Rota do sucesso do corretor de imóveis: como sair do zero e chegar no topo

Rota do sucesso do corretor de imóveis: como sair do zero e chegar no topo

O corretor de imóveis continua sendo uma profissão valorizada, com oportunidades promissoras. Mas, como em qualquer área, o profissional que quer se destacar, precisa sair da zona de conforto e buscar estratégias diferenciadas.

Claro que o básico pode, sim, gerar bons resultados, entretanto, dificilmente vai colocá-lo no topo. Para conseguir alcançar o sucesso pleno é preciso ter dedicação e ser comprometido com o serviço, almejando sempre a excelência.

E é esse o foco do nosso material. Vamos apresentar estratégias capazes de alavancar a carreira do corretor de imóveis. Aqui, você saberá como é possível começar do zero e alçar voos mais altos, chegando a um patamar invejável.

A importância das parcerias, da capacitação e do marketing pessoal são alguns dos temas abordados neste conteúdo, que vai contribuir para o seu sucesso.

Além do mais, alguns temas que serão tratados no decorrer do conteúdo, são: formas eficientes de se comunicar com o cliente e, claro, o quão relevante é atuar em uma imobiliária de boa reputação. Confira na íntegra o material e saiba como deslanchar nesse mercado singular!

Invista na capacitação contínua

O mundo está em constante evolução e os profissionais que não acompanham as tendências, ficam obsoletos.

O cenário é o mesmo no universo imobiliário. O corretor de imóveis, nesse contexto, deve procurar por alternativas que vão aprimorar os seus saberes. Afinal, como diz a expressão popular, “conhecimento nunca é demais”.

Independente do seu tempo de atuação no ramo, fato é que cursos profissionalizantes sempre vão ser um diferencial capaz de expandir os seus horizontes.

Mas não são só eles. Participar de palestras e ir em férias do segmento, por exemplo, são ações que vão aumentar suas experiências, dando um upgrade no seu currículo. Outro ponto que vai ajudar, e muito, é participar de treinamentos, uma vez que a prática leva à perfeição.

Na verdade, não existe uma fórmula certa ou regra específica, o importante é que o corretor de imóveis esteja sempre se atualizando e reciclando o seu conhecimento, ficando apto a atender as diversas demandas do público.

Saiba, de antemão, que é fundamental dominar algumas questões do setor imobiliário. São elas: financiamento, valorização e depreciação de imóveis, ferramentas de gestão, além, é claro, de acompanhar o que as notícias dizem a respeito desse universo.

Trabalhe em parceria

Os profissionais da área já perceberam a importância de trabalhar em parceria, multiplicando, assim, os resultados. Entretanto, tome cuidado com essa questão. Afinal, a parceria vai muito além de apenas dividir comissões.

Ela é responsável por ampliar as ofertas de qualidade, levando em consideração o perfil do cliente. O resultado, como se pode imaginar, é benéfico para todos os envolvidos.

Porém, é preciso ter atenção redobrada ao selecionar um parceiro, pois a escolha equivocada pode gerar situações complicadas. Para não ter erro, compilamos abaixo 4 dicas de como escolher o sócio ideal. Acompanhe:

1. Apostar na transparência

O primeiro passo, aqui, é ser totalmente transparente com o possível sócio. Fale sobre os seus objetivos e, principalmente, sobre a sua forma de trabalhar, deixando evidente aquilo que você considera essencial em um parceiro.

É importante também explicar para o profissional qual será a responsabilidade dele na parceria para que, assim, não ocorram mal entendidos.

2. Buscar referências

Outra ação que vai ajudá-lo a escolher um parceiro adequado é buscar referências. Não tenha receio em solicitar para a própria pessoa algumas fontes de informação, que vão falar sobre o profissionalismo do profissional em questão.

3. Definir os valores da comissão

O combinado não sai caro, não é mesmo? Então, para eliminar a possibilidade de qualquer atrito relacionado às finanças, estabeleça, desde o início, o valor da comissão.

Não se esqueça de que o valor tem que ser vantajoso para todos os envolvidos na negociação. Essa é a melhor forma de garantir uma parceria duradoura e fiel.

4. Saber quando propor a parceria

Pense bem: qual o benefício de chamar alguém quando se está praticamente com o negócio realizado? Perceba, nesse aspecto, que você deve saber o momento certo de propor a parceria, estabelecendo também o período de duração.

Escolha uma imobiliária de procedência

Suponhamos que você vá fazer uma compra de um produto qualquer. Qual é uma das suas primeiras atitudes? Provavelmente, é verificar a reputação da marca no mercado, certo? Isso acontece, inclusive, nas compras de mercadorias de baixo valor.

Agora, imagine quando a negociação envolve milhares ou milhões de reais, que é o caso da aquisição de um imóvel. Não tenha dúvidas, então, de que o cliente vai pesquisar tudo sobre a imobiliária, certificando-se de que a empresa tem uma boa avaliação.

O mesmo pensamento vale para você. Antes de entrar para o time de uma imobiliária, pesquise sobre a filosofia e história do empreendimento. Além do mais, verifique se você compactua com os valores e missões da organização.

Lembre-se de que existem imobiliárias que sequer exigem o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) dos profissionais que atuam na firma, o que por si só já não é um bom sinal, certo? Afinal, essa característica mostra que a empresa está mais preocupada em ter uma equipe grande, que efetive os negócios, do que com a qualidade do serviço prestado.

Ainda sobre a questão da imobiliária, é essencial analisar o tipo de imóvel que é comercializado e alugado. Veja, por exemplo, se a empresa trabalha com empreendimentos básicos ou luxuosos e qual o principal foco (residenciais, comerciais, rurais, etc). Assim, você saberá de antemão se a estratégia adotada pela imobiliária é compatível com o seu estilo e aspiração profissional.

Trabalhe bem seu marketing pessoal

Possivelmente, você conhece profissionais que sabem se portar muito bem e apostam em uma aparência impecável.

Isso acontece porque eles entendem a importância do marketing pessoal, que nada mais é do que uma estratégia para agregar valor à sua imagem pessoal, transmitindo, inclusive, mais credibilidade e segurança ao cliente.

Acredite: no mercado imobiliário é fundamental utilizar essa técnica. Afinal, o marketing pessoal influencia o modo como cliente te enxerga. Aprenda, então, como passar uma imagem positiva.

1. Aposte em roupas adequadas

Para passar a devida confiança ao cliente, nada melhor do que apostar em roupas elegantes. Os homens, por exemplo, podem usar roupas sociais e até ternos.

Ao adotar esse estilo, o cliente perceberá que tal profissional é bem-sucedido. Isso é: que ele já está há algum tempo na área e entende do assunto, o que renderá pontos extras. Assim, será mais fácil fechar o negócio.

Mas, não é só isso. É importante se preocupar com a aparência como um todo. Isso significa que o seu cabelo deve estar arrumado, as unhas limpas e cortadas e a roupa bem passada. Não deixe a pele oleosa, pois tal característica vai passar a impressão de desleixo.

2. Esteja presente nas redes sociais e no mundo virtual

Já dizia o ditado que só é lembrado quem é visto, certo? Essa premissa faz total sentido para os corretores de imóveis. Diante desse cenário, utilizar as redes sociais é uma boa forma de se fazer presente.

Mas, cuidado nesse momento: não caia na armadilha de colocar fotos inadequadas ou escrever posts polêmicos. Lembre-se de que muitos clientes acompanham suas publicações e não vão gostar de ver conteúdos inapropriados.

3. Tenha atenção à postura e aos gestos

O corpo também fala. O desviar de olhar, por exemplo, mostra que a pessoa está insegura. Comprimir os lábios é sinal de ansiedade. Aqueles que gesticulam bastante, provavelmente, estão nervosos ou agitados.

Perceba, nesse aspecto, a importância de manter uma boa postura — afinal, cada movimento faz toda a diferença na transmissão da mensagem. O indicado, aqui, é sempre deixar a coluna ereta e olhar diretamente para o interlocutor, demonstrando assim o devido interesse na conversa.

4. Entregue um serviço de qualidade

Nada melhor do que a divulgação boca a boca para alavancar um negócio. Essa premissa também vale para os profissionais que atuam com imóveis. Afinal, ao fornecer um serviço diferenciado para o cliente, existe grande chance de ele falar bem de você para os conhecidos e amigos, fazendo a sua fama no mercado.

Por isso, seja paciente e destine a devida atenção a cada um dos seus clientes, certificando-se de que eles fiquem satisfeitos com o serviço prestado.

Aprenda a dialogar com os clientes

O vocabulário que você utiliza ao conversar com uma criança não é o mesmo que você adota ao conversar com os jovens, certo?

O mesmo pensamento vale para os seus clientes. Eles não são massas homogêneas que vão corresponder igualmente a cada palavra. Pelo contrário: cada pessoa tem uma particularidade e preferência.

Então, saiba de antemão que é preciso aprender a dialogar com os variados estilos de clientes. Existem aqueles, por exemplo, que gostam de uma linguagem mais simples, enquanto outros não abrem mão de uma abordagem formal.

Além de compreender o tipo de abordagem mais adequada, o profissional precisa manter um diálogo direto e sincero com o público. Independentemente do contexto, seja sempre amigável, gentil e educado.

A conversa, aqui, deve ser clara e direta, evitando falhas na comunicação e em hipótese alguma ultrapassando os limites. Seja sempre profissional. Assim, vocês vão criar uma relação de admiração e respeito mútuo.

Entenda o perfil do cliente

Você não está apenas vendendo uma casa. Você, às vezes, está fazendo parte de um sonho. Por isso, converse com o cliente e entenda a real necessidade dele. Somente assim será possível encontrar aquilo de que ele realmente procura.

Nesse aspecto, não tenha medo de fazer perguntas. São elas que vão te ajudar a definir o estilo do imóvel mais adequado, que atenderá, de fato, a expectativa do cliente.

Para conseguir efetivar o negócio, compreenda as características da pessoa ou da família. Descubra qual o estilo de vida adotado e quais são as vontades do cliente. Procure se informar em relação ao orçamento e se existe alguma preferência no que diz respeito à região.

Não pare por aí. Se ele for comprar um apartamento, saiba o que ele considera essencial. Quadras, salas de jogo, piscina, sauna, espaço gourmet e playground: essas são apenas algumas das exigências que o cliente pode fazer.

Além do mais, pergunte sobre a rotina dele. Assim, será mais fácil encontrar o local ideal. Não entendeu? É simples. Se ele trabalha no formato home-office, por exemplo, é importante buscar um imóvel que tenha um espaço adequado para transformar em escritório. Se ele possui um filho pequeno que já começou a estudar, nada mais sábio do que priorizar locais próximos à escola, o que deixará a vida do cliente mais prática.

Outro ponto importante é saber se a pessoa tem um perfil mais conservador, preferindo ambientes mais discretos, ou se é mais liberal, priorizando instalações modernas. Não existe uma fórmula mágica, aqui. O caminho é conhecer melhor o seu público, ficando apto a atender diversas demandas.

Não Seja um demonstrador; seja um consultor

Enquanto consumidor, provavelmente, você já foi a uma loja de roupa na qual o vendedor apenas ficou a seu lado, sem falar uma única palavra, certo? Ele não forneceu nenhuma dica, nem sugestão. Apenas permaneceu ali, parado, o que deixa qualquer cliente extremamente desconfortável.

Então, não seja esse tipo de profissional. Quando for mostrar o imóvel para o seu cliente, não apresente os cômodos e pronto. Dê ideias criativas de como ele pode usar cada espaço. Por que não fornecer, até mesmo, algumas dicas de decoração?

Esse é um dos segredos para obter sucesso na negociação. Aja, então, como um consultor, mostrando como o imóvel é o mais apropriado para o estilo de vida do cliente e atenderá todas as necessidades dele.

Dica extra

O contato com o cliente através das redes sociais é uma forma de criar o seu marketing pessoal. Por isso, é fundamental que você trabalhe a sua imagem como corretor, sem se prender às imobiliárias ou construtoras.

Nas redes sociais, trabalhe apenas o seu nome e a sua proposta. Isso facilitará as vendas caso você troque de imobiliária ou decida se tornar um corretor autônomo. Afinal, você já é a sua própria marca, e precisa ser bem trabalhada e nutrida para continuar dando frutos.

Conclusão

Claro que para construir uma carreira de corretor de imóveis de sucesso será preciso driblar alguns obstáculos e ter persistência. Afinal, ninguém consegue chegar ao topo do dia para a noite, não é mesmo?

O trabalho é gradual e constante. Cada pequena conquista deve ser encarada como uma vitória, e é questão de tempo até que você se torne um profissional de destaque no mercado, sendo referência na área.

Acredite: quando alçar voos mais altos, você terá a certeza de que cada escolha foi acertada e que se fosse preciso faria tudo de novo. E nada mais gratificante do que conquistar o sucesso pleno por mérito próprio. Por isso, não tenha medo de investir nessa área, que trará bons frutos!

 

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