O que esperar do mercado imobiliário em 2020?

O que esperar do mercado imobiliário em 2020?

O mercado imobiliário em 2020 vem passando por uma fase desafiadora. Apesar de esse ramo continuar em alta, a pandemia decorrente do Covid-19 trouxe algumas mudanças no trabalho dos corretores e no comportamento e desejo dos consumidores.

No entanto, esse setor não pode parar e as negociações precisam continuar sendo fechadas. Para isso, é importante conhecer o cenário atual de mudanças, saber quais serão as novas tendências e ter resiliência, de modo a conseguir se adaptar às transformações que vêm acontecendo nos últimos meses.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos trazer um panorama sobre o que esperar do mercado imobiliário em 2020. Acompanhe a leitura e confira todos os detalhes!

Criação de sites imobiliários responsivos

Criação de sites imobiliários responsivos

As pessoas têm usado cada vez mais celulares e outros dispositivos móveis, como tablets. E aí surge a importância de criar sites responsivos, que têm a capacidade de se ajustar perfeitamente em qualquer tamanho de tela, desde celulares até notebooks. Afinal, se faz necessário acompanhar os novos hábitos dos consumidores para conseguir atender às expectativas e anseios desse público.

O design responsivo é projetado de modo a não causar distorções ou problemas de visualização do conteúdo, uma vez que ele consegue detectar o tamanho da tela do aparelho onde a página está sendo acessada e, a partir daí, escolher qual é a melhor disposição das seções dentro do site para serem mostradas aos usuários.

Existem diversos benefícios no uso desse tipo de site, como a agilidade para encontrar informações e a melhoria da experiência de acesso do usuário, uma vez que as imagens, vídeos e textos são exibidos em letras e resolução compatível e com tamanho adequado para a tela, sem ficar muito grande ou pequeno demais. Com isso, os usuários passam mais tempo no site da imobiliária — fato que contribui para maiores chances de concluir vendas.

Necessidade de atualização

Necessidade de atualização

Os corretores e demais profissionais que atuam no mercado imobiliário devem dominar conhecimentos específicos sobre o universo dos imóveis e estar em constante aperfeiçoamento. Por isso, é importante frequentar cursos profissionalizantes e eventos voltados para esse setor, como palestras, feiras de imóveis etc.

O mercado está cada vez mais exigente e para que um corretor tenha sucesso na carreira, ele precisa entregar um serviço de qualidade para os clientes, no intuito de transmitir mais confiança e credibilidade e fechar novas vendas.

Para tanto, esse profissional deve ter uma noção, pelo menos básica, sobre temas específicos, como marketing, construção civil, vendas, design de interiores, transformação digital, arquitetura etc.

Marcar presença nas redes sociais

Marcar presença nas redes sociais

As imobiliárias que transmitem confiança e credibilidade estão presentes nas redes sociais, principalmente nas mais populares como o Facebook, Instagram e YouTube. Trata-se de uma maneira de ganhar mais visibilidade e aumentar as chances de serem procuradas por um número maior de consumidores. Nesse sentido, é importante criar um perfil nas mídias sociais e apostar nas estratégias de marketing digital, principalmente o e-mail marketing e o inbound marketing, ou seja, a publicação de conteúdo útil e relevante para o público-alvo.

Contratos digitais

Contratos digitais

As ferramentas tecnológicas já estão beneficiando vários setores da economia e não poderia ser diferente no mercado imobiliário. De fato, a introdução de novos sistemas modernos e softwares automatizados são uma grande tendência para o mercado em 2020.

Uma das maiores novidades é a introdução de contratos digitais que apresentam valor jurídico no Brasil e permitem vincular a assinatura de um documento à identidade do indivíduo, trazendo segurança jurídica às transações imobiliárias e evitando o roubo de identidade.

A assinatura eletrônica de contratos já é muito utilizada por imobiliárias e incorporadoras, o que otimizou todo o procedimento de compra, venda e locação de imóveis. Por meio dessa tecnologia, toda negociação pode ocorrer de modo digital e com mais agilidade, economizando tempo e garantindo a legitimidade e autenticidade dos contratos que são assinados.

Tour virtual 360º

Tour virtual 360º

O mercado está ficando cada vez mais digitalizado, em virtude da necessidade de distanciamento social para se proteger contra o risco de contágio do vírus. Nesse sentido, a implementação do tour virtual 360º que possibilita que o interessado na compra faça uma visita online pelo interior do imóvel, no intuito de conhecer melhor os ambientes.

Com isso, o cliente pode ter uma noção geral sobre a estrutura da propriedade. Caso ele se interesse pelo imóvel, aí sim, o corretor poderá combinar uma visita presencial para apresentar o imóvel. Essa medida evita deslocamentos desnecessários e economiza tempo, principalmente nos casos em que há grandes chances de o imóvel não agradar às expectativas do comprador.

Imóveis com escritório

Imóveis com escritório

O isolamento social fez com que muitas empresas dispensassem os funcionários de ter que comparecer nos ambientes de trabalho. Isso fez com que eles passassem a trabalhar de casa por meio do sistema home office, fato que propiciou a procura por imóveis que apresentam um cômodo extra que servirá como escritório. Esse espaço deve ser tranquilo e silencioso, pois é onde o morador passará boa parte do dia trabalhando para a sua empresa de modo remoto.

Impressora 3D

Impressora 3D

As impressoras 3D já são uma realidade dentro do mercado imobiliário. Esses equipamentos reduzem custos, garantem maior eficiência e aceleram o trabalho. Isso é possível porque essas máquinas têm a possibilidade de construir, em um curto período de tempo, peças com materiais resistentes e de variados tamanhos, como janelas, portas, azulejos etc.

Além disso, a impressora 3D é usada para criar maquetes que simulam, com precisão de detalhes e de dimensão, as medidas de um edifício ou unidade residencial, o mais próximo possível da realidade. Com isso, o comprador consegue ter uma noção maior sobre o imóvel, o que poderá influenciar diretamente na sua decisão de compra.

O mercado imobiliário em 2020 continua aquecido e apresenta boas previsões de crescimento para os próximos anos. O ideal é ficar atento às novidades e continuar de olho nas tendências.A publicação de um anúncio online é uma das melhores formas de divulgação do imóvel, pois traz mais visibilidade e aumenta as chances de vendas mais rapidamente. É por isso que as plataformas de anúncios imobiliários sofreram um grande aumento nos últimos anos.

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