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Marketing imobiliário: como funciona?

Marketing imobiliário: como funciona?

Apesar de alguns desafios enfrentados pela economia em decorrência da pandemia, o setor imobiliário continua apresentando um bom desempenho. Nesse sentido, a exigência dos clientes e a alta concorrência exigem que as empresas elaborem estratégias de marketing com o intuito de se destacar perante o mercado.

Diante desse cenário, se torna importante criar ações de marketing imobiliário e entender como esse mecanismo funciona. Trata-se de uma forma de atrair e conquistar o público-alvo e entregar valor aos clientes. Afinal, estamos falando de um alto investimento. Portanto, você precisa construir autoridade e passar confiança e credibilidade para os clientes.

Quer alavancar os resultados do seu negócio? Neste post, você vai entender o que é e como funciona o marketing imobiliário para empresas e e-commerces. Boa leitura!

O que é marketing imobiliário?

Marketing imobiliário são as ações criadas com o objetivo de incentivar as transações referentes à compra e venda de imóveis, uma forma de negociação que envolve um alto valor agregado. Trata-se de um tipo de negociação de alto investimento, como a compra de casas apartamentos e terrenos. Portanto, requer campanhas de publicidade de grande impacto, a fim de persuadir o cliente a fechar o negócio.

Contudo, as campanhas de marketing imobiliário não são apenas voltadas para a venda direta de imóveis. As estratégias também envolvem a geração de leads, a aceleração do fluxo de vendas, o estudo do funil, a captação de novos clientes e outros objetivos. Tudo isso serve para aperfeiçoar os negócios referentes à compra e venda de imóveis, principalmente ações que ocorrem pela internet.

Quais são as vantagens do marketing imobiliário?

Quais são as vantagens do marketing imobiliário?

A organização de ações de marketing proporciona muitas vantagens para a imobiliária e construtora. É possível aumentar o ROI e obter mais lucros com a venda de imóveis. Confira, a seguir, os principais benefícios do marketing imobiliário na prática.

Melhora o relacionamento com os clientes

O marketing reforça o vínculo existente entre os clientes e a imobiliária, corretor ou construtora. Com o uso de ações adequadas de marketing, você se torna uma autoridade no mercado e o seu negócio pode se tornar uma referência quando o assunto for negociação de imóveis.

Assim, quando o público quiser comprar ou vender um imóvel, ele vai procurar o seu serviço para servir como intermediador da negociação. Nesse sentido, o marketing é uma estratégia essencial para transmitir aos clientes maior confiança no seu trabalho.

Fortalece a autoridade da sua marca

As ações de marketing também podem consistir na elaboração de material útil e relevante para o público-alvo. Trata-se do marketing de conteúdo, que entrega valor ao usuário e ajuda a buscar soluções e resolver problemas. Assim, os clientes passam a reconhecer o seu bom trabalho e você se torna uma verdadeira referência confiável na área imobiliária. Com isso, você conquista maior credibilidade e confiança para o público, aumentando as chances de concretizar uma compra ou venda.

Acelera o fluxo de vendas

De modo geral, o ciclo de vendas de imóveis costuma ser mais longo e complexo, em comparação a outros ramos do mercado. Isso acontece porque se trata de um investimento de alto valor, que envolve gostos pessoais e que apresenta várias fases, como a visita ao imóvel, a reunião da documentação necessária, as negociações entre vendedor e comprador etc.

Diante de tudo isso, as ações de marketing são elaboradas com o intuito de potencializar o ciclo de vendas de imóveis. As campanhas de marketing agregam valor ao imóvel, impulsionam a vontade do cliente para concluir a negociação, fornecem soluções, entre outros benefícios.

Permite a medição dos resultados

O marketing imobiliário é uma estratégia que pode ser avaliada de forma crítica pelos gestores. Com isso, é possível saber como anda o desempenho das ações, por meio da análise de números concretos, como é o caso dos KPI (Key Performance Indicators) ou Indicadores de Desempenho.

Isso significa que é possível saber exatamente o número de usuários que visualizaram uma determinada publicação ou o anúncio de um imóvel. Com essas métricas, os corretores e gestores conseguem ter uma noção real sobre o potencial de retorno. Ou seja, a partir da avaliação, o profissional que atua na área tem uma noção mais ampla para tomar as melhores decisões e fica mais fácil aperfeiçoar as ações de marketing que precisam passar por mudanças.

Otimiza as operações imobiliárias

Otimiza as operações imobiliárias

O marketing digital atrai o público com muito mais facilidade e agiliza as negociações, se comparado com a divulgação de imóveis por meio de anúncios em jornais, flyers ou panfletos. Sendo assim, é possível marcar presença online e atrair mais visibilidade para o seu negócio por meio desse tipo de marketing.

Quais são as principais estratégias utilizadas?

Os clientes que estão a procura de imóveis valorizam elementos principais, como o preço, tamanho e localização. Conheça, a seguir, algumas ferramentas que são usadas no marketing imobiliário:

  • geolocalização: é um critério usado na exibição de anúncios para captar e selecionar melhor os leads;
  • geofencing: consiste no uso de softwares para delimitar uma região e mostrar apenas o conteúdo promocional conforme o público localizado dentro daquela área;
  • e-mail marketing: ajuda a convencer os leads sobre a decisão de compra e reforça o vínculo entre a imobiliária e o cliente.

Por onde começar?

A transformação digital vem influenciando diretamente a forma como o marketing imobiliário é implementado no setor imobiliário. Os corretores e as empresas desse ramo já perceberam a necessidade contínua de inovação. É por isso que é importante investir em tecnologias modernas para otimizar as operações desenvolvidas nesse mercado, como é o caso de assinaturas digitais, inteligência artificial, e-mail marketing, anúncios patrocinados, chatbots, uso de métricas de desempenho etc.

O marketing imobiliário é uma ferramenta de grande poder para agregar valor ao seu trabalho e atrair mais clientes. Por meio de técnicas de persuasão e convencimento, é possível conquistar o público-alvo e aumentar o índice de fechamento de negócios envolvendo a compra e venda de imóveis.

A internet pode ser uma ótima aliada para aumentar os resultados e obter sucesso em suas negociações. Quer saber como? Confira as nossas dicas e saiba como vender mais pela internet!

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