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Inbound Marketing imobiliário: o que é e como fazer?

Inbound Marketing imobiliário: o que é e como fazer?

A tecnologia mudou completamente o modo como uma imobiliária trabalha. Antes, as pessoas precisavam ir até ela para encontrar um imóvel. Hoje, não é mais assim, afinal, a internet está aí para ajudar e dar todas as informações necessárias, com fotos, vídeos, tours e muito mais para os interessados. Portanto, os clientes atualmente seguem um processo de compra que se inicia antes mesmo do contato com o corretor, por meio de pesquisas na web. É por isso que o Inbound Marketing imobiliário tem sido tão necessário nos dias atuais.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), junto à CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), aproximadamente 97% das pessoas que foram entrevistadas afirmaram que fazem pesquisas online antes de fechar as suas compras nas lojas físicas. Então, usar estratégias de Inbound Marketing no ramo imobiliário é imprescindível, já que se trata de uma prática que tem o objetivo de atrair os clientes para a empresa.

Quer entender melhor o que é e como essa metodologia funciona? Continue a leitura do texto, pois vamos contar tudo em detalhes!

O que é Inbound Marketing imobiliário?

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O Inbound Marketing diz respeito a um conjunto de estratégias de marketing que têm a finalidade de atrair e de converter consumidores a partir do uso de conteúdos de qualidade e relevância. Essa é uma metodologia que vai totalmente de encontro ao marketing tradicional, em que os vendedores tinham que ir em busca dos clientes. O Inbound muda todo esse fluxo e cria brechas para que os próprios clientes venham até a empresa.

Além disso, a conversão também apresenta um caráter bastante espontâneo e, sobretudo, permissivo. Ou seja, em vez de fazer uma interrupção na programação das pessoas usando propagandas, como ocorre nos canais convencionais (rádio, revista e TV, por exemplo), no Inbound Marketing, a comunicação é feita somente com a autorização do cliente.

Podemos afirmar, portanto, que a prática vai muito além de desenvolver técnicas de publicidade para locar ou vender imóveis. O método procura conquistar as pessoas, educando-as e ofertando valor. Assim, quando os potenciais compradores conversam com os corretores, eles já estão prontos para fechar o negócio.

Como fazer?

Estamos falando de um ramo que apresenta algumas particularidades. Por exemplo, ele tem uma jornada de compra maior que a de um e-commerce. Portanto, é necessário saber captar, qualificar e fazer a nutrição correta dos leads, sempre considerando o longo prazo. É preciso também usar diferentes estratégias para cada etapa do funil e para cada fase do processo de compra em que os clientes estiverem.

Os corretores, inclusive, precisam estar atentos a alguns fatores. Veja quais são:

  • geração de leads: é fundamental gerar conteúdos para o topo, para o meio e para o fundo do funil a fim de tentar atrair os consumidores, transformando-os em leads;
  • qualificação de leads: aqui, é preciso coletar a maior quantidade possível de informações dos leads. Assim, é viável compreender o que eles realmente desejam, se estão ou não no momento de fechar negócio e quais são os seus medos. Para conseguir isso, o ideal é investir em conteúdos que gerem uma interação maior com esse grupo. Uma ferramenta que realize a pontuação de leads de forma automática, por exemplo, vai ser de grande ajuda para entender quais são os que estão mais ou menos qualificados;
  • segmentação de leads: esse é um ponto crucial, especialmente para a imobiliária que trabalha com variações de preço ou com imóveis de diversos pontos de uma cidade. As segmentações vão ajudar muito na nutrição dos leads.

Quais são as vantagens do Inbound Marketing para a imobiliária?

Ainda não se convenceu de que investir em Inbound Marketing é vantajoso para uma imobiliária? Então, confira, a seguir, os principais benefícios de usar essa metodologia para não haver mais dúvidas!

Possibilidade de mensuração

É totalmente possível saber a quantidade de pessoas que acessaram o site da imobiliária. Isso permite que você tenha em mãos dados muito relevantes que vão ajudar na criação de campanhas mais precisas e também auxiliá-lo a conhecer melhor os clientes.

Aumento do alcance da marca

Segundo uma pesquisa, mais de 70% da população brasileira já tem acesso à internet. Ou seja, são milhões de pessoas fornecendo os seus dados na web e realizando buscas todos os dias e de todos os lugares. Logo, isso faz com que a sua imobiliária seja vista de qualquer canto do país.

Fortalecimento da relação com o cliente

Ao contrário do marketing tradicional, o Inbound é uma via de mão dupla. Ou seja, a empresa não apenas joga informações para o público, mas também abre caminho para que esse público dialogue com a marca. Isso é algo que acaba fortalecendo significativamente o relacionamento entre a imobiliária e os clientes, tornando-os fiéis.

Redução de custos

Outra pesquisa mostra que investir em Inbound Marketing demanda custos bem menores para conseguir leads, sendo 47% mais em conta. Portanto, com essa metodologia, o Custo de Aquisição por Cliente (CAC) fica reduzido, fazendo com que a imobiliária gaste menos para conquistar cada nova locação ou venda.

O que o corretor deve colocar em prática?

O que o corretor deve colocar em prática?

Para usufruir de todas as vantagens do Inbound Marketing imobiliário, o corretor precisa dar atenção para alguns aspectos essenciais. Veja, abaixo, algumas dicas do que é necessário colocar em prática!

Tenha um site próprio

O passo inicial para implementar a estratégia de Inbound Marketing imobiliário é criar um bom site. Isso porque ele vai ser a sua referência principal na web. Lembre-se de que é importante que a página tenha uma ferramenta de pesquisa eficiente, com uma ótima organização das informações e, claro, um layout profissional para chamar atenção dos visitantes.

Invista em um blog

A disponibilização de conteúdos relevantes e de qualidade é um dos pilares do Inbound Marketing como falamos. Afinal, você precisa ganhar o interesse dos potenciais clientes, certo?

Então, a melhor maneira de publicar esses conteúdos é criando um blog. Nele, é fundamental que você disponibilize todas as informações mais buscadas pelo público e também sane todas as dúvidas mais recorrentes sobre o seu nicho de mercado.

Mantenha uma presença nas redes sociais

O complemento perfeito para o seu site na sua estratégia digital são as redes sociais. Isso porque elas permitem que os conteúdos do blog sejam promovidos a partir do uso de campanhas pagas ou do simples compartilhamento com os contatos.

Use o e-mail marketing

Quando você atrai um público para o seu site, é indispensável que desenvolva um relacionamento mais profundo com ele, transformando, assim, os visitantes em leads. Usar o e-mail marketing para atingir esse objetivo é uma escolha acertada.

Por meio de um cadastro, que você pode conseguir investindo em uma landing page, por exemplo, é possível fazer a segmentação dos clientes conforme as suas principais características. Desse modo, você pode direcionar os conteúdos enviando-os por e-mail para cada grupo.

Invista em SEO (Search Engine Optimization)

Quando as pessoas buscam produtos ou serviços hoje em dia, elas vão diretamente para o Google ou aos demais mecanismos de busca que existem online. Por isso, aparecer nos primeiros resultados quando o público pesquisa termos a respeito do mercado imobiliário passa a ser uma estratégia extremamente necessária para qualquer imobiliária.

No entanto, como garantir isso? É simples: investindo em SEO (Search Engine Optimization, que, em português, significa “Otimização para Mecanismos de Buscas”). O SEO nada mais é do que uma maneira de otimizar o site e os conteúdos que estão nele, sempre considerando os buscadores. Para tanto, é fundamental que os corretores saibam quais são os termos (palavras-chave) que os usuários mais pesquisam. Assim, você pode inseri-los no seu site e nos seus posts para que seja encontrado mais facilmente.

E então, o que você achou do Inbound Marketing imobiliário? Como você pôde notar, dominar essa metodologia é essencial para que você esteja realmente de acordo com o novo comportamento dos clientes e, consequentemente, para fazer mais negócios. Sem dúvidas, o uso dessa estratégia para atrair um público engajado e qualificado de maneira não intrusiva pode ser um diferencial competitivo imenso para a sua imobiliária vencer no mercado tão disputado dos dias atuais.

E aí, gostou de saber mais sobre o Inbound Marketing imobiliário? Aproveite que está por aqui e aprenda mais conosco. Leia também o texto “Como vender mais imóveis pelo Instagram: 4 dicas infalíveis”!

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