Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Metas de vendas: saiba como planejar as suas

Metas de vendas: saiba como planejar as suas

Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que o profissional do ramo imobiliário possa contar com um bom planejamento de metas de vendas para saber como agir, orientando-se pelo plano, o que torna o trabalho em venda muito mais simples.

Para tanto, é preciso entender como montar um bom planejamento de metas para as suas vendas. Esse fator requer uma avaliação crítica do próprio desempenho. O profissional deve ser sincero consigo mesmo: como está minha atuação no mercado e quais objetivos desejo alcançar?

Se você deseja saber como planejar as suas metas, continue a leitura e veja quais os pontos essenciais a serem considerados. Vamos lá?

Analise bem o mercado

Analise bem o mercado

Antes de iniciar qualquer ação, é essencial que o profissional compreenda como está a situação do mercado: ele está aquecido? A busca por pequenos imóveis diminuiu? O número de clientes que contam com o financiamento imobiliário aumentou?

Nesse momento, procure notícias na área da economia, avalie os seus negócios que foram fechados mais recentemente, converse com colegas do ramo e confira as estatísticas. São diversas questões que precisam analisadas antes de estabelecer metas e estratégias eficientes.

É essencial saber as tendências atuais do mercado para fechar mais contratos ao final do mês. Se, por exemplo, a busca por apartamentos em condomínios com ampla área de lazer está em alta, não é indicado captar apenas casas ou coberturas para negociar. Entenda o que os consumidores mais buscam para, então, oferecer boas opções aos seus possíveis clientes.

Saiba qual é o seu índice de vendas

Saiba qual é o seu índice de vendas

Depois de compreender o mercado, é momento de reavaliar o seu histórico de vendas de empreendimentos e de contratos de aluguéis fechados. Se possível, relacione os meses analisados ao momento de mercado para entender o motivo de mais ou menos negócios em determinados períodos. Calcule o seu índice de vendas e saiba quais pontos desenvolver no dia a dia do trabalho.

Caso você não conte com um registro de vendas realizadas, saiba que é essencial criar um documento online ou uma simples planilha para esse fim. Além de auxiliar na própria organização profissional, esse histórico é importante para verificar se as metas estão (ou não) sendo cumpridas.

Defina quanto quer ganhar

Defina quanto quer ganhar

Qual é o valor que você deseja conquistar ao final do mês? Quanto é preciso para arcar com todos os seus custos mensais? Qual é o preço da viagem que você deseja realizar em família no período de férias escolares? Você sabe qual é o montante ideal para viver com conforto?

Pois bem, esse é o momento de refletir a respeito do dinheiro no bolso. Claro que metas mais altas são bem-vindas, mas é importante manter o pé no chão e definir um valor mensal que possa ser efetivamente cumprido.

Então, a partir de sua rotina de trabalho, sem extrapolar as horas e dias úteis nem desconsiderar a necessidade dos dias de descanso, faça sua previsão de ganhos.

Elabore um planejamento de metas de vendas de curto, médio e longo prazo

Elabore um planejamento de metas de vendas de curto, médio e longo prazo

Estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo é essencial, assim como defini-los e colocá-los no papel é igualmente importante para que o profissional possa atuar com mais energia e tenha mais motivação para atingi-los.

Utilize um grande calendário de parede — um planner, ou use a tecnologia nessa empreitada. Com calendários online, aplicativos de organização e e-mails interligados com equipamentos eletrônicos, o corretor de imóveis consegue estruturar os seus planos com muito mais qualidade.

Uma boa ideia também é destacar os valores pretendidos por semana, mês ou negócio fechado. Escreva os números esperados e, com a visualização diária desses dados, conte é possível contar com um incentivo extra em sua empreitada.

Conte com o auxílio da tecnologia

Conte com o auxílio da tecnologia

Além de aplicativos que auxiliam na organização da rotina laboral, como citado acima, o corretor também usar outras ferramentas tecnológicas para a elaboração do planejamento de metas de vendas.

Se a ideia, por exemplo, é divulgar os imóveis captados por meio das redes sociais, crie um Instagram e Facebook para fins específicos de trabalho. Da mesma forma, se você tem a intenção de manter o cliente informado, e de forma mais individualizada, use o chamado e-mail marketing para cumprir a sua meta.

Até mesmo o WhatsApp pode fazer um bom papel como canal de veiculação de propagandas. Saiba a medida para não incomodar o seu público-alvo, mantenha o tom profissional e invista em tecnologias simples para atingir os seus objetivos definidos.

Faça uma boa rede de contatos

Faça uma boa rede de contatos

Ter uma boa rede de contatos e contar com um networking ativo é essencial para os profissionais de qualquer área de atuação. Isso porque, de um evento despretensioso ou de um almoço entre colegas do ramo podem surgir grandes possibilidades de negócio.

Então, conquistar bons contatos profissionais é mais um modo de colocar em prática as suas metas. Como o relacionamento com seus contatos pode significar possíveis indicações e mais trabalho durante o mês, ande sempre com um cartão de visitas de qualidade e seja cortês em suas interações.

Faça constantes avaliações sobre o seu desempenho

Faça constantes avaliações sobre o seu desempenho

Nunca é simples realizar a chamada autocrítica, porém, é essencial para a verificação se todos os itens desta lista estão sendo cumpridos. Por isso, quando colocar em prática o seu planejamento de metas de vendas, busque fazer avaliações periódicas a respeito de sua atuação.

Atente para as negociações frustradas, buscando as razões pelas quais o contrato não foi fechado: o cliente estava insatisfeito com o atendimento? A expectativa de preço do consumidor não foi cumprida? Houve demora para responder a sua solicitação?

Já em casos de negócios positivos, solicite um feedback ao cliente. É sempre uma boa ideia procurar saber quais pontos podem ser melhorados. Monitorar o cumprimento do planejamento de metas de vendas é essencial para quem deseja contar com mais negócios fechados ao final do mês.

Então, se você atua no ramo imobiliário, utilize as nossas dicas para concretizar seus objetivos no dia a dia do trabalho e tenha muito mais sucesso profissional.Gostou de saber como elaborar um planejamento de qualidade?
Veja, agora, 7 séries que todos os corretores de imóveis devem assistir e desenvolva ainda mais a sua atuação.

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *