Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Como fazer uma planilha de planejamento de vendas no Excel?

Como fazer uma planilha de planejamento de vendas no Excel?

Para manter a motivação em alta e obter os melhores resultados com as vendas de imóveis, é essencial se planejar. Em vez de deixar que os ventos o carreguem por caminhos desconhecidos, o ideal é assumir o controle da sua embarcação para atingir os objetivos desejados. Uma das ferramentas para fazer isso é a planilha de planejamento de vendas.

Você poderá criá-la no Excel, sem complicações e em questão de minutos. Depois, é só mantê-la atualizada e conferir os números para tomar decisões em relação à sua atuação no mercado.

A seguir, veja como montar a sua planilha de planejamento de vendas no Excel e entenda quais pontos considerar!

Crie o cabeçalho corretamente

Crie o cabeçalho corretamente

Primeiramente, é preciso acertar no cabeçalho, definindo o período de planejamento para as vendas, o que servirá para identificar a sua planilha.

Além disso, é importante cuidar de todas as colunas que serão adicionadas. Tudo depende da sua forma de trabalho, mas é possível incluir opções como:

●    identificação do imóvel;

●    valor inicial de venda;

●    valor final de venda;

●    data da venda;

●    comissão obtida;

●    nome do vendedor;

●    nome do comprador e assim por diante.

A ideia é tornar bem claro quais são os dados relevantes para a análise e o que deve ser considerado em seu planejamento.

Defina objetivos e deixe-os em destaque

Defina objetivos e deixe-os em destaque

Outro ponto que merece atenção extra é o seu conjunto de metas e objetivos. Vale definir, por exemplo, quantos contatos você deseja fazer no mês e qual sua expectativa de venda — em números de contratos e de valor obtido.

Esse é um elemento que deve estar em destaque na planilha de planejamento de vendas e, como estamos falando em uma planilha de planejamento financeiro, é possível usar esses objetivos para estabelecer previsões. Use dados concretos de demanda para ter uma ideia do que esperar em cada fase.

Utilize fórmulas básicas

Utilize fórmulas básicas

A verdade é que você não precisa ser nenhum gênio do Excel para criar uma ferramenta útil. É possível utilizar várias fórmulas, de acordo com as suas necessidades, com os objetivos e com as colunas disponíveis. Há como adotar fórmulas básicas e que são bem fáceis de executar.

Se quiser saber o valor total das vendas de um período, basta usar a função de soma em uma célula. Se quiser conferir qual será sua comissão, é só multiplicar a porcentagem pelo custo de venda para chegar ao resultado. Então, comece experimentando e testando o que funciona melhor para o seu uso!

Inclua indicadores do mercado

Inclua indicadores do mercado

Fazer benchmarking é uma ótima forma de saber como você está em relação ao mercado. Por isso, use indicadores do setor para ter uma ideia do que esperar para cada época.

Se, em um mês, houve um aumento nas vendas de imóveis, o ideal é que esse resultado seja refletido no seu desempenho. O mesmo vale para elevações nos preços de venda, por exemplo.

Já os indicadores que demonstram que algo não vai tão bem servem para que consiga se proteger, agindo rapidamente para alcançar a performance desejada.

Faça um acompanhamento do desempenho

Faça um acompanhamento do desempenho

Como dissemos, é indispensável ficar de olho nos seus resultados para poder realizar as ações necessárias para atingir os objetivos. Você pode comparar, por exemplo, o quanto já vendeu até o momento com o que pretende obter. Desse jeito, há como saber se ainda falta muito e no que é preciso focar.

Também é interessante avaliar seu desempenho em relação aos períodos anteriores — quanto tempo levou para cada venda ou mesmo quais opções foram as mais lucrativas. Essa é uma ótima maneira de entender melhor seu trabalho e melhorar a performance.

Com essas dicas, criar uma planilha de planejamento de vendas deixa de ser um desafio. Além de elaborar previsões para fechar negócios, é possível acompanhar e comparar os resultados obtidos!

Para ser ainda mais efetivo, veja como fazer uma apresentação de imóvel que seja irresistível para o cliente!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *