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5 dicas para lidar com o mercado imobiliário em tempos de pandemia

5 dicas para lidar com o mercado imobiliário em tempos de pandemia

O novo coronavírus trouxe diversas mudanças comportamentais, sanitárias e também econômicas para profissionais de praticamente todas as áreas. O mercado imobiliário em tempos de pandemia não é exceção e tem tido seus próprios obstáculos para vencer no que está sendo chamado de novo normal.

Entretanto, já existem alternativas sendo postas em prática para minimizar os problemas causados pela COVID-19 e até aproveitar as oportunidades que estão surgindo.

Veja, a seguir, como se adaptar aos desafios desse novo mundo com este guia prático!

Entenda como está o mercado imobiliário em tempos de pandemia

1.  Entenda como está o mercado imobiliário em tempos de pandemia

Um dos efeitos colaterais mais imediatos e de maior impacto econômico dessa pandemia é a necessidade de isolamento social. Com funcionários e consumidores dentro de suas casas, diversos setores precisaram mudar suas estratégias para sobreviver.

No caso do imobiliário, isso se reflete em dificuldades específicas. Por exemplo, para prospectar clientes, para fechar negócios — dados os impedimentos às usuais visitas aos imóveis —, para renovar contratos de locação etc.

Sendo assim, empresas e profissionais do ramo têm apostado em mudanças estratégicas para lidar com as limitações recentes. Também buscam por novas ferramentas a fim de encontrar caminhos para aproveitar as lacunas que surgem em momentos como este.

Aproveite ainda mais o poder das ferramentas virtuais

2.  Aproveite ainda mais o poder das ferramentas virtuais

Ter uma forte presença online tem sido um grande diferencial no mercado imobiliário em tempos de pandemia. Imobiliárias e corretoras estão recorrendo a processos totalmente virtuais de assinatura de contratos e a trâmites de documentos digitalizados. Dessa forma, evitam que o isolamento social transforme em um verdadeiro labirinto burocrático etapas tão recorrentes no dia a dia dessas empresas.

Outro ponto a favor do uso da internet tem sido a prática de tours virtuais pelos imóveis anunciados. Essa solução pode até não substituir por completo a experiência de uma visita presencial a uma casa, um apartamento ou terreno, mas também tem suas vantagens próprias. Poder conhecer em detalhes um imóvel do conforto de sua casa, e à hora que preferir, torna mais fácil a vida de qualquer cliente em potencial.

Vendas de imóveis por meio de redes sociais, como o Instagram, também são um bom caminho para quem deseja utilizar a internet como rota alternativa para seu negócio. Além disso, profissionais da área ou aspirantes a corretores de imóveis têm uma boa oportunidade de usar o tempo livre em casa para fazer cursos online.

Tente visualizar as oportunidades em meio à crise

3.  Tente visualizar as oportunidades em meio à crise

Há uma chance de que as mudanças impostas ao mercado imobiliário em tempo de pandemia tornem-se parte integrante do setor, mesmo após o fim dessa crise sanitária. Por isso, estar preparado para abraçar os novos caminhos que vêm surgindo pode ser não apenas uma estratégia de sobrevivência a curto prazo, como também um investimento duradouro.

Ainda sobre a importância do meio digital, muitos profissionais têm se engajado com seus clientes e públicos por meio de lives e palestras virtuais. Com isso, têm sido capazes de estreitar os laços com a comunidade que compõe o setor imobiliário, enquanto constroem uma presença digital sólida para si mesmos e para suas empresas.

Esse esforço também pode gerar frutos duradouros para quem tem um site, blog ou canal de vídeos. Conquistar novos visitantes, inscritos e leitores durante a pandemia pode fazer com que sua empresa entre na era pós-coronavírus em uma posição vantajosa. Mais usuários interagindo e sendo impactados por seus conteúdos e serviços só trará vantagens para o seu negócio.

Ou seja, ao se colocar como autoridade dos assuntos abordados em palestras, lives, textos e vídeos, ganha-se a confiança de quem consome esses conteúdos, reforçando positivamente a imagem de sua marca. Isso fará com que, no futuro, próximo ou não, esses espectadores e leitores lembrarão da sua empresa — e não de um concorrente — quando pensarem em alugar, vender ou comprar um imóvel.

Faça uma boa avaliação da mentalidade de seus clientes

4.  Faça uma boa avaliação da mentalidade de seus clientes

Além de focar em novos caminhos, é de vital importância que se acompanhe de perto as mudanças de comportamento de seus clientes. Saber como os desafios atuais impactaram seus planos, prioridades e motivações pode ser crucial para se antecipar e ser capaz de suprir essas demandas em transformação.

As pessoas continuam a comprar e alugar imóveis, mas pode ser que agora tenham em mente objetivos diferentes dos que tinham pré-pandemia. Com diversos fundos de investimento em queda, adquirir um imóvel pode ser, por exemplo, uma forma segura de proteger seu capital.

Há também quem esteja investindo em aquisições, aproveitando as quedas nos preços de alguns imóveis, para lucrar quando a economia se recuperar. Outros resolveram alugar quartos e apartamentos vagos ou vender alguns imóveis como uma forma de gerar renda extra durante a pandemia.

O importante é saber enxergar essas mudanças de comportamento enquanto elas ocorrem. Ter agilidade para adaptar seus serviços para atender a essas demandas específicas de forma personalizada pode trazer resultados rápidos para sua empresa.

Veja a importância de acompanhar as novas tendências

5.  Veja a importância de acompanhar as novas tendências

Os desafios do mercado imobiliário em tempos de pandemia ainda vão persistir por, pelo menos, mais alguns meses. E é impossível prever com precisão quais serão os desdobramentos que afetarão o setor nos próximos anos. Os compradores darão preferência a imóveis menores e mais baratos, ou a procura será maior por espaços internos mais amplos e funcionais?

O que se pode fazer hoje é manter uma relação de proximidade com seus clientes, a fim de compreender melhor suas necessidades em constante evolução. Além disso, deve manter-se sempre atualizado com as tendências nacionais e internacionais do setor, pesquisar as tecnologias inovadoras e as estratégias de sucesso, além de aprender com as empresas em ascensão e cultivar relações positivas com profissionais de referência no mercado.

Se há uma lição valiosa que esse momento atípico tem nos ensinado, é a importância de saber quando e como mudar para se adaptar. Assim como outros setores da economia, que também enfrentam dificuldades inéditas, o mercado imobiliário em tempos de pandemia passará por uma transformação considerável. Quem for capaz de se reinventar sairá dessa turbulência mais fortalecido do que nunca.

Este artigo foi útil? Está começando no ramo da corretagem? Então, aproveite e confira, também, 5 dicas para o corretor de imóveis iniciante!

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