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A importância do curso de oratória para corretores

A importância do curso de oratória para corretores

Para muitas pessoas, a oratória é uma arte que deve ser desenvolvida somente por políticos e religiosos. No Brasil, temos grandes nomes nessa área, como Rui Barbosa (escritor e político) e Antônio Vieira (padre português que atuou no Brasil). Nenhum deles era corretor, não é verdade?

Claro que, para ser um bom corretor, não é preciso alcançar o nível de um Rui Barbosa ou de um Vieira. Mas a oratória é muito valiosa também para os corretores e vendedores em geral. Veja como essa arte milenar impacta no marketing imobiliário e por que convém que os profissionais desse ramo façam um bom curso de oratória para corretores!

O que é oratória?

A oratória é uma série de regras que formam a arte do “bem falar”. Isso significa que ela é a base de uma comunicação eficiente, em que a clareza das ideias tem destaque. O bom orador não pode atropelar-se na fala, deve organizar sua mensagem da melhor maneira e desenvolver uma boa dicção.

Além disso, a oratória envolve o uso do tom mais apropriado conforme a ocasião (entonação). Assim, o orador consegue passar a ideia de simpatia e confiança no ouvinte. Como é uma arte, não existe um padrão único — o orador deve saber usar suas habilidades conforme o momento.

Vale lembrar que ela não se refere apenas à comunicação verbal, mas à corporal também, ou seja, a imagem que o orador passa é da máxima importância para o sucesso de seu trabalho.

Por que a oratória é importante em qualquer área?

Já falamos que a oratória é destaque entre políticos e religiosos, mas ela se aplica a muitas áreas. Imagine que, até no dia a dia, em conversas informais, suas habilidades de orador podem ser importantes para manter uma boa comunicação com seu colega ou vizinho.

Um gerente de banco ou restaurante deve cultivar essa arte para conversar e convencer seus clientes. Da mesma forma, um bom professor também é um bom orador, pois consegue passar com clareza o conteúdo de suas aulas.

No marketing imobiliário, devemos considerar que o corretor, como qualquer homem de negócios, trabalha com um público específico. Esse público espera, no mínimo, ser escutado e compreendido e, além disso, entretido com a conversa do profissional. Ele também deseja ser orientado com informações claras, que sejam importantes para a efetivação do negócio.

Enfim, vender um imóvel consiste em transmitir a ideia do produto de modo que o potencial comprador tenha confiança no corretor. Isso, no final de tudo, representa uma boa comunicação.

Como a oratória impacta no marketing imobiliário?

Como a oratória impacta no marketing imobiliário?

Com uma boa oratória, o corretor se torna mais eficiente na medida em que consegue persuadir o cliente de que o que ele diz é verdade. Isso não significa enganar o consumidor, mas levá-lo a acreditar que o imóvel possui realmente as qualidades e vantagens descritas — ou não. Se o corretor perceber que o cliente busca algo que aquele imóvel não oferece, ele deve deixar clara essa realidade e não alimentar uma “ilusão” no outro.

Por um motivo muito simples: negócios fechados na base da enganação ou vulnerabilidade do consumidor tendem a manchar a reputação do profissional — afinal de contas, o cliente perceberá, em algum momento, que se enganou e que o corretor sustentou seu engano apenas para ganhar a comissão. A persuasão, com a boa imagem, ajuda a ampliar o conhecimento a respeito do profissional no mercado, aumentando seu networking.

Naturalmente, a oratória é uma excelente estratégia de marketing imobiliário porque, por meio da boa comunicação, é possível expandir a quantidade de bons relacionamentos. Também, considerando que as vendas e locações de imóveis são realizadas com pessoas, o corretor aumenta suas oportunidades de fechar bons negócios.

Existem muitos cursos de oratória para corretores, disponíveis online e presencialmente, alguns gratuitos e outros pagos. Não perca a oportunidade de melhorar seu marketing imobiliário!

Que tal aproveitar o “gancho” e aprender um pouco mais sobre como divulgar com eficiência seu trabalho? Confira os 3 erros mais comuns no marketing imobiliário. Se você conhecer bem quais são os erros, terá mais possibilidades de acertar!

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