Pitch de vendas: saiba como criar o seu

Pitch de vendas: saiba como criar o seu

O termo pitch de vendas é bastante utilizado no mundo dos negócios e do empreendedorismo. Afinal, o objetivo de toda empresa é ampliar as vendas, aumentar a lucratividade e se destacar no mercado.

Diante desse cenário, é importante disponibilizar uma publicidade interessante para se certificar de que o produto está sendo apresentado de maneira atrativa para o público-alvo. Nesse sentido, o discurso de vendas ganha um papel de destaque.

Quer saber como essa estratégia é colocada em prática? Este artigo vai abordar a importância de ter um bom pitch de vendas de forma que esse método consiga se adequar à sua realidade. Acompanhe a leitura!

O que é um pitch de vendas?

O que é um pitch de vendas?

O pitch de vendas é um discurso de vendas que se dá de maneira curta, direta e bastante persuasiva. Essa fala deve ser manifestada de modo a incluir as principais qualidades do produto ou serviço que está sendo anunciado. O objetivo é otimizar a venda.

Essa estratégia surgiu no meio das startups, como uma solução para conquistar novos investidores em um pequeno período de tempo. Ela costuma ser uma ótima oportunidade para apresentar e dar ênfase para as características e benefícios do produto, de forma a chamar a atenção do destinatário e despertar o interesse do público.

Nesse sentido, o pitch de vendas ideal deve passar uma imagem objetiva. Esse é o momento que a empresa tem para avançar os leads para a próxima fase da jornada. Mas para isso, esses potenciais consumidores precisam acreditar na sua marca e ter confiança naquilo que você está dizendo. Desse modo, é necessário demonstrar autoridade no diálogo que está sendo apresentado.

Como o pitch de vendas é construído?

Como o pitch de vendas é construído?

O pitch de vendas é formado por pequenas frases bem-feitas que servem para capturar a atenção e o interesse do consumidor. Confira, a seguir, algumas dicas de como construir um ótimo pitch:

  • abordar temas críticos envolvendo o negócio — para prender a atenção do cliente, você pode mencionar alguns elementos, como metas e desafios que foram alcançados ou estão em processo;
  • mencione as áreas que obtiveram melhorias — a frase deve conter algum elemento impactante de forma a explorar os benefícios que o seu produto ou serviço farão para o consumidor, por exemplo;
  • mostrar o impacto no negócio — a frase pode ser finalizada mencionando os resultados qualitativos que o seu produto vai trazer para o cliente.
  • credibilidade — esse elemento envolve a disponibilização de referências sobre a sua marca, a experiência ou bagagem que você detém dentro do mercado. Trata-se de uma forma de passar mais confiança para o público.

Qual é a importância de ter um pitch de vendas para cada situação?

Qual é a importância de ter um pitch de vendas para cada situação?

Confira as situações que envolvem o uso do pitch de vendas.

Pitch de vendas para cold call

A cold call é uma ligação que o prospecto não está esperando. Nesse sentido, o vendedor precisa estar atento e se preparar diante de algumas possibilidades que podem acontecer. De fato, essa estratégia tem o potencial de aumentar as vendas e a quantidade de conversões no funil.

Pitch de vendas para qualificação

O pitch de vendas também pode ser utilizado como uma forma de qualificar os leads. Mas, antes disso, é necessário definir os leads e então reconhecer aqueles com maior potencial de qualificação e posterior conversão.

A call de qualificação é uma etapa em que a instrução e educação do lead acerca do seu produto ou serviço se torna muito mais essencial do que a própria venda em si. Nessa fase, o recomendado é conversar com o consumidor, entender quais são os seus problemas, anseios e necessidades.

A partir das informações obtidas, fica mais fácil direcionar o melhor caminho que vai trazer a melhor solução. Afinal, nada mais útil do que ter um lead engajado, que está por dentro da sua marca e interessado nos serviços e produtos que você oferece.

Pitch de vendas para apresentar a solução

Essa é uma das etapas cruciais do processo de vendas. Se o vendedor chega até aqui, isso significa que ele já conseguiu despertar a atenção e o interesse do lead pela solução (produto ou serviço) que ele oferece. Se a apresentação não for exatamente aquilo que o lead esperava, certamente a venda não será fechada, e toda a negociação pode ser perdida.

Essa fase envolve a apresentação de como você poderá resolver os problemas e satisfazer as necessidades do lead. Portanto, invista em uma boa demonstração sobre a sua solução e mostre como ela vai ser útil.

Pitch de vendas para objeções

É possível utilizar métodos para contornar as objeções apresentadas pelo público. Nesse sentido, o pitch de vendas pode ser desenvolvido levando em consideração aquilo que é apresentado pelo lead.

Desse modo, você conhecerá os obstáculos existentes, saberá se é possível resolver a objeção e se a solução vai ser útil para que o lead consiga resolver o problema, entre outras informações.

Como criar um bom pitch de vendas?

Como criar um bom pitch de vendas?

Confira algumas dicas de como construir um bom pitch de vendas.

  • contorne as objeções com firmeza, mas evite ser arrogante;
  • adapte o seu discurso de vendas conforme o tempo disponível e o perfil do lead;
  • demonstre a melhor maneira para resolver problemas
  • não interrompa o consumidor;
  • utilize frases fortes e com alto impacto;
  • evite trazer muitas opções para o cliente;
  • invista em um bom marketing de relacionamento;
  • mostre o valor das suas soluções, e não apenas o custo

O pitch de vendas é uma estratégia que auxilia no aumento das vendas e potencializa a tomada de decisão do cliente em favor do seu negócio. Trata-se de um requisito básico para que o vendedor consiga atrair a atenção do consumidor e possa conduzir a conversa até apresentar o produto ou serviço de forma mais específica.

Afinal, o assunto ou o produto podem ser de interesse do cliente, mas se o vendedor não souber como explorar o discurso da melhor forma possível, não terá o sucesso na venda.

Quer construir uma boa oratória e apresentar um ótimo discurso? Confira os erros de comunicação mais comuns que são cometidos por corretores e saiba como evitá-los!

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