6 melhores práticas de gestão do tempo para corretores de imóveis

6 melhores práticas de gestão do tempo para corretores de imóveis

A rotina de um corretor de imóveis é corrida: planejamento, marketing, captação de imóveis, visitas com os clientes, negociações, relacionamento e o trabalho nunca acaba. Encontrar espaço na agenda para fazer tudo isso e com eficiência é um desafio. É aí que entra uma boa gestão do tempo.

Geralmente, atrasos ou até esquecimentos de alguns compromissos profissionais acontecem por causa de desorganização, e não de falta de tempo. Falhas desse tipo comprometem sua reputação como corretor e, claro, prejudicam os seus resultados em vendas.

Quer saber como gerir melhor o seu tempo e alavancar a sua carreira? Continue a leitura e conheça as 6 melhores práticas para organizar a sua agenda e dar conta de tudo.

Faça planejamentos diários e semanais

1. Faça planejamentos diários e semanais

O primeiro passo é tirar um dia para sistematizar os seus compromissos. Ao iniciar os trabalhos na segunda-feira, por exemplo, dedique um tempo para planejar o trabalho da semana inteira.

Esse cuidado é essencial para ter uma visão mais ampla da sua rotina e identificar a disponibilidade de horários. Dessa forma, é possível evitar sobreposição de agendamentos e garantir tempo para a execução de todas as atividades.

Lembre-se de que não são apenas os horários de visitas aos imóveis que devem ser planejados. Afinal de contas, é necessário também reservar períodos para responder e-mails, mensagens no WhatsApp, fazer ligações de follow up etc.

Portanto, além da agenda, o ideal é criar checklists diários com as tarefas previstas para cada um dos dias. Depois de cumprir a atividade, assinale-a como realizada e verifique quais são os afazeres que ainda estão pendentes.

Defina suas prioridades

2. Defina suas prioridades

Responder um e-mail ou atender uma ligação? Visitar um imóvel com o cliente ou prospectar para incrementar o portfólio? Fazer uma postagem no Facebook ou atualizar informações no seu site imobiliário? Não tem jeito de fazer tudo ao mesmo tempo e, muitas vezes, é necessário definir o que é mais importante a fim de priorizar a execução dessas tarefas.

Faça primeiro as atividades estratégicas e aquelas que geram impacto direto na sua produtividade. Por exemplo: se você vendeu um imóvel, precisa apagar o anúncio rapidamente. Caso contrário, vai perder tempo respondendo clientes com interesse em uma propriedade que nem sequer está mais disponível.

No entanto, é bom ter cuidado para não confundir priorização com procrastinação. As tarefas com menor importância não devem ser adiadas eternamente, muito menos abandonadas.

Controle o seu tempo

3. Controle o seu tempo

Quanto tempo você gasta por dia respondendo e-mails? Qual é a duração média de uma visita? Se você não sabe essas respostas, comece cronometrando o tempo de execução de cada afazer. É claro que os prazos são variáveis, mas é necessário estabelecer uma média a fim de encaixar todas as tarefas na agenda e delimitar horários para cada coisa.

Aproveite esse momento de análise para identificar também quais são os momentos do dia que você atinge seu auge de produtividade. Afinal, tem pessoas que funcionam melhor nas primeiras horas do dia, enquanto outras preferem acordar mais tarde.

Esse autoconhecimento auxilia a fixar as tarefas que exigem mais atenção nas horas mais produtivas. Lembre-se, ainda, de manter uma margem de segurança com a finalidade de contemplar eventuais atrasos, imprevistos e compromissos urgentes.

Reserve também alguns minutos para descanso. À primeira vista, isso pode parecer ir na contramão da gestão do tempo. No entanto, períodos de pausa são essenciais para esvaziar a cabeça e aumentar a capacidade de concentração. Acredite: isso aumentará a sua produtividade e, principalmente, a qualidade do seu trabalho.

Evite distrações e mantenha o foco

4. Evite distrações e mantenha o foco

A flexibilidade na rotina de um corretor de imóvel autônomo traz consigo uma armadilha: a ilusão de que você pode fazer o quer, quando quiser. O problema disso é que você pode misturar o tempo de afazeres pessoais com o do trabalho e prejudicar seu desempenho profissional.

Uma checagem rápida no Instagram pessoal e um bate-papo com um amigo no WhatsApp, por exemplo, podem se transformar em horas perdidas. Aliás, todo esse tempo desperdiçado poderia ser usado para fazer cursos de atualização profissional, estreitar o relacionamento com os clientes, prospectar novos imóveis etc.

Portanto, evite situações que possam dispersar o seu foco. Se for necessário, mantenha números de telefone e redes sociais exclusivas para o uso profissional. Assim, você pode desligar os aparelhos pessoais a fim de manter a atenção no trabalho.

Utilize ferramentas adequadas

5. Utilize ferramentas adequadas

As agendas de papel tiveram os seus dias de glória mas, atualmente, não são as ferramentas mais eficientes para organizar a rotina. Se você esquece o caderno em casa, por exemplo, não saberá o que precisa fazer durante o dia.

Portanto, utilize aplicativos de gestão de tempo e informação que facilitam a vida do corretor de imóveis. Existem ferramentas para gerenciar tarefas, cronometrar o tempo gasto em cada atividade, identificar tempo livre, organizar arquivos e até softwares de gestão imobiliária bem mais completos.

As agendas online, por exemplo, permitem que você configure alertas para não esquecer nenhum compromisso. Além do mais, é possível checar as obrigações por qualquer dispositivo eletrônico — celular, tablet, desktop e notebook.

Saiba delegar e terceirizar tarefas

6. Saiba delegar e terceirizar tarefas

O medo de perder espaço no mercado faz com que muitos corretores assumam mais tarefas do que conseguem cumprir. No entanto, não existe problema algum em repassar algumas atividades para assistentes e até corretores parceiros. Além de otimizar o trabalho, essas parcerias fortalecem o networking e podem render novos negócios no futuro.

Muitas vezes, é necessário até contratar colaboradores e estagiários com o intuito de auxiliar na demanda. Se você não tem tempo para produzir conteúdos e gerenciar as redes sociais, por exemplo, pode terceirizar esse trabalho.

Além do mais, se não tiver capacidade produtiva para se comprometer com novas tarefas, saiba dizer não. Negar-se a ajudar um colega ou recusar oportunidades é, de fato, doloroso. Todavia, é necessário ter maturidade e reconhecer quando já está sobrecarregado de trabalho.

Fazer gestão do tempo é fundamental para garantir espaço na agenda para todos os afazeres de um corretor. Essa organização ajuda a ter uma visão mais ampla de como tornar sua rotina mais produtiva, além de, claro, evitar atrasos e esquecimentos. Coloque essas dicas em prática e veja o seu dia render mais!

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