5 técnicas de vendas que podem ser aplicadas no mercado imobiliário

5 técnicas de vendas que podem ser aplicadas no mercado imobiliário

O corretor imobiliário é um profissional que deve apresentar diversas qualidades: boa oratória, postura profissional, carisma, simpatia, versatilidade, facilidade de negociação e ter algumas técnicas de venda na manga para otimizar resultados e atingir metas.

Isso porque esse profissional lida com o mercado de imóveis, um segmento que envolve o mais diversificado público e altos valores. Além disso, a aquisição da casa própria pode significar a realização do maior sonho de grande parte de seus clientes, o que demanda atenção ainda maior para a efetivação de bons negócios.

Se você deseja se destacar entre a alta concorrência da área imobiliária, continue a leitura e confira 5 técnicas de vendas que podem ser aplicadas nesse mercado para conquistar seus objetivos. Vamos lá!

Invista na presença online

1. Invista na presença online

Nos dias atuais, a busca online é muito utilizada para diversos tipos de serviços pela grande facilidade e agilidade de resposta. Por isso, os bons corretores sabem sobre a necessidade de investimento em um site de qualidade.

A ideia de utilizar o meio online como porta de entrada para a captação de novos clientes exige atenção na elaboração do site. Invista em fotos profissionais dos imóveis, conteúdos de qualidade e, claro, em descrições chamativas dos empreendimentos.

Faça, também, uma conta no Facebook, Instagram e YouTube e veja a diferença em seus negócios. Por serem redes amplamente utilizadas pela população, um anúncio despretensioso pode virar uma ótima venda.

A tríade funciona da seguinte maneira: o Instagram é uma rede social mais ágil e composta, em sua maioria, por imagens; o YouTube funciona bem com vídeos, então pode ser uma boa ideia gravar alguns vídeos para apresentação dos imóveis; e o Facebook reúne vídeos, fotos e textos.

Investir na presença online é ver um aumento expressivo da busca por seus serviços!

Utilize o e-mail marketing

2. Utilize o e-mail marketing

Pode parecer que não, mas um e-mail marketing de qualidade, bem produzido, funciona como um ótimo chamariz de clientes. A dica, para isso, é ser direto e apresentar um design simples.

Faça um planejamento pensando no objetivo de cada e-mail a ser enviado. Se a intenção é mostrar o lançamento de um novo empreendimento no mercado, já destaque esse detalhe no título. Por outro lado, se o objetivo é apresentar os seus serviços, elabore uma mensagem prezando pela coerência entre todos os elementos.

Outra boa preocupação envolve os prazos para envio: qual deve ser sua periodicidade, semanal ou quinzenal? Tente se colocar no lugar do cliente para, então, definir algumas metas: será que você gostaria de receber um e-mail a cada três dias? A linguagem, talvez, esteja muito técnica?

Procure imaginar a reação de seus consumidores antes de elaborar um e-mail marketing e esteja pronto para um ótimo feedback!

Faça um bom marketing pessoal

3. Faça um bom marketing pessoal

O marketing pessoal envolve não apenas a presença online, mas todo o conjunto do profissional como vendedor. Isso significa que, além de elaborar um bom site, mídias sociais atrativas e o chamado e-mail marketing, o corretor deve manter uma postura profissional para fazer a diferença em todos esses canais e também pessoalmente.

Prepare um cartão de visita interessante — coloque contatos telefônicos, os endereços eletrônicos e, por que não, um número para tratativas pelo WhatsApp — e esteja pronto para encontrar clientes nas mais diversas situações.

Utilize os cenários a seu favor e, em qualquer oportunidade de diálogo, se apresente e dê o tom da conversa. Aquele vizinho tímido ou o gerente da sua conta bancária podem virar ótimos clientes.

Seja sempre cortês e procure manter o equilíbrio. Não insista em vendas e, principalmente, saiba ouvir as pessoas para não ser um vendedor inconveniente.

Conheça a jornada de compra do cliente

4. Conheça a jornada de compra do cliente

A jornada de compra do cliente nada mais é do que as suas reais necessidades ao escolher um imóvel. Isso significa que, para saber qual empreendimento sugerir, é preciso realmente compreender o que o consumidor está buscando.

Para o cliente que já sabe o que quer, basta aliar as suas necessidades ao orçamento pretendido. Por outro lado, existe o tipo de cliente que pode parecer um pouco confuso diante das ofertas existentes.

Para o segundo tipo, o corretor precisa atuar com mais sensibilidade. Se, por exemplo, a família é composta por 4 pessoas e deseja residir em um condomínio fechado, mas não tem um orçamento alto, pense em condomínios que tenham imóveis compactos. Sugira, ainda, a possibilidade de contar com um arquiteto para a realizar uma readequação dos espaços.

Já se o cliente está em dúvida sobre qual bairro escolher, faça uma pesquisa caprichada e mostre ao consumidor as principais qualidades de cada uma das opções. Essas pequenas diferenças surtem um importante efeito na satisfação do cliente.

Crie valor antes do preço

5. Crie valor antes do preço

É óbvio que o preço deve ser divulgado de forma transparente e honesta, principalmente para que o cliente saiba se determinado imóvel pode ser adquirido com orçamento previsto.

No entanto, uma boa técnica de venda é criar valor antes de demonstrar o preço. Isso significa que, para efetivar bons negócios, o corretor imobiliário deve enaltecer os pontos positivos do imóvel antes de mencionar seu valor.

Pense na seguinte situação: se o cliente tem uma família com filhos pequenos, fale sobre as facilidades do condomínio. Playgrounds, piscinas e brinquedotecas para as crianças saltam aos olhos dos pais.

Quando o consumidor é um novo casal, que acabou de celebrar o matrimônio, exalte a banheira de hidromassagem na suíte principal e a varanda gourmet com churrasqueira e vista para o parque da cidade.

Criar valor antes do preço é fazer com o cliente se apaixone pelo empreendimento logo ao conhecer as suas qualidades. Interessante, não?

Conhecer técnicas de venda pode fazer bastante diferença em seus negócios. Se você deseja se atualizar no ramo e captar mais clientes, utilize as nossas dicas: invista na presença online, utilize o e-mail marketing, faça um bom marketing pessoal, conheça a jornada de compra do cliente e crie valor antes do preço. Arregace as mangas e bom trabalho!

Você já conhecia as 5 técnicas apresentadas neste post? Veja, agora, um passo a passo para vender mais e garanta ótimos negócios. O bolso mais cheio ao final do mês agradece!

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