Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O que faz um corretor de imóveis?

O que faz um corretor de imóveis?

Seja sincero: você realmente sabe o que faz um corretor de imóveis? Mais que negociar processos burocráticos de compra, venda ou aluguel de imóveis, um bom corretor sabe que seu principal papel é ajudar a transformar vidas e realizar sonhos por meio do apoio ao cliente ou futuro morador.

Com o crescimento do setor imobiliário nos últimos anos, a profissão de corretor também obteve destaque na área. Hoje, um bom corretor é aquele que domina boas técnicas de negociação, relacionamento com o público, boa comunicação e que, acima de tudo, entende as necessidades do cliente e sabe como atendê-lo da melhor forma.

Se você quer conhecer melhor o que faz um corretor de imóveis, continue a leitura e tire suas dúvidas!

Avalia o mercado e as opções de imóveis disponíveis

Para exercer um bom trabalho, o corretor imobiliário precisa estar sempre atualizado sobre o perfil do mercado e as tendências da área. Isso é fundamental para entender, também, as necessidades dos clientes, para saber que tipo de imóvel é a melhor opção.

No dia a dia de trabalho, o corretor também é responsável por avaliar imóveis e reunir informações completas sobre os processos de aquisição, venda ou locação, além de valores, tipos de financiamento etc.

Faz o controle da cartela de clientes

O gerenciamento da cartela de clientes da imobiliária também é algo que deve ser muito bem feito na rotina de um corretor. A falta dessa gestão pode trazer impactos negativos no atendimento e, até mesmo, nas operações comerciais da imobiliária.

Para gerir essa cartela adequadamente, é preciso que os contatos estejam atualizados e segmentados. O corretor pode, por exemplo, separar os clientes que estão ativos, inativos e os que são prospects (cliente em potencial).

Sabe negociar com profissionalismo

Sabe negociar com profissionalismo

Antes de agendar visitas e mostrar os imóveis aos clientes, existe todo um processo de mediação e negociação envolvendo questões burocráticas entre duas partes: quem quer vender um imóvel e quem quer comprar. 

Nesse cenário, é função do corretor aproximar as duas partes e tornar a oferta e a compra do imóvel o mais simples e segura possíveis. Ser um mediador de interesses requer um bom conhecimento para negociar e de empatia para entender as necessidades de ambas as partes.

Providencia a documentação do imóvel

Além da conferência e análise, o corretor de imóveis também é responsável por providenciar toda a documentação relacionada à transação imobiliária. Esse processo precisa ser feito com cuidado, clareza e total transparência das informações. Tudo isso traz mais segurança para o cliente, pois evita qualquer tipo de irregularidade na compra ou venda.

Por fim, é importante ressaltar que a profissão de corretor de imóveis é regulamentada. Por isso, é necessário ter formação específica para atuar na área e ser registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Por meio desta leitura, você já sabe realmente o que faz um corretor de imóveis. É claro que as responsabilidades listadas até aqui são apenas algumas das principais tarefas desse profissional. Com o passar do tempo e a experiência na carreira, é possível especializar-se cada vez mais e encontrar novas oportunidades de trabalho.Se você está começando no setor imobiliário, leia também nosso post com dicas para corretor de imóveis iniciante!

Banner rodapé
Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *