Pós-venda: você tem uma boa relação com seus clientes?

Pós-venda: você tem uma boa relação com seus clientes?

Negligenciar o pós-venda hoje significa perder dinheiro amanhã. De fato, um negócio fechado não é o fim, mas um meio de criar relacionamentos vitalícios e promover novas oportunidades de negócio para o futuro.

Neste artigo, trataremos da importância do pós-venda no setor imobiliário. Abordaremos, também, as oportunidades de vendas que podem ser geradas por meio de uma boa relação entre o cliente e o corretor.

Continue com a leitura e entenda melhor o assunto!

Entenda a importância do pós-venda

Para se destacar como corretor imobiliário, é fundamental entender que o foco do processo está em um relacionamento duradouro com os clientes.

Tenha em mente que é bem provável que os atuais compradores, quando satisfeitos com o relacionamento, darão referência de seus serviços para amigos — essa é a famosa propaganda boca a boca. Além disso, existe grande possibilidade de que se tornem vendedores no futuro, quando decidirem revender o imóvel.

Por isso, procure ficar o mais próximo possível de seus clientes para ser lembrado nesses momentos — com os devidos cuidados, para não avançar limites e se tornar inconveniente.

Conheça a diferença entre o pós-venda ativo e o receptivo

Existem dois tipos distintos de ações de pós-venda, e ambos podem trazer oportunidades de aproximação com seus clientes. Veja quais são:

Pós-venda ativo

Ocorre quando o corretor procura o cliente para avaliar a sua satisfação. Como exemplo, podemos citar as abordagens realizadas por meio de telefonemas e e-mails. A dica é enviar informações sobre a região em que ele mora e apontar dados relevantes sobre o setor.

Além disso, procure saber se ele está 100% satisfeito com imóvel, vizinhança etc. Se o cliente tiver algum problema, procure entregar soluções para a situação.

Pós-venda receptivo

Acontece quando o cliente procura o corretor para tirar dúvidas ou solucionar problemas referentes ao imóvel. Quando isso acontecer, esteja disponível e ofereça o máximo de qualidade no atendimento.

Da mesma forma que para o pós-venda ativo, aqui também é importante esforçar-se para solucionar todos os problemas e criar uma boa impressão.

Veja algumas dicas para fazer um bom pós-venda

Separamos algumas dicas que vão ajudar a criar um bom relacionamento com os consumidores e gerar mais vendas. Vamos a elas:

  • salve as datas importantes: enviar mensagens ou dar um telefonema  para o seu cliente em datas comemorativas — no seu aniversário, por exemplo — pode ser uma ótima forma de estreitar o relacionamento e criar laços de proximidade;
  • nunca esteja ocupado para o seu cliente: mantenha abertos os canais de comunicação — WhatsApp, e-mail, telefone etc.;
  • tenha uma postura ética: evite falsas promessas e cumpra tudo que o foi prometido;
  • interesse-se pelo seu cliente: tenha um interesse sincero e seja amigável com o seu cliente;
  • crie experiências fantásticas: os clientes sempre se lembrarão dos seus sentimentos. Nesse sentido, ofereça experiências fantásticas para ser sempre lembrado.

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.

O pós-atendimento é uma estratégia de baixo custo e que dá ótimos resultados. Por isso, pare de se preocupar apenas em correr atrás de novos clientes e comece a administrar os atuais agora mesmo!

Gostou deste artigo que mostrou a importância do pós-venda no setor imobiliário? Então leia o nosso post que explica como lidar com vários tipos de clientes no mercado imobiliário!

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Um comentário para “Pós-venda: você tem uma boa relação com seus clientes?”

  1. Marcos Antonio disse:

    Poxa, legal, vai me ajudar muito com essa dica.

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