A importância do E-mail Marketing para Corretores de Imóveis

A importância do E-mail Marketing para Corretores de Imóveis

Você sabia que o e-mail marketing para corretores de imóveis é uma estratégia para alavancar as vendas? Se não, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de maximizar os seus ganhos e impactar uma audiência realmente disposta a fazer negócio com a sua empresa.

Por mais que muito se pense em outros meios como solução, o e-mail permanece como a via que mais converte no marketing digital. Usando a troca de mensagens direta, é possível criar e manter um relacionamento com os clientes. Para aproveitar todas as vantagens da ferramenta, deve-se investir na qualidade de imagens e conteúdo, além de definir os objetivos claros para cada mensagem.

O veículo tem um excelente custo-benefício e pode fazer com que a mensagem seja recebida por uma grande quantidade de pessoas. Ao contrário do SPAM, o e-mail marketing é enviado apenas para pessoas que manifestaram o interesse em receber o conteúdo da empresa.

Sendo assim, ao empregar a estratégia adequada para uma corretora de imóveis e o seu respectivo público, é possível contar com um ganho sem precedentes em vendas através de canais digitais.

Você não precisa depender unicamente de redes sociais e da publicidade tradicional para atingir os seus objetivos. Neste texto, você vai entender por que o e-mail marketing é tão importante para corretores de imóveis. Vamos lá!

Por que investir em e-mail marketing?

Como primeiro argumento, existe o tamanho da audiência. Segundo dados do ExactTarget, 91% dos consumidores checam suas caixas de entrada diariamente. O mesmo não pode ser dito sobre qualquer outro canal de marketing. Isso representa um gigantesco potencial de alcance para as suas campanhas, já que boa parte do seu público possui um endereço de e-mail.

Além disso, o e-mail é a plataforma onde se consegue mais conversões e ROI quando comparada às demais. Para uma corretora de imóveis cujo foco é obter mais negócios com o marketing digital, os disparos de e-mails têm tudo para ajudar neste objetivo.

O e-mail marketing é altamente customizável — muito mais do que qualquer outro canal. Anúncios publicados no Facebook ou no Twitter, por exemplo, sempre terão que se adequar às diretrizes destas empresas, colocando o controle nas mãos delas.

Ao investir em e-mail marketing, é você quem detém domínio sobre todas as características dos seus envios, desde o gerenciamento do público até o layout.

Por que usar e-mail marketing para corretores de imóveis?

Cada segmento possui particularidades bastante específicas e, assim, canais de marketing que funcionam melhor. Corretores de imóveis que desejam aumentar seus negócios podem encontrar no ambiente digital todas as ferramentas que precisam para atingir este objetivo com o máximo de performance.

Disparos estratégicos de e-mail marketing possuem o potencial de impactar a audiência certa no momento adequado. Pessoas dispostas a fazer negócio recebem um tratamento, enquanto aquelas ainda em um estágio de consideração podem ver outro tipo de campanha.

Desta forma, você se comunica com estes dois públicos de maneira que ambos se sentem confortáveis ao lidar com sua corretora de imóveis.

A manutenção de uma lista com clientes antigos ou que já tiveram algum contato anterior também oferece o cenário ideal para você desenvolver comunicações direcionadas. Quem recebe este tipo de conteúdo se sente mais valorizado e, consequentemente, mais disposto a fazer negócio.

Veja, a seguir, outras vantagens específicas de usar o e-mail em sua estratégia de marketing.

Visibilidade online

O e-mail é uma ferramenta de comunicação muito eficiente. Não é à toa que ela é usada por 92% dos adultos que acessam a internet. Sendo assim, uma corretora de imóveis que investe em e-mail marketing está construindo a sua presença online, demarcando o seu espaço e sendo vista pelos compradores em potencial.

Interatividade

Trocar mensagens diretamente com os clientes é uma estratégia que aumenta muito as possibilidades de interação. Principalmente se a mensagem for customizada e personalizada, as chances de que o cliente se interesse em responder ou interagir com a empresa é muito maior. De acordo com a pesquisa da HubSpot, quando o nome do cliente aparece na linha de assunto, as chances dele abrir o e-mail aumentam.

Por meio das mensagens, é possível, por exemplo, convidar o lead a ler o novo post do blog, conhecer alguma novidade no site, convidar para eventos etc. Como você já sabe, cultivar um relacionamento com os potenciais clientes é uma forma de prepará-los para o momento da compra.

O e-mail marketing é um canal de comunicação mais pessoal e que pode ser usado para engajar os leads. Enviar os e-mails constantemente — e da forma correta — contribui para que os clientes em potencial se lembrem de você. Além disso, também faz com que as pessoas que já usaram os seus serviços não se esqueçam que podem contar com você como profissional da área.

Agilidade

A rotina de trabalho de um corretor de imóveis — com você sabe — é muito corrida. A tecnologia é uma grande aliada para otimizar o tempo e possibilitar que todas as tarefas sejam cumpridas. Nesse sentido, o e-mail marketing é uma ferramenta que possibilita a comunicação com os clientes de forma mais prática e ágil.

O envio dos e-mails é feito por softwares de automação de marketing, como a RD Station, MailChimp e Hubspot. Elas oferecem todo o suporte para a criação e o envio das mensagens e são capazes, inclusive, de customizar cada e-mail com o nome do cliente.

Alcance

Ao contrário do que acontece em outras plataformas — como o Facebook e o Instagram — no e-mail é possível saber com antecedência quantas pessoas vão ter acesso ao conteúdo produzido. Se você selecionar 200 e-mails — e considerando que todos os endereços estejam corretos —, 200 pessoas vão receber a mensagem na caixa de entrada.

Como começar?

Um e-mail marketing para corretores possui potencial para ter um alto nível de aceitação com o seu público, mas, para isso, é necessário o planejamento adequado e uma dose de bom senso.

Por mais que muita gente goste de receber novidades das lojas com as quais têm identificação, isso não significa que elas devem ser alvo de campanhas que não têm nada a ver com seu perfil. Uma estratégia de marketing só funciona se direcionada à audiência correta.

Veja algumas dicas que podem ajudar você a alcançar o sucesso na sua estratégia:

Crie uma lista de contatos

Algumas empresas cometem o erro de comprar a lista de e-mails, mas essa não é uma atitude interessante. Se o usuário não permitiu o recebimento dos e-mails, existe uma grande chance dele marcar a mensagem como SPAM. Além disso, a ação prejudica a credibilidade da empresa.

Comece analisando as bases de contatos que você já possui, seja de atuais clientes ou antigos. Se o seu site já conta com um campo de cadastro de e-mail, você também deve resgatá-los. Além disso, crie listas que reflitam os interesses destas pessoas, como uma dedicada a quem já fez negócio com você.

Segmente os e-mails

Os seus clientes têm necessidades diferentes e, por isso, não podem ser atendidos da mesma forma. Uma mensagem pode ser ótima para um grupo e não interessar nem um pouco outro. Sendo assim, o ideal é segmentar o envio dos e-mails para cada tipo de cliente. Você pode, por exemplo, separar os consumidores por tipo de imóvel de interesse, por renda, idade, entre outras características.

Produza um conteúdo relevante

Enviar mensagens sem conteúdo apenas para manter a frequência — ou enviar apenas ofertas de imóveis — é prejudicial para qualquer estratégia de marketing. O conteúdo do e-mail deve despertar o interesse dos clientes e informar. Isso gera confiança e autoridade para a empresa.

Aproveite o e-mail marketing para corretores de imóveis, garanta novos clientes e mantenha um bom relacionamento com os atuais — use as informações que aprendeu aqui para comunicar com seu público e alavancar as suas vendas.

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.

Por falar nisso, você consegue se comunicar corretamente com os seus clientes? Confira quais são os principais erros de comunicação cometidos pelos corretores de imóveis!

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