Guia Completo do Marketing Pessoal para Corretores: como construir e manter uma boa reputação entre seus clientes?

Guia Completo do Marketing Pessoal para Corretores: como construir e manter uma boa reputação entre seus clientes?

Ser um corretor de imóveis é saber lidar com diversos fatores, não é mesmo? Além do vasto conhecimento acerca do mercado imobiliário, é importante estar atento a questões mais elementares como o marketing pessoal.

Sabemos que uma rotina atarefada e corrida pode levar um bom corretor a se descuidar de sua imagem e, consequentemente, o quanto isso pode influenciar em sua produtividade.

Mas, ao ler este conteúdo, ficamos felizes em perceber que você deu o primeiro passo em busca de mais conhecimento. Tenha certeza de que terá em mãos dicas relevantes para colocar em prática.

Então, vamos começar falando um pouco sobre algumas noções introdutórias a respeito do marketing pessoal para que você consiga compreender melhor tudo o que abordaremos em seguida.

Marketing Pessoal: um conceito importante para um corretor de imóveis

É importante iniciarmos definindo adequadamente o marketing pessoal e sua importância para o seu sucesso profissional.

Existe um velho ditado reproduzido até os dias atuais que reflete um pouco da essência desse conceito. Você certamente já deve ter ouvido dizer que “quem não é visto não é lembrado”, não é mesmo?

Pois bem, o marketing pessoal está ligado a ideia de se mostrar ao mundo exterior, mas está longe de ser apenas isso. Você verá que estamos falando de métodos bem definidos, responsáveis por moldar a sua imagem perante empresas e clientes.

Esse conjunto de técnicas e estratégias, pensadas e colocadas em prática por meio de um planejamento coerente, é capaz de atribuir um maior valor à sua imagem pessoal. Daí a grande importância na carreira de um corretor.

Elaborando um mapa estratégico pessoal

O primeiro passo para que você tenha uma boa imagem pessoal é refletir e responder alguns questionamentos importantes:

  1. Como as pessoas o veem?
  2. Onde gostaria de estar em um ano, cinco anos e dez anos?
  3. Quem deseja alcançar?
  4. Quais detalhes são importantes para o seu trabalho?

Com as respostas em mãos, podemos traçar um mapa estratégico pessoal, o que é muito importante para definirmos as metas e o planejamento em busca de bons resultados.

Com isso, é possível elencar tudo aquilo que planejamos para o nosso futuro profissional, tornando tais objetivos alcançáveis, com prazos previamente definidos.

Agora sim, podemos iniciar com as dicas! Fique atento!

Falando em público

O domínio da comunicação com o público é uma das primeiras premissas para que você desenvolva um bom marketing pessoal.

Como o corretor de imóveis depende do seu poder de persuasão para concretizar bons negócios, a dificuldade de se expressar em público pode refletir negativamente em suas vendas.

Mas se você enfrenta esse tipo desafio, não está sozinho! Pesquisas apontam que boa parte das pessoas sofrem com o mesmo problema, pois o medo de falar em público é bastante comum.

A boa notícia é que essa é uma habilidade que pode ser adquirida e aperfeiçoada com empenho e dedicação. Quer saber como? Acompanhe as dicas a seguir!

Prepare e treine bastante

A prática leva à perfeição. Sendo assim, adquira o hábito de organizar suas ideias mentalmente e treinar bem sua fala antes de se expor em público.

O exercício pode parecer bobo, mas é capaz de lhe conferir mais segurança e coesão ao expor suas ideias.

Para isso, prepare uma fala coerente, com introdução, desenvolvimento e conclusão e anote aquilo que você não pode deixar de dizer, treinando a melhor maneira de abordá-los de maneira natural.

Seja autêntico

Ao elaborar suas falas evite reproduzir frases e gestos de outras pessoas, desconexos com a informação que você deseja passar. Procure se expressar de maneira autêntica e tranquila, imprimindo a sua marca pessoal à fala.

De modo geral, as pessoas costumam se identificar mais com pessoas que transmitem sinceridade. Portanto, não copie ninguém! Seja verdadeiro e original!

Tenha segurança ao se expressar

Se você pretende conquistar os seus clientes e convencê-los de que você é o profissional em que podem confiar, precisa se expressar de forma segura.

A segurança está intimamente relacionada ao domínio daquilo que se fala e faz. Portanto, estude bem o mercado, as preferências de sua clientela e as propriedades à sua disposição. Com isso, você se sentirá muito mais preparado ao falar.

Uma questão de estilo: entenda a importância do dress code

Chegamos a um ponto muito importante para o sucesso de qualquer profissional que lida diariamente com o público: a imagem pessoal.

Mas você sabe o que é dress code? Consegue entender como o seu modo de vestir impacta diretamente nos frutos de seu trabalho como corretor?

Se você ficou um pouco confuso, nós vamos lhe ajudar! Dress code é simplesmente o “código de vestimenta” usado em nossa vida pessoal e profissional. Ou seja, estamos falando de como você deve se vestir e como deve ser os cuidados com sua imagem pessoal no trabalho.

Isso porque, um profissional que se veste de maneira inadequada, não transmite credibilidade e deixa transparecer uma imagem negativa ou, no mínimo, inspira pouca confiança.

Quer saber como aperfeiçoar sua imagem pessoal com um dress code adequado à sua profissão e à imagem que você deve transmitir aos seus clientes? Fique atento às dicas!

Fique atento às normas básicas de higiene

Pode parecer estranho iniciar falando sobre higiene, mas existem algumas questões básicas que não podem passar despercebidas. Seja você homem ou mulher, é preciso manter uma boa higiene corporal.

Desse modo, é importante manter cabelos limpos e arrumados, e unhas cortadas ou bem-feitas. Além disso, tenha um bom perfume, mas evite fragrâncias muito fortes.

Uma dica especialmente voltada ao público masculino diz respeito ao uso da barba. Não há nenhuma regra que lhe proíba de usá-la, especialmente se isso fizer parte de seu estilo pessoal. Entretanto, cuide para que esteja sempre modelada e com aspecto agradável, caso contrário poderá transmitir uma imagem de homem desleixado.

Fique de olho nas estampas de suas roupas

A imagem pessoal é uma das maneiras de se conquistar credibilidade. Portanto, evite usar roupas com estampas muito coloridas e chamativas. A regra do “mais é menos” se adequa perfeitamente ao modo como você deve se vestir.

Procure adotar um guarda-roupas mais neutro, com cores sóbrias e estilo mais profissional. Entretanto, não deixe de imprimir sua personalidade, apenas reflita antes de sair de casa sobre qual mensagem sua roupa transmite.

Evite roupas informais

Com um trabalho tão importante e sério como o de um corretor, não cai bem que suas roupas sejam excessivamente informais. Por isso, opte por looks mais formais e profissionais.

Além disso, os homens devem evitar o uso de camisetas no trabalho. Já as mulheres devem evitar decotes e roupas justas e curtas.

É importante que você compreenda que para se vestir bem você não precisa aniquilar o seu estilo pessoal. Pelo contrário! É interessante que você transmita a sua personalidade ao se vestir, bastando apenas adequá-la à seriedade que sua profissão exige.

Não se acomode

Um corretor de imóveis, depois de muito tempo exercendo a profissão, acaba ligando o modo automático e realizando suas tarefas cotidianas sem se preocupar muito com as possíveis mudanças de mercado.

Em um mercado tão competitivo, esse tipo de atitude pode acarretar queda nas vendas e de espaço para colegas que se preocupam em se manter informados e em constante aprendizado.

Quer saber como evitar que isso aconteça? Siga as nossas dicas!

Arrisque-se mais!

Uma das maiores características de pessoas acomodadas é se acostumar com a rotina que vivem e evitar qualquer tipo de mudança. Não caia nessa cilada!

Se algo não está bom ou se você percebeu uma boa oportunidade para se diferenciar da concorrência, estude e arrisque! Todas as coisas que hoje são consideradas um sucesso, partiram de uma iniciativa de coragem de alguém no passado. Portanto, seja corajoso e inove!

Frequente novos ambientes

Um corretor precisa se manter informado sobre o mercado imobiliário como um todo. Portanto, busque visitar novos lugares e áreas! Frequente locais pelos quais, até então, você não tinha interesse e abra a mente para novos nichos de clientes.

Quem sabe essa simples atitude não lhe assegura novas oportunidades de trabalho?

Tenha um tempo só para você

Ter momentos de descanso e descontração é uma necessidade humana. Não deixe que a rotina atarefada lhe faça esquecer de suas próprias necessidades! Para isso, organize bem sua agenda de trabalho, separando um tempo só para você e sua família.

Você verá o quanto isso refletirá positivamente em seu dia a dia, lhe rendendo mais motivação, entusiasmo e coragem para enfrentar os desafios diários de sua profissão.

Marque presença online!

Vivemos em um mundo marcado pela internet e pela tecnologia. Diariamente interagimos com diversos recursos que transformaram nosso modo de nos comunicarmos e apresentarmos ao mundo.

O profissional que sabe utilizar o mundo virtual a seu favor e se mantém atento às oportunidades que o mundo virtual pode lhe ofertar, possui um excelente diferencial competitivo.

Por esse motivo, preparamos algumas dicas para que você usufrua da rede, da melhor maneira possível, marcando presença no mundo online!

Cuidando das redes sociais

O homem moderno usa as redes sociais constantemente para se comunicar e se informar sobre novidades. Ter esse canal de comunicação como aliado é uma atitude inteligente, eficaz e de baixo custo.

Para tanto, poste dicas, fotos de imóveis e notícias relacionadas ao mercado imobiliário. Além disso, deixe de maneira visível seus contatos para que os interessados entrem em contato com você.

Crie um blog

Já pensou na possibilidade de ter um blog? Trata-se de uma estratégia muito eficiente para atrair a confiança de seus clientes, gerando conteúdos que sejam úteis e adequados ao seu público.

Inicialmente, produza textos relevantes e divulgue-os nas suas redes sociais, redirecionando os leitores para o seu blog — isso é importante para que sua página fique conhecida nessa fase inicial.

Crie pequenas chamadas que atrairão os leitores a acessarem o blog e ler o seu artigo sempre que algum conteúdo novo surgir.

Alimentando sua network

Até o momento falamos sobre diversos aspectos que integram o marketing pessoal de um corretor. Ter uma estratégia de network é mais um desses fatores que deve receber atenção especial por parte desse profissional.

Isso porque, manter contato com colegas, empresários e clientes é de grande relevância para o sucesso de sua profissão, pois lhe permite manter-se informado sobre o mercado, além de lhe render boas indicações de negócios.

Mas como alimentar uma boa rede de contatos?

Busque reatar antigas parcerias

Lembra daquele amigo que você não vê a muito tempo? Aquele parente distante? Um antigo colega de escola ou de trabalho? Pois bem, para manter uma network rica, é preciso resgatar vínculos e se aproximar do maior número de pessoas.

Possuir uma rede de contatos ativa e diversificada é extremamente positivo para um corretor de imóveis. É ela que lhe colocará em contato com novos clientes e lhe permitirá alcançar um público que, até então, não o conhecia.

Seja proativo

Valorizar as diversas relações que desenvolvemos no dia a dia é a maneira mais eficiente de se conquistar uma rede de contatos.

Tenha o hábito de ser comunicativo e proativo. Converse com as pessoas, se ofereça para ajudar sempre que possível e estabeleça vínculos verdadeiros. Além disso, é interessante mandar mensagens em datas comemorativas, como aniversário, Natal e Fim de Ano.

Atitudes assim fortalecem a sua relação com as pessoas, sendo saudável tanto no lado profissional como nas suas relações pessoais.

Cuidado com quem você se associa!

As parcerias que um profissional estabelece ao longo de sua carreira são decisivas para seu sucesso. Nesse contexto, é muito importante ter cautela e responsabilidade ao escolher as empresas que você representará.

O mercado imobiliário lida diretamente com uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa: sua moradia. Na maioria das vezes, o sonho da casa própria é conquistado com muito esforço e economias de uma vida inteira.

Portanto, seja responsável ao analisar com quem se associará e respeite o seu cliente acima de tudo!

Busque uma empresa com credibilidade no mercado

Diante do exposto, é importante que você estude a reputação de seus possíveis parceiros e dê preferência a empresas consolidadas no mercado, com credibilidade e responsabilidade com seus consumidores.

Além de refletir positivamente na sua imagem pessoal — pois seus clientes ficarão satisfeitos com a compra realizada —, você terá a certeza de que cumpriu com o seu dever de corretor, que é levar a opção de moradia mais adequada a cada perfil de cliente.

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.

Conclusão

Como você pode perceber, o marketing pessoal é um conceito que envolve diversos fatores e depende de um exercício diário por parte do corretor de imóveis. Há algumas particularidades que você deve sempre observar, como requisito para se tornar um profissional bem-sucedido.

Apesar de parecer se tratar de uma estratégia complexa, foi possível lhe apresentar dicas realmente úteis. Seguindo adequadamente todas elas, você conseguirá conquistar uma imagem pessoal positiva e, consequentemente, experimentará um aumento de produtividade significativo.

Esperamos que esse material lhe seja útil e possa lhe ajudar a se tornar um corretor de imóveis cada vez mais eficiente! Boa sorte!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *