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Marketing digital imobiliário: 4 coisas que todo corretor precisa saber

Marketing digital imobiliário: 4 coisas que todo corretor precisa saber

A mudança no comportamento do público, a forte competitividade e a retração na economia causada pela pandemia são fatores que tornam o mercado imobiliário um grande desafio para os corretores que desejam atuar nesse ramo. Sendo assim, os profissionais precisam superar os obstáculos e adaptar-se a essa nova realidade.

Nesse cenário, o marketing digital imobiliário surge como uma excelente estratégia para marcar presença digital e otimizar os resultados. Com o intuito de se destacarem no mercado, os corretores devem focar o público certo, investir em uma formação adequada e utilizar técnicas específicas de vendas. Afinal, como dizem, “quem não é visto não é lembrado”.

No entanto, como atrair os clientes e alcançar esses objetivos? Neste post, vamos trazer as melhores dicas de como o marketing digital imobiliário pode ser útil para a atuação de corretores e de imobiliárias. Boa leitura!

O que é o marketing digital imobiliário?

O marketing digital imobiliário é um conjunto de métodos que se valem de meios e de canais de publicidade digital com o fim de atrair e de conquistar clientes, de agregar valor à marca, de se tornar uma autoridade no mercado e de criar vínculos com o público-alvo. As técnicas utilizadas são implementadas por meio de SEO, mídia paga, e-mail marketing, Inbound Marketing e outras estratégias.

Foi-se o tempo em que o cliente comprava jornais e buscava imóveis com plaquinhas com anúncios de venda. A tecnologia surgiu e tornou-se uma excelente aliada para o mercado imobiliário. Com isso, o comportamento do público também mudou.

A maioria das pessoas vive conectada no ambiente online e tem, à sua disposição, uma grande quantidade de informações. Elas são atraídas por dados úteis e conteúdos de qualidade, que podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento. Nesse sentido, o marketing digital imobiliário é a melhor ferramenta para trazer bons resultados para as empresas.

Quais são as principais estratégias de marketing digital imobiliário?

Quais são as principais estratégias de marketing digital imobiliário?

As imobiliárias que desejam crescer e manter-se em igualdade de oportunidades com os seus concorrentes devem aplicar estratégias corretas de marketing digital e atingir os objetivos definidos. Conheça, a seguir, algumas ações que ajudam a melhorar os resultados no trabalho de corretores e de empresas do ramo.

1. Aproveite a mídia paga

Os anúncios pagos representam uma forma de ganhar maior visibilidade online e de alcançar uma parcela maior do público-alvo, mais específico e mais segmentado. Afinal, a mídia paga consegue ser distribuída para um número maior de usuários quando em comparação com os conteúdos gratuitos. Assim, ao obter mais alcance e ser visto por mais clientes, há mais chances de fechar novos negócios.

Para isso, você deve avaliar onde vai concentrar a sua estratégia de mídia paga. É importante saber onde está o seu público-alvo, por exemplo. As plataformas mais utilizadas são o Facebook, o Instagram, os buscadores — como o Google — e também os portais imobiliários.

2. Implemente ferramentas de lead tracking

Essa estratégia ajuda a conhecer o comportamento que o usuário teve ao visitar a sua página ou ao clicar em uma newsletter que você enviou. O lead tracking permite saber tudo que o visitante fez quando acessou o seu site e quando saiu, a quantidade e os tipos de anúncios que foram visualizados, o tempo que ele passou em cada um, as fotos em que clicou etc.

A partir dessas informações, fica mais fácil criar um relatório real e bastante minucioso sobre a conduta do público-alvo. Então, você poderá dar continuidade a essa interação e enviar um e-mail automático com o intuito de agradecer a visita, trazer mais informações sobre os imóveis vistos e manter o contato com o usuário, a fim de estabelecer um vínculo com ele.

3. Invista no marketing de conteúdo

Essa estratégia de marketing é voltada para a criação, para a publicação e para a distribuição de um conteúdo específico, relevante e que seja de interesse do público-alvo. O propósito é tirar dúvidas, esclarecer determinados temas e auxiliar o leitor a resolver os seus problemas, sempre engajando o público.

Você pode abordar diversos temas. Algumas sugestões são as tendências de imóveis pós-pandemia, dicas de decoração, o modo ideal de fazer pequenos reparos e reformas na casa ou no apartamento, a aquisição de imóveis com tecnologia e com um conceito sustentável, os tipos de financiamento disponíveis, o que deve ser avaliado na primeira visita, a melhor maneira de evitar ser vítima de golpes, o que saber sobre o seu bairro, o melhor modo de economizar para a compra do imóvel etc.

Com o tempo, o corretor e a imobiliária se tornam autoridades no segmento. Esse posicionamento pode ser alcançado por meio da disponibilização de conteúdos em posts, e-books e artigos em plataformas, como redes sociais, sites e blogs — sempre agregando valor, mas sem promover a marca de maneira explícita.

4. Utilize técnicas de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de o corretor estar em contato constante com o público-alvo e com os clientes por um bom custo-benefício. Essa ferramenta permite o envio de informações que são de interesse do destinatário, como o lançamento de um empreendimento imobiliário, o oferecimento de condições de pagamento facilitadas e outras oportunidades de fechamento de negócio.

Para que esse recurso traga bons resultados, você deve reunir e organizar as listas de e-mails de seus contatos e segmentá-los conforme o perfil de cada um. Capriche no texto e utilize técnicas de persuasão, como o senso de urgência. Por outro lado, não exagere na quantidade de e-mails e não cometa erros de gramática. O ideal é enviar, no máximo, um e-mail por semana para não desgastar a sua imagem e não assustar o lead.

O marketing digital imobiliário é uma excelente estratégia para os corretores que desejam se tornar uma autoridade no segmento e construir uma reputação positiva perante os clientes, além de proporcionar condições para que o profissional consiga se manter nesse mercado de modo efetivo. Tente controlar a ansiedade e tenha uma boa comunicação. Além disso, não perca mais tempo e comece já a implementar essas técnicas na sua atuação no setor imobiliário!

O momento de encontrar o potencial comprador e mostrar o imóvel é uma fase essencial e que será determinante para que a negociação avance para as etapas posteriores. Sendo assim, transmita credibilidade e passe uma imagem de confiança. Quer ter sucesso nas vendas? Então, saiba como apresentar um imóvel ao cliente!

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