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5 erros no planejamento de vendas imobiliário

5 erros no planejamento de vendas imobiliário

Obter sucesso no mercado imobiliário vai muito além de conquistar bons clientes. Criar um bom planejamento de vendas imobiliário pode evitar que seu empreendimento tenha prejuízos ou fique atrás da concorrência.

Nesse contexto, grande parte dos profissionais sente dificuldade em criar um sistema de gestão estável. Com isso, perdem oportunidades de negócio que podem comprometer o crescimento futuro. Pensando nisso, criamos este conteúdo com 5 erros comuns que você não pode cometer se quiser se destacar no mercado de imóveis. Confira o nosso post para saber mais!

Entenda o que é um planejamento de vendas imobiliário

Entenda o que é um planejamento de vendas imobiliário

Basicamente, o planejamento de vendas imobiliário é uma ferramenta de organização que possibilita a sistematização de todas as etapas do processo de venda, desde a captação de leads até o pós-vendas.

A partir desse planejamento, é possível criar um protocolo que norteará as atitudes da sua equipe, contribuindo para a melhora da sua eficiência, o que vai impactar diretamente nos seus resultados.

Com base nesse plano, você será capaz de conseguir estabelecer boas estratégias para vencer as barreiras impostas pelos consumidores e caminhar com mais fluidez pelo funil de vendas.

Descubra a importância do planejamento no universo dos imóveis

É bastante comum encontrar pessoas que afirmam trabalhar muito sem alcançar os resultados esperados. Isso acontece porque não é a quantidade de trabalho que vai determinar seu sucesso, mas, sim, sua forma de atuação.

Esse sentimento de sobrecarga, muitas vezes, está relacionado à falta de planejamento. Um bom plano de ação contribui para padronizar sua operação e poupar energia da equipe, além de evitar divergências que possam comprometer sua credibilidade perante os clientes.

Outro ponto que merece destaque é que se basear em um planejamento eficiente oferece mais confiança para os profissionais envolvidos. Com isso, conseguem guiar o cliente pelo processo de compra com menos esforço.

Confira algumas dicas para criar um bom planejamento de vendas

O primeiro passo para criar um planejamento de vendas imobiliário eficiente é fazer um mapeamento da sua operação. É necessário avaliar o perfil dos clientes, questões sazonais, as maiores barreiras suscitadas por eles e suas maiores necessidades.

De posse desses dados, você já consegue começar a pensar em uma abordagem mais atrativa e estratégias para superar essas barreiras. Geralmente, pessoas de um perfil semelhante costumam ter dificuldades e expectativas parecidas. Conseguir determinar esses pontos de encontro pode facilitar bastante o trabalho da sua equipe.

Aproveite também para ouvir as pessoas que trabalham ao seu lado. Muitas vezes, um colaborador pode estar realizando uma tarefa com a qual não tem afinidade ou que não aproveita suas maiores habilidades. Conhecer bem o seu time é muito importante para obter mais sucesso no plano de ação.

Veja 5 erros mais comuns na hora de criar um plano de ação

Veja 5 erros mais comuns na hora de criar um plano de ação

Investir em gestão imobiliária contribui para uma melhor distribuição dos seus recursos. Contudo, para criar um planejamento realmente eficaz é importante dedicação. Afinal, mesmo o profissional mais competente pode sucumbir diante dos erros que você vai conhecer a seguir.

1. Falta de objetivos e metas

Estabelecer objetivos e metas é essencial para o sucesso de qualquer negócio. São eles que oferecerão uma perspectiva para o futuro da empresa e nortearão suas ações para alcançá-la. Sem estabelecer um conjunto de metas, seu plano de ação se tornará ineficiente, e os colaboradores trabalharão apenas com seus propósitos pessoais, o que causará uma desarmonia na equipe e queda na produtividade.

Portanto, defina quais são seus desejos para o futuro da empresa e determine as melhores maneiras de chegar até eles. Para facilitar o processo, estabeleça objetivos realistas e divida suas metas em curto, médio e longo prazo. Isso vai evitar que as pessoas percam a motivação.

2. Deixar de procurar clientes novos

Conquistar uma carteira de clientes respeitável é um processo contínuo e que leva tempo. Dessa forma, não importa se já está consolidado no mercado ou se começou a trabalhar na área recentemente, é necessário investir na prospecção diariamente.

Portanto, buscar unir o imóvel dos sonhos para o cliente ideal é um trabalho que precisa ser realizado todos os dias. E felizmente, hoje em dia, a internet oferece ferramentas valiosas para captar leads e transformá-los em clientes em potencial. Deixar de fazer isso pode fazer com que perca um espaço valioso no mercado.

3. Não investir no seu relacionamento com o cliente

Cada vez mais os consumidores têm priorizado a qualidade dos serviços e sua experiência de consumo. Por isso, por mais que a empresa esteja evoluindo, você não pode deixar os clientes antigos de lado.

Não é porque o cliente não faz negócios há algum tempo que ele não merece atenção. Muito pelo contrário. Faça um bom acompanhamento no pós-vendas e não perca contato.

4. Deixar de investir em treinamento

Com o advento da internet, as mudanças no comportamento de consumo e inovações do mercado acontecem rapidamente. Dessa forma, quem não busca um aprimoramento constante corre o risco de ficar obsoleto e ser engolido pela concorrência.

Além dos cursos e treinamentos presenciais, atualmente, existem muitas plataformas que disponibilizam um conteúdo de qualidade e por um preço acessível. Sendo assim, invista na capacitação da sua equipe e esteja sempre de olho nas novas tendências do mercado. Isso vai melhorar a eficiência do seu time e garantir que você esteja sempre um passo à frente.

5. Não conhecer profundamente seus imóveis

Comprar um imóvel costuma ser uma decisão importante. Sendo assim, para que o cliente se sinta seguro em fechar negócio com você, não há espaço para dúvidas e hesitações. Por esse motivo, para transmitir segurança ao cliente, você precisa conhecer profundamente seus imóveis.

Não ter as respostas para as perguntas da parte interessada na ponta da língua pode arruinar a venda. Um corretor competente conhece todos os detalhes do imóvel, o que vai render melhores argumentos na hora da negociação.

Como foi possível perceber após a leitura deste conteúdo, o planejamento de vendas imobiliário garante uma melhora na eficiência do seu empreendimento, reduz as margens de erro e contribui para uma melhor utilização dos seus recursos. Portanto, se a sua empresa ainda não tem um, comece a pensar em mudar essa realidade o mais rápido possível.

Gostou das dicas que acabou de verificar? Então, aproveite e veja também quais são os benefícios de ser um bom corretor imobiliário!

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