
Marketing para corretores: 5 dicas para fazer um bom planejamento!
No mercado imobiliário, é fundamental ter uma boa reputação, referências de qualidade e uma carteira de imóveis completa. Porém, tudo isso deve ser acompanhado de um bom planejamento de marketing para corretores.
Quem não é visto, não é lembrado. Você já ouviu essa frase? Pois é, ela é totalmente adequada à atuação do corretor de imóveis. Para se destacar em um mercado tão concorrido, é preciso saber como alcançar os seus potenciais clientes.
Quer conhecer o caminho? Então confira nossas dicas imbatíveis para fazer um bom planejamento de marketing! Continue a leitura.
1. Entenda e defina o seu público-alvo
Toda boa estratégia de marketing para corretores precisa começar por esse passo: entender o perfil das pessoas que deseja alcançar. Você encontrará a solução desse dilema ao responder as seguintes perguntas:
- O seu público-alvo pertence a qual faixa etária?
- Qual é o nível médio de renda familiar?
- Que tipo de propriedade ele procura?
- Quais são as regiões da cidade que ele tende a preferir?
- Eles compram imóveis a fim de morar ou investir?
Talvez você perceba que mira em mais de um segmento. Não há problema, mas é preciso tê-los bem-definidos, pois boas estratégias de marketing devem ser segmentadas, ou seja, precisam oferecer os produtos certos a cada pessoa.
2. Construa uma marca profissional
Ainda que você seja um corretor autônomo, ter a sua marca profissional é um diferencial que traz diversas vantagens, dentre as quais destacamos a sensação de profissionalismo e a facilidade de reconhecimento por parte do seu público-alvo.
Além disso, o corretor de imóveis que possui a própria marca tem maior facilidade em se tornar referência no mercado. Ao passo em que um profissional oferece serviços de qualidade, a sua imagem se torna cada vez mais forte.
O ideal é buscar um profissional que possa ajudá-lo nessa tarefa, mas se não for possível, tenha em mente que a sua marca deve ser simples, facilmente reconhecível, ter cores que passem sobriedade e segurança e uma tipografia adequada.
3. Organize a sua carteira de imóveis
Você certamente sabe da importância de ter uma boa carteira de imóveis, certo? Mas, quando falamos em marketing para corretores, não basta apenas tê-la: é preciso mantê-la organizada em categorias como:
- tipo de imóvel;
- faixa de preço;
- localidade;
- quantidade de quartos;
- faixa de tamanho (metragem); e
- outras características relevantes.
Mas por que isso é tão importante? Simples: como uma boa estratégia de marketing envolve a segmentação, é fundamental manter a sua carteira organizada de modo a direcionar os imóveis de acordo com cada público-alvo.
4. Conheça as melhores ferramentas de marketing para corretores
Existem diversas ferramentas que o corretor de imóveis deve lançar mão. A primeira delas é o plano de marketing, um documento que definirá as suas metas e as estratégias a serem utilizadas para alcançá-las.
A pesquisa de mercado também é um instrumento bastante relevante, que ajuda o profissional de corretagem a conhecer o perfil do consumidor, as tendências do mercado e, assim, entender como alcançar os potenciais clientes de forma eficaz.
O e-mail marketing e as redes sociais também se destacam. Por meio dessas ferramentas, é possível captar clientes com um excelente custo-benefício e alta segmentação. Você pode adotar estratégias como a utilização de fotos e vídeos e a criação de conteúdo relevante para o seu público.
5. Determine suas estratégias de marketing e relacionamento
Após definir o seu público-alvo, criar a sua marca empresarial, organizar a sua carteira de imóveis e conhecer as principais ferramentas de marketing para corretores, chegou a hora de determinar as estratégias a serem adotadas.
Nessa hora, o seu norte deve ser justamente o público-alvo. Faça a si mesmo uma pergunta simples: qual é a melhor forma de alcançar os potenciais clientes? Pensando bastante a respeito disso, você descobrirá quais ferramentas serão mais adequadas: Facebook, WhatsApp, e-mail, outdoor, enfim.
Dica extra
O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.
Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.
Lembre-se que um bom planejamento de marketing para corretores não visa somente a captação, mas a retenção de clientes. Portanto, manter um bom relacionamento mesmo após a conclusão do negócio é fundamental para uma boa reputação, combinado?
Você sabia que essas dicas podem ser potencializadas se associadas a boas estratégias de marketing pessoal? Descubra mais no nosso post sobre o assunto!
Material ótimo as dúvidas vem com o tempo e o resultado com o tempo temos como saber o que foi mais aproveitado e onde devemos melhorar para atingir nosso foco!
Simples e claro