Continuando a ilustrar com a jornada de compra do mercado imobiliário, o fundo do funil é o momento em que o seu cliente escolhe qual imóvel e com qual corretor fechará o negócio. Se você o trouxe até aqui, pode começar a festejar! Provavelmente, a venda será sua.

Quais as vantagens de utilizá-lo para vender imóveis?
Utilizar essa metodologia no mercado imobiliário, especialmente, se aliada às estratégias de marketing digital, faz com que o corretor consiga identificar o momento certo de abordar o cliente, e com o conhecimento adquirido sobre ele ao longo da jornada, saberá exatamente como fazer essa abordagem.
Além disso, com tantos canais digitais nos quais é possível anunciar um imóvel, a concorrência está cada dia mais acirrada, no entanto, esses mesmos canais são o ambiente perfeito para captação de novos leads.

Como usar o funil de vendas no mercado imobiliário?
Aplicar o funil de vendas no mercado imobiliário é possível por meio de uma boa ferramenta de CRM (Customer Relationship Manager). Por meio dela você será capaz de registrar todas as interações com o seu potencial cliente e, assim, acompanhar o seu avanço ao longo do funil de vendas.
Além disso, o uso do funil de vendas aliado a estratégias de marketing digital, tornará possível alimentar o seu software de CRM com muito mais informações sobre os reais interesses do seu lead através das interações que ele fará com o conteúdo que você disponibilizar on-line.
Como você viu ao longo deste post, o funil de vendas é uma metodologia muito completa, que permite a você acompanhar os seus clientes em potencial durante toda a sua jornada de compra — desde o momento em que tem o interesse despertado por um novo imóvel, até chegar ao pós-venda e a sua fidelização.Aplicar o funil de vendas no mercado imobiliário é mais simples do que pode parecer, além disso, garante melhores resultados nas suas vendas. Então, se você quer ter acesso a mais publicações que o ajudem a implementar estratégias cada vez mais eficientes, siga-nos no Facebook!